Depois de aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça, o projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB) que institui medidas de prevenção à violência contra educadores da rede de ensino fundamental do município chega hoje à tarde ao plenário da Câmara Municipal do Recife. “Por muitas vezes, ambientes sociais desfavorecidos levam à disseminação da violência. Essa é uma percepção mais ou menos generalizada em nossa sociedade. O que uma grande parte das pessoas não considera é a relação inversa: como os ambientes violentos vêm desfavorecendo as comunidades nas quais estão inseridos”, argumentou o vereador na justificativa do projeto.
Na sessão de hoje à tarde, os vereadores do Recife votarão o projeto de lei ordinária que cria a obrigatoriedade dos hospitais, clínicas de média e alta complexidades a fornecerem, devidamente lavados e desinfetados, sob suas expensas, aos seus profissionais de saúde, os jalecos e/ou aventais a serem utilizados em serviço, a cada plantão. A matéria, de autoria da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS), chega ao plenário com parecer desfavorável da Comissão de Legislação e Justiça.
O mundo jurídico pernambucano esteve presente à solenidade de entrega do título de cidadão do Recife ao desembargador do Tribunal de Justiça Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira, 3. “Com toda certeza, entre as justíssimas homenagens, esta que a Câmara do Recife lhe faz, será guardada com mais afeto, pois agora, a cidade, que era alvo dos seus anseios de criança, a lendária e heróica Veneza Brasileira, plantada à beira do mar, concede-lhe sua ‘nova certidão de nascimento’ e faz registrar em suas páginas oficiais o orgulho de tê-lo como filho”, disse o vereador Augusto Carreras, primeiro Secretário da Casa e autor da homenagem.
Na tarde desta quinta-feira, 02, em uma reunião solene com a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, além de fiéis e admiradores, o Padre Bosco recebeu a cidadania recifense por iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP). Crianças da Creche Amiguinhos, presidida pelo religioso, também participaram da homenagem e emocionaram os convidados ao cantar a música Como é grande o meu amor por você.
Presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) e com a participação de Josenildo Sinésio, Luiz Eustáquio (PT) e Estéfano Menudo (PHS), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara aprovou sete projetos de lei na reunião da manhã desta quinta-feira (02). As matérias que receberam parecer favorável são de autoria de Amaro Cipriano (PDT), Priscila Krause (DEM), Estéfano Menudo, Inácio Neto (PT) e Maré Malta (PPS). Outros dez projetos foram distribuídos para que sejam analisados e recebam parecer dos integrantes da Comissão.
Condomínios com vinte ou mais unidades podem ser obrigados a organizar coletas seletivas de lixo para fins de reciclagem. O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente da Câmara durante a reunião do grupo na tarde desta quarta-feira, 01. Mas a matéria ainda precisa ser aprovada em plenário.
O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou no plenária nesta quarta-feira, 01, o aumento de 4% proposto pela Prefeitura do Recife aos servidores municipais. A oferta aconteceu na mesa de negociação entre PCR e o Sindserp (Sindicato dos Servidores da Prefeitura), que teve também a participação do vereador Antonio Luiz Neto (PTB).
Um assalto no bairro da Torre, que terminou com uma perseguição na Avenida Caxangá, motivou o vereador Jadeval de Lima (PTN) a usar a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 01, para parabenizar a ação dos policiais.
Na reunião plenária desta quarta-feira, 01, o vereador Gilberto Alves (PTN) leu uma nota oficial do Partido Trabalhista Nacional com explicações sobre a alteração da direção nacional da legenda e consequentes mudanças dos órgãos de direção regional e municipal em todo o país. “Fiz questão de trazer a público esse assunto porque estivemos muito tranqüilos já que conhecemos esta indústria de liminares que fez de PTN mas uma vitima. Sabíamos que a justiça não faltaria e restabeleceria a normalidade jurídica para garantir estabilidade a todos os nossos filiados".
De um lado o consumidor insatisfeito, do outro, empresários irredutíveis. Uma antiga batalha travada pela Câmara do Recife pode estar chegando ao fim. A proibição da cobrança da taxa de estacionamento ganhou um aliado esta semana quando o Ministério Público de Pernambuco notificou os centros de compras a cumprirem uma lei 17.657/10, promulgada pela Câmara em dezembro do ano passado. Os shoppings terão um prazo de 15 dias para se adequar à norma. Nesta quarta-feira, 1, o autor da proposta, vereador Carlos Gueiros (PTB), lembrou a trajetória desta luta e parabenizou o Legislativo Municipal pela conquista.