A Câmara vota na sessão de hoje (29) à tarde, em segunda discussão, o parecer da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, opinando pela aprovação do projeto de lei 118/2010, de autoria do então vereador Luciano Siqueira (PC do B), propondo que seja denominada Alcides Restelli Tedesco, a próxima escola a ser implantada pela rede municipal de ensino do Recife. O educador morreu no ano passado, aos 81 anos.
A Câmara vota na sessão de hoje (29) à tarde, em segunda discussão, o parecer da comissão de educação, cultura, turismo e esportes, opinando pela aprovação do projeto de lei 118/2010, de autoria do então vereador Luciano Siqueira (PC do B), propondo que seja denominada Alcides Restelli Tedesco, a próxima escola a ser implantada pela rede municipal de ensino do Recife. O educador morreu no ano passado, aos 81 anos.
A sétima edição do livro “Mulheres que mudaram a história de Pernambuco” homenageou 50 que se destacaram em vários setores da sociedade. Entre elas, a vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). Ela é a autora da lei 17.636/2010 que proíbe a retenção de macas das ambulâncias do Samu e de outras unidades móveis hospitalares nos hospitais. “Quem não vive para servir, não serve para viver”, ensina a vereadora, que defende a humanização do serviço público de saúde e o fortalecimento do SUS.
A votação do veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Antonio Luiz Neto (PTB) denominando de Maestro Cussy de Almeida o espaço de eventos do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, gerou polêmica na reunião desta segunda-feira, 28. Para a bancada de oposição na Casa, a prefeitura desrespeitou o Poder Legislativo ao nomear e inaugurar no último sábado a Galeria de Arte Janete Costa e o Teatro Luiz Mendonça sem a apreciação dos vereadores em plenário. O projeto com os novos nomes dos espaços chegou à Câmara no último dia 22, mas ainda não foi votado pelos parlamentares.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou durante a reunião desta segunda-feira, 28, que um conselheiro tutelar que a acompanha em visitas às Casas de Acolhida mantidas pela Prefeitura do Recife, foi impedido de entrar e ainda recebeu ameaças. A ordem, segundo Aline Mariano, teria sido dada pela Diretora do IASC, Edna Granja. “Nosso papel é fiscalizar e disso não vamos abrir mão. Hoje vou continuar minhas visitas a outras unidades. Mas considero este ato arbitrário”.
O sistema de transporte público no Recife recebeu críticas de parlamentares durante a reunião desta segunda-feira, 28. O primeiro a falar sobre o assunto foi o vereador Maré Malta (PPS), que repercutiu reportagem publicada no Jornal do Commercio do último domingo.
Em homenagem ao Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, celebrado ontem, o vereador Almir Fernando (PC do B) subiu à tribuna da Câmara na reunião plenária desta segunda-feira, 28, para exaltar a data. Ele comemorou também a recente inauguração de dois novos equipamentos culturais da cidade, a Galeria de Arte Janete Costa e o Teatro Luiz Mendonça, localizados no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. “É um presente da prefeitura para o povo do Recife”.
Pelo menos quatro projetos de lei que receberam pareceres pela rejeição, nas comissões temáticas, serão votados em plenário na sessão de hoje, às 15h, da Câmara Municipal do Recife. Dos quatro, três são ex-vereadores: Roberto Teixeira, Daniel Coelho e Josemi Simões e estão tramitando há mais de um ano; o outro é do atual vereador, Edmar de Oliveira (PHS), tramita desde 2009, e recebeu três pareceres: um pela aprovação (da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos) e dois rejeição (das comissões Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça).
A Câmara Municipal do Recife formula voto de repúdio, na sessão desta segunda-feira, às 15h, contra a decisão do pároco da Matriz de Água Fria e Arruda, padre Adriano Araújo, que proibiu a reunião dos deficientes físicos no auditório da casa paroquial. A reunião era realizada periodicamente desde 1975. Com essa proibição, padre Adriano interrompeu uma ação pastoral que tinha apoio da comunidade e que foi iniciada pelo pároco anterior, padre Humberto Ferreira Jones e Irmã Celeste Barbosa. O voto de repúdio é de autoria do vereador Antônio Luiz Neto, do PTB.
Estevam Hernandes Filho, presidente da Fundação Renascer e da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara, o título de cidadão do Recife. A homenagem é uma proposta do vereador André Ferreira (PMDB). O apóstolo nasceu em São Paulo e foi um dos principais responsáveis pela explosão da música gospel no final dos anos 80. Também implantou no Brasil a primeira rede de rádio e televisão com programa de conteúdo cristão. “Imbuído de um profundo sentimento de solidariedade, tem ampliado os horizontes de ação do Ministério Renascer, atuando também com experiência nas mais variadas áreas sociais do país, seja educando crianças carentes sem lar, de idosos que não tem família ou de dependentes químicos”, justificou Ferreira.