Notícias

Artista plástico, escultor, professor e de tantos outros títulos reconhecidos dentro e fora do país, o mestre Abelardo da Hora recebeu na tarde desta quinta-feira, 3, mais uma homenagem. Desta vez foi agraciado com o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo vereador Rogério de Lucca (PSL). O homenageado nasceu nas terras da usina Tiúma, hoje município de São Lourenço, Grande Recife.

Os usuários de telefones celulares do Recife, que adquirem planos de baixo custo e só depois de pagá-los descobrem que não podem usá-los conforme prometido pelas operadoras, já podem contar com o apoio de aliados no poder público: a Câmara Municipal do Recife instalou, na manhã desta quinta-feira, 3, a CPI da Telefonia Móvel que vai investigar a gestão do sistema e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. A comissão parlamentar tem um prazo de 30 dias, podendo prorrogar por mais 20, para concluir os trabalhos.

Já está marcado: o secretário municipal de Finanças, Petrônio Magalhães, estará segunda-feira, 7, às 11h, na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife, para prestar esclarecimentos sobre a renegociação do contrato da Prefeitura do Recife com o Banco do Brasil, que é responsável por administrar a folha de pagamentos municipal. A data foi agendada durante a reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Orçamento, na manhã desta quinta-feira, 3, que tinha como pauta exclusiva o convite ao assessor do prefeito João da Costa, para vir à Casa de José Mariano.

A primeira reunião para formação do 5º Parlamento Jovem do Recife, organismo que pretende auxiliar na formação política da juventude, foi realizado na manhã desta quinta-feira, com a presença de dezenas de jovens entre 16 e 29 anos que debateram as prioridades para a nova gestão que tem duração um ano. Nesta sexta-feira, eles voltam a se reunir no mesmo local para reaslizar eleição, apresentar os eleitos e promover o minicurso, com duração de três horas, sobre a atuação parlamentar. A reunião, no plenarinho da Câmara Municipal, foi prestigiada pelos vereadores Inácio Neto (PSB), que propôs a reunião; Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara, André Ferreira (PMDB) e Alfredo Santana (PRB).

Um pedido de vista do vereador Carlos Gueiros (PTB), que também é presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara do Recife, impediu na tarde desta terça-feira 1, a convocação do secretário de Finanças do Município Petrônio Magalhães. A convocação havia sido feita através de requerimento da vereadora Aline Mariano (PSDB), pedindo esclarecimentos sobre a antecipação de contrato de venda da folha de pagamento dos 34 mil funcionários da Prefeitura do Recife para o Banco do Brasil por R$ 60 milhões por mês.

O vereador Rogério de Lucca (PSL) denunciou na tarde desta terça-feira 1, a falta de pagamento há 4 meses aos funcionários contratados por uma empresa terceirizada de serviços em geral. Ele disse que foi procurado em seu gabinete por trabalhadores que estão sem receber salários, alegando inclusive que a Prefeitura do Recife não repassa o pagamento. “Vou averiguar na PCR o que está acontecendo”.

Na tarde desta terça-feira, 01, o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a vitória da chapa 1 Compromisso e Experiência, encabeçada por Cláudio Marinho, atual presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco - Sinpol. “Parabenizo Marinho por ter tido mais de 46% dos votos válidos e esperamos que ele consiga fazer um trabalho ainda melhor nesse mandato”, disse o parlamentar.

O vereador Múcio Magalhães (PT) deu início ao seu discurso na tarde desta terça-feira, 01, registrando que a Casa precisava manifestar seu voto de aplauso para o grande aniversariante do dia, o Frevo de Bloco. Em seguida o parlamentar fez um apelo à prefeitura a respeito do projeto de lei 17.642/2010 de sua autoria, que denomina o Mercado Público do Cordeiro como Mercado Público do Cordeiro João Portela.

Tanto o dia da Consciência Evangélica como a Reforma Protestante, realizada por Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517, bem como o Dia do Servidor Público, receberam ontem na Câmara do Recife homenagens de vários parlamentares. André Ferreira (PMDB) lembrou que a evangelização feita pelas igrejas protestantes ajudam ao poder público na geração de bem-estar social e contenção da violência, chegando com a palavra de Jesus nos lugares mais distantes. “Quero parabenizar todas as igrejas evangélicas pelo que fazem em prol das crianças”.

O vereador André Ferreira (PMDB) comemorou ontem na Câmara do Recife, a assinatura de contrato de cerca de 400 professores que fizeram seleção simplificada e estavam sem receber salários desde setembro. Ele disse que na semana passada falou sobre o assunto e era com felicidade que trazia a notícia da contratação. “Fico feliz porque foi a bancada de oposição na Casa que levantou o assunto”. Segundo ele, o líder do governo, vereador Luiz Eustáquio (PT), havia dito que oposição só quer desgastar a imagem da gestão, mas se tratava de 400 professores sem contrato.