A Câmara Municipal do Recife formula voto de repúdio, na sessão desta segunda-feira, às 15h, contra a decisão do pároco da Matriz de Água Fria e Arruda, padre Adriano Araújo, que proibiu a reunião dos deficientes físicos no auditório da casa paroquial. A reunião era realizada periodicamente desde 1975. Com essa proibição, padre Adriano interrompeu uma ação pastoral que tinha apoio da comunidade e que foi iniciada pelo pároco anterior, padre Humberto Ferreira Jones e Irmã Celeste Barbosa. O voto de repúdio é de autoria do vereador Antônio Luiz Neto, do PTB.
Estevam Hernandes Filho, presidente da Fundação Renascer e da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara, o título de cidadão do Recife. A homenagem é uma proposta do vereador André Ferreira (PMDB). O apóstolo nasceu em São Paulo e foi um dos principais responsáveis pela explosão da música gospel no final dos anos 80. Também implantou no Brasil a primeira rede de rádio e televisão com programa de conteúdo cristão. “Imbuído de um profundo sentimento de solidariedade, tem ampliado os horizontes de ação do Ministério Renascer, atuando também com experiência nas mais variadas áreas sociais do país, seja educando crianças carentes sem lar, de idosos que não tem família ou de dependentes químicos”, justificou Ferreira.
Na tarde desta quinta-feira, 24, o presidente nacional de honra do PT do B, Antonio Rodriguez Fernandes, recebeu o título de Cidadão do Recife, em sessão solene promovida pelo vereador Osmar Ricardo (PT). Natural de Barcelona, na Espanha, o homenageado disse que fará de tudo para divulgar o Recife para o mundo.
Em reunião conjunta das comissões de Legislação e Justiça, e Finanças e Orçamento da Câmara, vereadores discutiram com secretários municipais ajustes que precisam ser feitos no projeto de lei 02/2011 de autoria do poder executivo enviado à Casa de José Mariano no último dia 15. O projeto cria a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, a Coordenadoria do Parque Dona Lindu, a Controladoria Geral do Município, além de novos cargos na Secretaria Especial de Relações com a Imprensa, Secretaria de Comunicação e Empresa de Urbanização do Recife (URB).
Por iniciativa do vereador Josenildo Sinesio (PT), a Arquidiocese de Olinda e Recife lançou na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara do Recife a Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta com o lema “A criação geme em dores de parto”, uma alusão ao capítulo 8, versículo 22 dos Romanos. A Campanha deste ano fala sobre o meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, suas causas e conseqüências. O Arcebispo D. Fernando Saburido foi representado pelo padre Josenildo Tavares. O lançamento contou ainda com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Arrais.
O vereador Almir Fernando (PC doB) pediu na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara do Recife que os vereadores refletissem melhor sobre a reforma política, alertando que eles são tratados como cobaias das mudanças propostas nestes processos. “Ninguém procurou nenhum vereador do Recife para saber qual a nossa opinião sobre as reforma que está sendo discutida em nível federal e estadual”.
A Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara do Recife também se reuniu na tarde desta quarta-feira, 23. Os vereadores discutiram alternativas para otimizar o fluxo de veículos nas Zonas Norte e Sul da cidade, em especial, dos ônibus. A criação de uma faixa exclusiva nas principais vias é uma das sugestões do grupo. A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, vereador Romildo Gomes (Dem).
Na reunião plenária desta quarta-feira, a vereadora Aline Mariano (PSDB) pediu que ao Executivo Municipal providências em relação às casas de acolhida da cidade. A parlamentar disse que visitou vários equipamentos sociais e encontrou perfis diferentes de crianças e adolescentes na mesma casa de acolhida, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela considerou a situação como uma falta de respeito e de atenção por parte do IASC e da secretaria municipal de Assistência Social.
O vereador Marcos Menezes (DEM) subiu à tribuna da Casa na tarde desta quarta-feira, 23, para criticar a gestão e o prefeito João da Costa, a quem chamou de "soberbo e arrogante". Ele disse que o Recife virou a capital das promessas e dos projetos mirabolantes, mas que não saem do papel. Obras como o Parque Dona Lindu, a Via Mangue, que teve a licitação adiada, e a duplicação do Viaduto Capitão Temudo também foram questionadas pelo parlamentar.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) repercutiu em plenário nesta quarta-feira, 23, a retirada dos comerciantes informais que trabalhavam no entorno do Hospital das Clínicas, ao lado da BR-101. A ação ocorreu no último dia 17, numa iniciativa da Prefeitura do Recife e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o apoio de Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O parlamentar foi questionado pelos comerciantes do papel da Câmara na proteção da categoria, e quer formar uma comissão para discutir as medidas com a diretora da Dircon, Maria José di Biase.