Notícias

O projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que altera a estrutura organizacional das administrações direta e indireta, com criação e extinção de cargos públicos, foi distribuído para análise do relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17. Através do projeto ficam criadas a Coordenadoria do Parque Dona Lindu, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura; a Controladoria Geral do Município, ligado ao gabinete do prefeito; a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014; reestruturação da Empresa de Urbanização do Recife e das secretarias de Comunicação e Relação com a Imprensa.

Mesmo concordando com o projeto de lei que cria o Programa Domingo de Lazer, de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), o vereador Múcio Magalhães (PT), na condição de membro da Comissão de Legislação e Justiça, disse que foi obrigado a manter o veto do Executivo ao projeto. “Lamento profundamente manter esse veto, pois realmente há uma questão jurídica a se considerar. Mas, do ponto de vista do conteúdo, trata-se de um projeto interessante, pois reflete uma preocupação com o bem-estar da população do Recife’, afirmou Múcio.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu ao governo do Estado na tarde desta quarta-feira, 16, no plenário da Câmara do Recife o reenquadramento salarial dos policiais civis, a exemplo dos militares. “Antes do carnaval falei aqui sobre o aumento do efetivo da polícia militar e não falei do número de viaturas. Hoje quero pedir o aumento do efetivo nos plantões e a melhoria no salário da policia civil”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) registrou da tribuna o aniversário de 22 anos do Sindsprev-PE (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco), comemorado nesta terça-feira, 16. “Um sindicato que tem feito história no Brasil e tem sido muito atuante na defesa da luta pelo direito do trabalhador”, defendeu.

A reforma da previdência foi tema do pronunciamento do vereador Alfredo Mariano (PSDC) na reunião plenária desta terça-feira, 16. Em seu discurso ele repercutiu o artigo do professor José Luiz Delgado, publicado ontem, no Jornal do Commercio, no qual defende o direito do trabalhador de ter na velhice - após a aposentadoria - a mesma remuneração que teve durante a vida ativa. Para o vereador, a reforma previdenciária deveria assegurar este direito a todos os cidadãos.

A discussão do projeto de lei nº 100/2010, do vereador Inácio Neto (PT), vice-líder do governo, gerou polêmica e tumultuou a reunião plenária desta quarta-feira, 16. Diversos vereadores, incluindo os da bancada governista, apelaram para que o parlamentar retirasse a proposta da pauta, no entanto ele insistiu em debater alegando que a mesma não tinha sido bem compreendida pelos colegas. O projeto dispõe sobre a regulamentação da panfletagem e propaganda comercial no Recife. Como a matéria já havia passado dos 60 dias de tramitação, foi colocada em votação.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife está trabalhando com celeridade, não só na análise dos projetos de lei, como também na apreciação de vetos deliberados pelo Poder Executivo. A constatação foi feita pela vereadora Marília Arraes (PSB), presidente da comissão, durante reunião do grupo, na manhã desta quarta-feira, 16. Das 13 matérias examinadas no encontro, três eram projetos de lei e o restante, 10 vetos que foram mantidos.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou um levantamento das obras que já deveriam estar concluídas no Recife, mas continuam em andamento. Durante audiência pública na manhã desta quarta-feira, 16, no plenarinho da Câmara, a parlamentar destacou obras de grande porte que estão atrasadas, entre elas a ampliação do viaduto Capitão Temudo, a construção do parque Dona Lindu, a execução do projeto Capibaribe Melhor e a requalificação da Avenida Norte. A vereadora solicitou informações sobre orçamentos e cronogramas das obras e as justificativas para os atrasos. “Cumpro meu papel de parlamentar representando o povo através de uma fiscalização intensa para que toda a população recifense seja beneficiada por tantos projetos que ainda não foram concluídos”, explicou.

A falta de uma tela de proteção na quadra de futebol do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, tem preocupado o vereador Rogério de Lucca (PSL). Para resolver o problema, um requerimento de sua autoria solicita a colocação do alhambrado, mas a proposta deveria ter sido votada na sessão desta terça-feira, 15, e acabou sendo retirada de pauta. O parlamentar pediu que a proposta seja incluída na pauta de amanhã. "Estava fazendo uma cirurgia e depois fiquei preso no trânsito por duas horas e me atrasei. Não pude defender o meu requerimento”.

O sentimento de indignação levou o vereador André Ferreira (PMDB) à tribuna da Câmara nesta terça-feira, 15. Pela manhã, após tentar comunicar um atropelamento ao Samu, ele recebeu do médico a informação de que o serviço só atende às pessoas que estão telefonando do local do acidente. O fato envolveu uma moto que atropelou uma senhora na Avenida Agamenon Magalhães. O vereador viu o atropelamento, mas não havia parado no local. A denúncia motivou outras críticas ao serviço como, por exemplo, o número de ambulâncias em atendimento na cidade.