Notícias

A primeira escuta para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento das Mudanças Climáticas foi realizada em sessão pública da Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (08), a partir de uma iniciativa conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Já existente em níveis nacional e estadual, ele também é uma exigência do Plano Diretor para balizar o planejamento urbano. “A Prefeitura do Recife tem manifestado a intenção de formular este plano em diálogo intenso com técnicos ambientalistas e o público em geral interessado em debater o assunto”, afirmou o vereador Luciano Siqueira (PCdoB), que coordenou a reunião.

Por 19 votos a 3, os parlamentares derrubaram na tarde desta segunda-feira (7) o parecer de rejeição da Comissão de Legislação e Justiça da Casa ao projeto do vereador Gilberto Alves (PTN)que autoriza a desapropriação do terreno onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira. Mas para ser encaminhada à análise do Executivo, a proposta precisa ainda ser aprovada em duas votações. A primeira delas acontece na sessão plenária desta terça-feira (8).

Em seu primeiro dia de volta da licença maternidade, a líder da oposição na Casa, vereadora Priscila Krause (DEM), fez um pronunciamento nesta segunda-feira (7) sobre a Semana do Meio Ambiente e criticou a postura da atual gestão que, segundo ela, “desprezou o componente ambiental” na execução de projetos como o Parque Dona Lindu, a Via Mangue e o Projeto Orla (aprovados sem um relatório de impacto ambiental) e o já rejeitado projeto da Usina Multicultural no Sítio Trindade. “Sem falar na redução silenciosa das Zepas”, completou. “Aconteceu diferente com a Tamarineira por causa da pressão popular. Melhor para o Recife, melhor para nosso futuro”.

O arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx morreu em 4 de junho de 1994. A data foi lembrada pelo presidente da Câmara do Recife, Múcio Magalhães (PT), durante a sessão desta segunda-feira (7). Recife é uma das capitais brasileiras com mais projetos assinados por Burle Marx, incluindo praças públicas e jardins privados. Entre suas obras destacam-se as Praças do Derby, do Arsenal, de Casa Forte, do Entroncamento, da República, a Pralça Euclides da Cunha, na Madalena e os jardins do Campo das Princesas.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) parabenizou o prefeito João da Costa pela nomeação da nova secretária Municipal de Serviços Públicos, Isabel Viana. Apesar de recém chegada - ela tomou posse em abril deste ano - o parlamentar já elogiou o trabalho de Isabel à frente da pasta. “É uma secretária dinâmica e construtiva, que sai do gabinete e vai à comunidade, conversa com os moradores, identifica seus problemas e firma compromissos com eles. Ela veio determinada a trabalhar e tenho certeza que também irá receber muito bem os vereadores desta Casa”. Além de parabenizar, Maguari fez um apelo ao prefeito. “Que ele dê a Isabel Viana todas as condições para que ela não falhe em seus serviços”.

Ao completar 50 anos de fundação, o Lions Clube Recife Parnamirim foi homenageado em sessão solene, na manhã desta sexta-feira (4), por iniciativa do vereador Marcos Menezes (DEM). Representantes da instituição, que tem distritos administrativos em diversos bairros do Recife, lotaram o Salão Nobre da Câmara. “Estendo esta homenagem a todos os presentes, que trabalham pelo espírito da dedicação e de voluntariado. A grandeza do Lions está no coração de cada um que o compõe, pois são pessoas que doam o seu tempo pelo prazer de servir”, afirmou o vereador.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Múcio Magalhães, participou do lançamento da programação oficial do Ano da Gastronomia, que vai proporcionar para a cidade do Recife mais de 365 dias de eventos gastronômicos. O lançamento do projeto reuniu empresários do setor da gastronomia e personalidades do turismo pernambucano, na sede da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), nesta quinta-feira (3).

Sem uma sede própria, a Academia Internacional de Literatura e Artes (AILA) ocupou o plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira (3) para realizar uma assembleia solene da entidade, que teve como objetivos homenagear o centenário da morte do líder abolicionista Joaquim Nabuco, dar posse a 20 novos acadêmicos e distribuir comendas a personalidades que se destacaram no ano passado. A cerimônia teve como anfitrião o vereador Daniel Coelho (PV). A AILA foi fundada em 1998 pela artista plástica, psicanalista e professora de hebraico Sheila Rodrigues de Oliveira, conhecida como Sheila Cohen, “com a finalidade de aglutinar personalidades que se destacam em todos os ramos das atividades humanas”.

O destino do terreno onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira, voltou a ser tema de debate na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (2). Um projeto de lei autorizativo do vereador Gilberto Alves (PTN) quer desapropriar a área para impedir construções, mas a votação da matéria, que precisaria de 19 votos favoráveis, acabou sendo adiada para a próxima segunda-feira. “Esse projeto não pode ser votado sem a participação expressiva da maioria dos vereadores”, justificou o autor da iniciativa. O terreno de 91 mil metros quadrados, propriedade da Santa Casa de Misericórdia, foi alugado por 50 anos para a Empresa Realesis que pretende erguer um shopping center. Outras duas unidades de saúde, o Hospital Infantil Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo – CPTRA, também funcionam no local.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, reunida na manhã desta quarta-feira (2), deu parecer favorável ao Projeto de Lei 53/2010 do vereador Estefano Menudo (PHS) instituindo a Semana Municipal do Movimento Cultural Hip Hop e Mangue Beat. O evento, que entra para o calendário cultural do Recife, é também uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science. “O movimento trouxe uma nova identidade fonográfica para o Recife e ficou conhecido como um gênero musical exclusivo da nossa cidade”, destacou o autor.