No pequeno expediente da tarde desta terça-feira, 22, o vereador Alfredo Santana (PRB) falou da sua indignação com o ato bárbaro envolvendo mãe e filha que viviam em Ipojuca na Região Metropolitana do Recife e aceitaram pegar uma carona oferecida por um desconhecido. “Nós sabemos que a mulher tem um papel muito forte na sociedade e temos que cuidar”, declarou.
A contratação de 400 professores por meio de seleção simplificada da prefeitura do Recife foi o foco do discurso do vereador André Ferreira (PMDB), na tarde desta terça-feira, 22, na Câmara. O parlamentar disse que os profissionais estão trabalhando desde o mês de setembro sem receber seus salários e nenhum outro tipo de benefício.
A vereadora Vera Lopes (PPS) abriu seu discurso na tarde desta terça-feira, 22, falando da homenagem que recebeu do Diario de Pernambuco onde lhe foi concedido o título “Orgulho de Pernambuco”. A parlamentar fez votos de agradecimentos ao presidente do grupo e a todos os demais funcionários.
Na tarde desta terça-feira, 22, o vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou na tribuna uma pesquisa divulgada pelos jornais da capital encomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde foi realizada em 4.430 cidades brasileiras. Os dados revelaram que cerca de dois terços delas sofrem impactos na saúde pública e mais da metade tem problemas de segurança devido à circulação do crack e outras drogas.
Enquanto tramita no Congresso Nacional um projeto de lei estabelecendo como deverá ser a divisão dos royalties da exploração do petróleo existente na camada do pré-sal, uma das maiores reservas mundiais, que colocará o Brasil no primeiro lugar do ranking de produtores do produto já em 2030, estados e municípios da federação produtores ou não se mobilizam para garantir uma fatia desse enorme potencial de arrecadação. Hoje, o dinheiro resultante da exploração de petróleo fica nos cofres dos estados produtores, a exemplo de Rio de Janeiro e Espírito Santo. Fato que alavancou o desenvolvimento desses dois estados. No entanto, com a descoberta da camada do pré-sal a discussão gira em torno da soberania. A Constituição do país reza que toda riqueza do subsolo pertence a todos os entes federados por igual. Mas, estados produtores não se conformam em perder uma fatia desse bolo. E é esta a discussão que o vereador Josenildo Sinesio (PT) quer trazer para a Câmara do Recife.
Está tramitando na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 28/2011, de autoria do Poder Executivo, que cria 349 cargos no âmbito da administração direta do município na área da Saúde. Os cargos são assistente social, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, acumputurista, técnicos de enfermagem, sanitaristas, médico, médico veterinário, técnico em radiologia, auxiliar em saúde bucal, enfermeiro e profissional de educação física.
O vereador Múcio Magalhães (PT) defendeu nesta segunda-feira, 21, na Câmara do Recife a aprovação de um requerimento onde ele pede que a Prefeitura da cidade tenha um novo olhar para a questão das calçadas públicas e que a lei existente seja revista em sua aplicação. Ele disse que embora o município tenha uma lei sobre o assunto, tudo depende de como é aplicada e que a mobilidade tão discutida atualmente passa necessariamente pela melhoria das calçadas. Lembrou ainda que o governo federal destinou verba significativa para melhorar a acessibilidade já prevendo a Copa do Mundo.
Vicente André Gomes (PSB) discutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 21, projeto de lei de sua autoria criando um feriado municipal de reflexão para o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Para ele, o Recife ao aprovar o projeto criando o feriado sairia na frente de todo o país, pois seria um dia para se meditar sobre o preconceito contra os negros, em geral dissimulado por todos.
O líder do governo na Casa vereador Luiz Eustáquio (PT), retratou na tarde desta segunda-feira, 21, o evento realizado no último sábado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social em comemoração ao dia dos servidores públicos. “Foi um sucesso o nosso evento. Todo mundo participou com muita alegria”.
A questão do desarmamento foi o assunto abordado pelo vereador Maré Malta (PSD), na tarde desta segunda-feira, 21, na Casa. O parlamentar ressaltou o quão pouco se fala na campanha pelo desarmamento em vigor desde maio e que segundo ele, é fundamental para a redução da violência no Estado. “Não é possível a gente entender que as pessoas ainda se armem para defender a sua vida da marginalidade”, disse.