Notícias

Foi velado no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife, domingo de manhã, o corpo do ex-vereador Ireno Tibúrcio Cavalcanti, 82 anos, que participou da resistência democrática nos anos de chumbo ao ajudar a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – que veio a se transformar em PMDB. Ele também era considerado um dos últimos “vereadores do asfalto”, termo usado para denominar as lideranças comunitárias que se elegiam e permaneciam morando em suas comunidades. Durante mais de 60 anos, ele morou na Bomba do Hemetério. Outra comunidade que ele freqüentava e área de sua atuação era o Alto Santa Terezinha, ambas em Casa Amarela.

Está sendo velado no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife o corpo do ex-vereador Ireno Tibúrcio Cavalcanti, 82 anos, que participou da resistência democrática nos anos de chumbo ao ajudar a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – que veio a se transformar em PMDB. Ele também era considerado um dos últimos “vereadores do asfalto”, termo usado para denominar as lideranças comunitárias que se elegiam e permaneciam morando em suas comunidades. Durante mais de 60 anos, ele morou na Bomba do Hemetério. Outra comunidade que ele freqüentava e área de sua atuação era o Alto Santa Terezinha, ambas em Casa Amarela.

Os deputados federais João Paulo (PT) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC), a convite do presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), discutiram com os vereadores do Recife a reforma política em uma reunião fechada no Gabinete Especial da Câmara, na manhã desta sexta-feira, 6. Os dois deputados fazem parte da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara Federal. “É preciso ficar bem informado do andamento da reforma. Houve uma participação ativa dos vereadores com representação de todos os partidos e todos emitiram suas opiniões. Além disso, Cadoca e João Paulo se mostraram abertos a sugestões”, avaliou Liberal, que aceitou convite de João Paulo para acompanhar os debates em Brasília.

Mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, a Orquestra Sinfônica do Recife recebeu na tarde desta quinta-feira, 05, uma homenagem na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PTN). Na ocasião, foi lançado um selo comemorativo para marcar os 80 anos de existência da Orquestra, que foi fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), e o vereador Romildo Gomes (DEM) fizeram uma visita na manhã desta quinta-feira, 5, ao novo comandante militar do nordeste, o general de exército Odilson Sampaio Benzi, que assumiu o cargo no dia 8 de abril. “Nesta visita protocolar, fomos informados das ações do Comando Militar do Nordeste nas cidades atingidas pela chuva em Pernambuco. O comandante está disposto a reforçar esse apoio caso necessário e está ciente que nesse momento é fundamental a agilidade do socorro”, observou Jurandir Liberal.

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Josenildo Sinesio (PT), conclamou os vereadores de oposição a refletirem sobre o pedido de vista feito para o projeto do Executivo da Reforma Administrativa, que teve sua votação adiada mais uma vez. Para ele, a oposição está procrastinando a votação do projeto sem propósito definido, uma vez que não há nele nenhuma proposta nova.

Com o mandato de vereador do Recife assegurado pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal em garantir os mandatos parlamentares às coligações e não aos partidos políticos, Rogério de Lucca (PSL) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 04, para antecipar a discussão a respeito das eleições de 2012.

Durante a reunião desta quarta-feira, 4, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez apelo ao governador do Estado no sentido de criar um cadastro com nomes de proprietários de títulos de terra concedidos ainda no governo de Miguel Arraes para que eles possam registrar em cartório suas propriedades.

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 4, sobre a segurança nas agências bancárias também foi alvo de um dos maiores debates da reunião ordinária de hoje. O assunto foi trazido pelos vereadores Alexandre Lacerda (PTC), Josenildo Sinesio (PT) e Maré Malta (PPS), todos autores de projetos de lei que visam ampliar a segurança para quem trabalha ou utiliza os serviços de agências bancárias.

Por solicitação da vereadora Aline Mariano (PSDB), a Câmara do Recife deve realizar uma audiência pública para tratar questões referentes à Operação Inverno no Recife. Em fevereiro, a parlamentar já havia promovido um debate no plenarinho da Casa sobre deslizamentos de barreiras em áreas em situação de risco. Na reunião plenária desta quarta-feira, 04, ela disse que o novo encontro também deve esclarecer as razões do aumento das despesas da Operação de R$ 47 milhões para R$ 57 milhões.