Reunida na manhã desta quinta-feira, 9, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara deu parecer favorável ao projeto de lei do vereador Almir Fernando (PCdoB) que obriga fornecedores a fixar data e horário para entrega de produtos ou realização de serviços. Presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), a reunião teve a participação de Josenildo Sinesio (PT), Luiz Eustáquio (PT) e Alexandre Lacerda (PTC).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou durante a reunião desta quarta-feira, 8, na Câmara do Recife o pacote ambientalista divulgado pela Prefeitura. De acordo com ele, as obras para implantação do parque de Apipucos, recuperação do Caiara e a requalificação do Santana, que fazem parte do projeto Capibaribe Melhor, custarão R$ 24,5 milhões, provenientes do BIRD e contrapartida do município.
O vereador Josenildo Sinesio (PT), líder do governo na Câmara do Recife, disse durante a reunião desta quarta-feira, 8, que considera um verdadeiro crime ambiental a aprovação, esta semana, do novo código florestal pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele protestou e repudiou a atitude dos deputados federais que rejeitaram a proposta da presidente Dilma Rousseff, com apoio de ambientalistas de todo o mundo.
Uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fundação Roberto Marinho deve ajudar na difusão de um gênero cultural e musical tipicamente pernambucano. O lançamento do Paço do Frevo, previsto para 2012, levou o vereador Estefano Menudo (PHS) à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 08, para exaltar a importância do novo espaço cultural.
Líder da Oposição na Casa, a vereadora Vera Lopes (PPS) disse na reunião plenária desta quarta-feira, 08, que a bancada vai promover uma audiência pública na Câmara do Recife para cobrar explicações dos diretores do Reciprev e do Banco Central sobre a possível fraude na compra de títulos públicos pela previdência dos servidores municipais. A denúncia de superfaturamento foi apontada em relatório do Banco Central após dois anos de auditoria.
Há pouco menos de dois meses foi aprovado na Câmara o projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP) que permite a circulação de táxis nos corredores exclusivos de ônibus no Recife. Apesar de ter recebido veto total do Executivo, que considerou a iniciativa inadequada ao Poder Legislativo, a ideia foi abraçada pelo prefeito João da Costa, que assinou ontem uma portaria autorizando a mudança. O anúncio foi feito no plenário da Câmara nesta quarta-feira, 8, pelo próprio autor da proposta, que também participou do evento realizado na sede da Prefeitura.
No último domingo, dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi lembrada nesta quarta-feira, 8, pelos vereadores. O primeiro a falar no assunto foi Romildo Gomes (Dem), que sugeriu uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente, fazendo melhor uso da água, reduzindo o desmatamento e a emissão de poluentes. “Embora sejamos um país rico em recursos naturais, os problemas que enfrentamos se devem a um mau planejamento e à falta de educação quanto ao seu uso”.
Para oficializar e protocolar as denúncias feitas em plenário na tarde de ontem, integrantes da bancada de Oposição estiveram na manhã desta quarta-feira, 8, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Aline Mariano (PSDB) e Maré Malta (PPS) representaram os demais integrantes da bancada nos dois encontros.
Na tarde desta quarta-feira, 08, a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou parecer favorável ao projeto de lei que obriga as escolas públicas e privadas do município a terem detectores de metais nas entradas. A proposta, de autoria do vereador Vicente André Gomes (PC do B), estabelece que o ingresso de qualquer pessoa em estabelecimento de ensino, sem exceções, está condicionado à passagem pelo equipamento. Quem se negar, não estará autorizado a entrar nas instituições, que terão 90 dias para se adequarem às mudanças.
O vereador Aerto Luna (PRP) presidiu, na manhã desta quarta-feira, 8, a reunião pública de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida. Ele é o autor do projeto de resolução que cria a frente. “A finalidade é propor e discutir ações para enfrentar todas as manifestações contrárias à vida, entre elas o aborto”, explicou vereador. Na reunião, também foi discutido o estatuto da frente parlamentar que será presidida por Aerto Luna. Os vereadores André Ferreira (PMDB) e Amaro Cipriano Maguari (PDT) foram escolhidos vice-presidentes.