Notícias

Vereadores da oposição questionaram na tarde desta terça-feira 30, na Câmara do Recife, o cumprimento do Regimento Interno no que se refere à forma de inscrição dos parlamentares para falar em plenário. Liberato Costa Júnior (PMDB) afirmou que o Regimento é sábio por não determinar o número de pessoas que vão falar. “Há muitos anos foi feito acordo de boca, não oficial, pela mesa diretora anterior, dividindo o número de parlamentares que vão ocupar a tribuna. Dessa forma o Regimento não está sendo cumprido”.

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) criticou na tarde desta terça-feira, 30, na Câmara do Recife o programa municipal “Aluno nos trinques”. Segundo ele, a imprensa trouxe neste final de semana nova denúncia dando conta de que a Prefeitura está pagando as empresas licitadas fornecedoras do material escolar antes mesmo de receber o material. “Esse governo não tem defesa. O secretário de Assuntos Jurídicos disse que era impossível que a PCR pagasse antes de receber porque o sistema eletrônico instituído existe há 15 anos e funciona. O secretário esquece que computador é um equipamento burro, faz o que a gente quer que ele faça. Ele dá a entender que estamos vivendo uma ilusão ótica”.

O vereador Amaro Cipriano - Maguari (PDT) parabenizoou, na tarde desta terça-feira (29), o prefeito da cidade do Recife, João da Costa (PT), pelo Parque Dona Lindu. De acordo com o parlamentar, o parque é uma belíssima obra que serve de orgulho para todos os recifenses.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) foi à tribuna, na tarde desta terça-feira (29), repercutir a Lei Municipal Nº 17.721, de sua autoria, que trata da venda de carne previamente moída em hipermercados, supermercados e outros ambientes congêneres.

Durante reunião plenária, os vereadores fazem um minuto de silêncio, em homenagem ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, que morreu ontem (29) e ao produtor cultural Paulo Germano Vasconcelos que faleceu no último sábado (27).

Com a intenção de reduzir os problemas de mobilidade no Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública para discutir a utilidade dos serviços de mototáxis, nesta terça-feira, 30. O parlamentar é autor do projeto de lei 52/2011, que institui o sistema de transporte de passageiros de mototáxis, providos de taxímetros. “É uma proposta que está aberta a emendas. Nosso objetivo é contribuir nesta discussão que busca melhorar o trânsito. Há quem ache que a moto é o grande problema do trânsito, mas o caos é o que está aí. Queremos colaborar com a mobilidade”, disse o vereador no início da reunião.

O presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN) e os vereadores Múcio Magalhães (PT), Romildo Gomes (DEM) e Augusto Carreras (PV), assistiram à apresentação do Programa Estadual de Mobilidade Urbana, na Secretaria Estadual das Cidades, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 29. O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explicou aos parlamentares os investimentos previstos. Os vereadores aprovaram as propostas. “Precisamos trabalhar em sintonia com as intervenções que serão feitas pelo Governo do Estado. Por isso é fundamental conhecer bem o programa de mobilidade. Ficamos satisfeitos com o que foi apresentado”, afirmou Gilberto Alves.

Em virtude da morte do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, foi suspensa a reunião plenária desta segunda-feira (29) na Câmara Municipal do Recife. “Expressamos o mais profundo pesar pelo falecimento deste homem que marcou a história do futebol pernambucano e deixou um legado que honra o esporte no Recife, em particular. Nossas condolências aos familiares e amigos”, disse o presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal.

O vereador Maré Malta (PPS) reuniu renomados especialistas em transporte e trânsito para promover um aprofundamento nos debates sobre a questão da mobilidade urbana, durante audiência pública promovida na Câmara Municipal do Recife. O encontro ocorreu na sala do plenarinho, na manhã desta segunda-feira, 29. “O objetivo principal da audiência foi o projeto de lei número 56, de minha autoria, que propõe o reescalonamento de carros nos horários de pico, o que evitaria um encontro de 300 mil veículos. Mas resolvemos abrir os debates para outras alternativas e aprofundar essa discussão, uma vez que tivemos a oportunidade de juntar vários especialistas”, disse.

O vereador Almir Fernando (PC do B) fez ontem homenagem à Igreja Missionária Rompendo em Fé pelo lançamento do selo comemorativo aos seus 10 anos. “Fundada em 17 de janeiro de 2001, pelo Reverendo João Renaux de Vasconcelos, é uma corporação religiosa evangélica com sede na capital Recife. Está baseada na visão ordenada em proclamar ao mundo a mensagem de fé, expandindo o Evangelho, primando à defesa e a prática do ensinamento da Bíblia Sagrada e enfocando também, a relevância da religiosidade no enfretamento da violência e na construção de uma cultura de paz com foco na família”.