A vereadora Priscila Krause (DEM) considerou escandalosa a operação de empréstimo com dinheiro público feita pela Caixa Econômica Federal, de R$ 2,5 bilhões, ao Banco Panamericano, de propriedade de Sílvio Santos. “O empréstimo foi disfarçado de ajuda ao sistema financeiro, com a alegação de não criar uma crise. O Panamericano é um banco exclusivamente de crédito e não tem correntistas, apenas empresta dinheiro ao público e jamais deveria receber este tipo de ajuda do governo federal”, declarou a vereadora durante a sessão desta terça-feira, 16.
Em discurso na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 16, o vereador Daniel Coelho (PV) mostrou-se indignado com mais um crime homofóbico ocorrido em São Paulo, no último domingo. Jovens transitavam na Avenida Paulista e foram agredidos com socos, chutes e tapas por estudantes de classe média alta. Entre as vítimas, havia rapazes homossexuais , um deles foi hospitalizado. Homofobia pode ter sido o motivo da violência.
O presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT), lamentou em plenário, nesta terça-feira, 16, a saída da empresa Philips Eletrônica do Nordeste, do Distrito Industrial do Curado, no Recife. A produção da fábrica foi transferida para a China, deixando desempregados cerca de 500 trabalhadores. A Philips estava há 43 anos no Recife. Com o fechamento da fábrica a empresa encerra também suas atividades no país. “Atualmente metade da produção de lâmpadas é exportada pelo Porto de Suape para países como México, França, Estados Unidos e Japão. Com a mudança a Philips passa a abastecer o mercado brasileiro com lâmpadas produzidas na Ásia e na Europa”.
O vereador Josenildo Sinesio (PT) alertou, durante a sessão desta terça-feira, 16, para o aumento no número de assaltos a bancos no Recife. No fim de semana uma agência do Itaú foi invadida e, enquanto a sessão acontecia, a violência tomava a agência do Bradesco da Avenida Dantas Barreto, no centro.
Nesta quinta-feira, termina o prazo para os vereadores da Câmara Municipal do Recife ingressarem com proposições – projeto de lei, de resolução ou de decreto legislativo – com possibilidade de seguir ainda este ano para as comissões técnicas e deliberação em plenário. A partir do dia 19, elas serão recebidas pela Assessoria Legislativa, mas não despachadas pela Mesa Diretora. O procedimento, autorizado pelo presidente da casa, vereador Múcio Magalhães (PT), cumpre o que determina o artigo 343 do Regimento Interno.
A Marcha para Jesus, realizada anualmente em várias cidades do mundo, poderá ser comemorada, no Recife, no primeiro sábado subsequente aos 60 dias após o domingo de páscoa. O Projeto de Lei, de autoria do vereador André Ferreira (PMDB), foi lido no plenário da Câmara e enviado para análise das Comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Tendo como relator o vereador Aerto Luna (PRP), a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador Daniel Coelho (PV), que institui o Programa para Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal no Recife. O Programa tem como objetivos principais a melhoria das condições de trabalho às pessoas envolvidas com a coleta de resíduos sólidos, proporcionar mais segurança e circulação no trânsito e ainda minimizar os maus-tratos aos animais utilizados.
O vereador Inácio Neto (sem partido) estudou no Colégio Marista São Luís durante dez anos. Ele é o autor do requerimento para realização da sessão solene, na manhã desta sexta-feira, 12, em homenagem antecipada ao centenário da instituição de ensino, fundada no dia 6 de fevereiro de 1911. “Desde a fundação já se passaram cem anos e a missão do Colégio Marista São Luís continua a mesma, educar e evangelizar crianças e jovens, fundamentada nos ideais de São Marcelino Champagnat, formando cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável. Tem que ser destacado o belíssimo papel social que beneficia toda sociedade recifense.”, afirmou o vereador.
O vereador eleito presidente da Câmara para o biênio 2011 / 2012 conhece bem o funcionamento do Legislativo Municipal. Cumprindo seu terceiro mandato na Casa, Jurandir Liberal (PT) já foi líder do governo e líder da bancada do PT (na época do então prefeito João Paulo) e ocupa a presidência da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, além de integrar a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito.
Com 34 votos o vereador Jurandir Liberal (PT) foi eleito na tarde desta quinta-feira (11) presidente da Câmara Municipal do Recife para o biênio 2011/2012. Também foram escolhidos mais oito cargos que compõem a nova mesa diretora. Eduardo Marques (PTB) vai assumir a primeira vice-presidência.