Dois problemas de saúde pública estão se expandindo no Recife: a ameaça de uma epidemia de varicela e o descontrole em relação à dependência do uso de crack. Os alertas foram feitos pela Comissão de Higiene e Saúde, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, 18. Durante o encontro, o presidente da comissão, vereador Luiz Eustáquio (PT), aproveitou para reforçar a opinião, expressa anteriormente por ele no plenário, de que os poderes executivos municipal e estadual ainda “não assumiram a responsabilidade de investir em programas no combate à dependência do crack como uma questão de saúde pública”.
O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e vice-presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara, alertou na sessão da quarta-feira 17, para o caos no trânsito do Recife. Na tribuna da Casa ele suscitou o debate sobre o tema. Vereadores do governo se alinharam ao pensamento dele e os de oposição, embora não negassem a existência de graves problemas, apontaram algumas soluções e até acataram a sugestão dada pelo parlamentar de colocar guardas de trânsito nas horas de pico em locais estratégicos. O assunto, no entanto, se transformou em uma nota dada por um jornal local, que colocou o discurso do vereador como sendo em “causa própria”, por ser representante das empresas de ônibus.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara deu parecer favorável ao projeto de lei 11/2010 do chefe do poder executivo que desafeta trecho de dois mil metros quadrados, no loteamento Encanta Moça, no Pina. A área que se torna bem patrimonial do município vai ser destinada à construção do Conjunto Habitacional II do Jardim Beira-Rio, que integra o projeto de mobilidade urbana Via Mangue.
O vereador Estefano Menudo (PHS) desejou na tarde desta quarta-feira, 17, na Câmara o bom retorno a João da Costa, que estava em São Paulo em tratamento de saúde, ressaltando que foi mais uma vitória do prefeito. “Trago para esta Casa a esperança de execução de serviços a serem realizados na RPA 5. O povo da Mustardinha anseia pela pavimentação da rua Pio Muniz de Farias e suas transversais, viabilizadas pelo Prezeis e pela Cehab”.
Integrante da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Casa, o vereador Carlos Gueiros (PTB) fez um pronunciamento, nesta quarta-feira, 17, alertando sobre os problemas do trânsito no Recife. Ele acredita que são necessárias ações urgentes por parte da CTTU para melhorar a circulação nas vias de toda a cidade. “Está impraticável andar de carro no Recife, está tudo engarrafado”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou a Prefeitura do Recife pelo atraso na entrega do viaduto Capitão Temudo, na Joana Bezerra. Segundo ela, a obra teve o prazo de entrega adiado por três vezes este ano, sendo o último para o mês de dezembro. “Hoje estive nos canteiros de obra e fiquei surpresa. Encontrei poucos trabalhadores e saí de lá convencida que a Prefeitura está perdendo toda a credibilidade em relação aos prazos estabelecidos. É humanamente impossível uma obra daquele porte ser concluída em dezembro”.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara deu parecer favorável, na manhã desta quarta-feira, 17, ao projeto de lei 11/2010 do chefe do poder executivo que desafeta trecho de dois mil metros quadrados, no loteamento Encanta Moça, no Pina. A área que se torna bem patrimonial do município vai ser destinada à construção do Conjunto Habitacional II do Jardim Beira-Rio, que integra o projeto de mobilidade urbana Via Mangue.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) reivindicou a construção de um retorno em frente ao Hospital Pan de Areias, localizado na Avenida Recife. Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o parlamentar disse que para ter acesso àquela unidade de saúde é preciso fazer um contorno de mais de 1.200 metros.
Uma comissão formada por seis parlamentares deve visitar o Geraldão para verificar a situação do local. Em plenário na tarde desta terça-feira, 16, o vereador Edmar de Oliveira (PHS) denunciou o abandono do espaço por parte da Prefeitura e lamentou a deterioração do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, construído há 40 anos e que já foi palco de grandes eventos esportivos do Recife.
A vereadora Priscila Krause (DEM) considerou escandalosa a operação de empréstimo com dinheiro público feita pela Caixa Econômica Federal, de R$ 2,5 bilhões, ao Banco Panamericano, de propriedade de Sílvio Santos. “O empréstimo foi disfarçado de ajuda ao sistema financeiro, com a alegação de não criar uma crise. O Panamericano é um banco exclusivamente de crédito e não tem correntistas, apenas empresta dinheiro ao público e jamais deveria receber este tipo de ajuda do governo federal”, declarou a vereadora durante a sessão desta terça-feira, 16.