Notícias

O vereador Edmar de Oliveira (PHS) disse na reunião plenária desta segunda-feira, 02, que está preparando um levantamento sobre os problemas causados no Recife pela chuva e pelo trânsito nos últimos 30 anos. “O caos que tem vivido a população não é culpa de uma única administração. Quantos prefeitos não passaram pelo Recife? Uns trabalharam mais que os outros, mas todos deixaram sua marca”.

Presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara, o vereador Romildo Gomes (DEM) parabenizou os Diários Associados pela realização de um seminário na semana passada para discutir a mobilidade no Recife. “Esse é um assunto de competência do chefe do Executivo, que deve cuidar dos problemas da cidade O prefeito precisa tomar uma atitude séria em relação ao trânsito que está totalmente inviável. Em 1990, existiam 390 mil veículos e hoje são 1,9 milhão. Diariamente, circulam 900 mil carros e 80 mil motos na área metropolitana”.

Na reunião plenária desta segunda-feira, 02, o vereador Sérgio Magalhães (PTC) voltou a repercutir declarações do prefeito João da Costa. Segundo o parlamentar, o chefe do Executivo coloca o Legislativo como um Poder menor ao dizer que os vereadores não estão tratando o Plano de Mobilidade Urbana como uma questão séria. O projeto de lei com o Plano ainda não foi enviado pela Prefeitura à Câmara do Recife. De acordo com os jornais, o documento ainda está em fase de conclusão.

O vereador Alfredo Santana (PRB) também parabenizou na reunião desta tarde a atuação de João da Costa frente da Prefeitura do Recife. Ele lembrou que a cidade teve grandes representantes, a exemplo de Pelópidas Silveira e Augusto Lucena, “que realizaram grandes obras para a cidade, mas esqueceram de contemplar as necessidades dos subúrbios”. E completou. “Em bairros como Ibura e Várzea, os gestores erraram no passado e agora temos que fazer um trabalho árduo para que o povo tenha qualidade de vida”.

As unidades municipais de saúde do Recife deverão realizar, através do Sistema Único de Saúde – SUS -, a Triagem Auditiva Neonatal, conhecida como teste do ouvidinho, em crianças recém-nascidas. A iniciativa, do vereador Luiz Eustáquio (PT), aprovada pela Câmara, foi transformada em lei sancionada pelo prefeito João da Costa no dia 25 de abril e publicada no Diário Oficial do Município, edição de 26/04/2011.

A reunião solene foi realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 29, por iniciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). O parlamentar é o autor do requerimento aprovado por unanimidade na Câmara para lembrar o Dia Mundial do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O clube foi criado em 1950 para desenvolver atividades físicas, mentais e espirituais com crianças e adolescentes dos 10 aos 15 anos. “Com um programa dinâmico de reuniões semanais, eles aprendem a desenvolver seus talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza em acampamentos, caminhadas, escaladas”, destacou o vereador. A reunião foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB).

Nas salas de aulas das creches do Recife, além dos professores, outros profissionais são responsáveis pelo cuidado com as crianças de 0 a 3 anos. Eles são os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), trabalham nos Cemeis da cidade e exercem atividades semelhantes às de um professor. Por isso, querem que sua função seja reconhecida como cargo pedagógico. O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 28, numa audiência pública que lotou o plenarinho da Câmara. A iniciativa do debate partiu do vereador Osmar Ricardo (PT).

Por causa do grau de excelência tecnológica investido na infraestrutura médico-hospitalar, que tem ajudado a salvar milhares de vidas, o Hospital Real Português foi homenageado em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 28, pela Câmara Municipal do Recife. “A motivação que me levou a pedir a realização dessa homenagem se deu em virtude do admirável e incansável trabalho do centenário Hospital Português em busca da eficiência no atendimento à saúde das pessoas, sem nunca medir esforços e investimento na modernização”, afirmou o vereador Marcos Menezes (DEM), autor da homenagem.

Mesmo fora da ordem do dia, o projeto de lei do Executivo nº 02/11, conhecido como o “Projeto da Reforma”, foi o assunto mais discutido da reunião desta quarta-feira, 27, na Câmara do Recife. A matéria que havia entrado na pauta de ontem está nas mãos da líder da Oposição, Priscila Krause (Dem). Ela pediu vistas ao projeto e tem até a próxima segunda-feira para devolvê-lo. Hoje, a vereadora Marília Arraes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Casa, comunicou a retirada do antigo parecer sobre o projeto para que o grupo faça uma reanálise, desta vez, do substitutivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa.

Os 25 anos do Colégio Fazer Crescer foram celebrados na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 27, por iniciativa do vereador Maré Malta (PPS). A solenidade reuniu alunos e ex-alunos, pais, professores, diretores e parte do corpo administrativo da instituição e teve apresentações musicais dos estudantes. A fundadora Ruth Vitalino e a diretora Gláucia Lira receberam uma placa comemorativa pela passagem da data. "Homenagear o Fazer Crescer não é só uma grande honra como um grande prazer. Falar deste colégio é falar de amor. Dr. Urbano e D. Ruth Vitalino são os grandes protagonistas desta linda história de amor, que hoje estamos aqui comemorando", destacou o parlamentar.