A importância das fiscalizações realizadas pelos vereadores do Recife esteve em debate durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (20). O assunto foi abordado pelo vereador Gilson Machado Filho (PL) que destacou visitas feitas pelo seu mandato, recentemente, em dois pontos da cidade: no canal do Cavouco, localizado no bairro do Cordeiro, e nas quadras de tênis na orla da praia de Boa Viagem. Os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Alef Collins (PP) participaram das discussões.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) defendeu as ações desenvolvidas pela gestão municipal no enfrentamento aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Ele elencou medidas realizadas pela Prefeitura e disse que o Recife apresenta vulnerabilidade frente às mudanças climáticas. “Muitas vezes a oposição coloca no colo do prefeito, mas não para para fazer uma reflexão simples e verdadeira de que esse é um problema histórico na cidade, que é exatamente o problema das chuvas”, disse. “O prefeito João Campos foi um dos poucos que se preocupou em melhorar a mobilidade urbana depois de 20 anos, colocando duas pontes que ligam a cidade. Foi ele quem contratou uma empresa da Bélgica para vir aqui e fazer um projeto de como conter as águas da chuva”, pontuou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (20).
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (20), a vereadora Liana Cirne (PT) disse ter protocolado um ofício junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo a celebração de um termo de ajustamento de conduta, entre órgãos públicos e privados, para que sejam tomadas providências para evitar mortes decorrentes de choque elétrico em Pernambuco e, em especial, no Recife. Ela afirmou que a sua iniciativa é resultado de uma audiência pública realizada no dia 20 de março em que reuniu autoridades e sociedade civil para discutir o assunto. “Nessa audiência pública, o que ficou constatado foi uma completa omissão na fiscalização, tanto por parte do grupo Neoenergia, quanto por parte da Prefeitura, que não tem cumprido a sua tarefa de fiscalizar. Também constatamos a ausência cabal de mecanismos e dispositivos de proteção contra choques; a ausência de canais específicos para recebimento de denúncias de regularidade na fiação elétrica", afirmou.
A Câmara Municipal do Recife aprovou em duas discussões por unanimidade, no plenário da Casa, três projetos de lei Ordinária (PLO), durante as reuniões plenárias de segunda (19) e terça-feira (20). Agora, os projetos seguem para a sanção do prefeito. Uma das proposições é a de nº 36/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que institui a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres no Calendário Oficial do Município.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20), o vereador Thiago Medina (PL) lamentou que “atualmente tem pouca gente falando” sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criticou os partidos de esquerda porque não assinaram o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar os desvios de dinheiro dos aposentados e pensionistas e pediu esclarecimentos sobre os fatos. Participaram dos debates os vereadores Fred Ferreira (PL) e Liana Cirne (PT).
O requerimento nº 3979/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), dirige indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para determinar a instalação de iluminação pública nos arredores da Torre do Zeppelin, localizada no bairro Jiquiá, Zona Oeste da cidade. O assunto foi destacado pelo autor da solicitação, na tribuna da Câmara do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (20).” A proposição visa fazer a iluminação de todo o trajeto no bairro até chegar no Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] e na Torre do Zeppelin", ressaltou. Ele defendeu que o local tem grande potencial turístico, mas chamou a atenção para problemas que a falta de iluminação ocasiona. "A gente sabe que quando não tem iluminação pode gerar criminalidade”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20), foi discutido o requerimento nº 4018/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV) que concede voto de aplauso ao "Programa de Residências Terapêuticas do Município do Recife". A proposição presta "reconhecimento ao papel transformador na promoção do cuidado em liberdade e na defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais, especialmente no contexto do 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial". A matéria foi aprovada e repercutida pela autora da proposição, além da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).
As condições de infraestrutura da Escola Municipal Anita Paes Barreto, localizada no bairro do Fundão, Zona Norte da cidade, foram criticadas pelo vereador Eduardo Moura (Novo) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (20). Ele exibiu fotos do local. que mostraram os problemas descritos. “Isso aqui é uma fossa aberta dentro da sala de aula onde ficam professores e alunos da escola do Fundão. Outra imagem é de um vazamento de água em cima de equipamentos elétricos ligados dentro de uma sala. É uma casa apertada com três salas muito pequenas". O parlamentar aproveitou para cobrar do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) que se debruce sobre estas questões.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 3970/2025, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20). A proposição, dirigida ao prefeito João Campos, solicita que “seja promovida a restauração e sinalização do túmulo da escritora feminista e sufragista Martha de Holanda, localizado no Cemitério de Santo Amaro, visando o resgate e a valorização de sua história e contribuições para a literatura e para a luta pelos direitos políticos das mulheres em Pernambuco. Queremos integrar o túmulo ao cenário cultural e político do Recife”, disse. O requerimento foi aprovado. Cida Pedrosa argumentou que Martha de Holanda foi a primeira pernambucana a votar no Brasil e também a primeira mulher, junto a Edwiges de Sá Pereira, a se candidatar a deputada em Pernambuco. “Na década de 1930, ela foi candidata avulsa porque os partidos negaram-lhe legenda”, disse. “Ela foi a única mulher que representou o Brasil em 1945 na construção da Carta de Direitos Humanos e lutou pelos direitos das mulheres".
Uma ferramenta inovadora que conecta cidadãs e cidadãos aos serviços públicos e que se tornou referência nacional em tecnologia. Foi assim que o vereador Carlos Muniz (PSB) definiu o Conecta Recife, espaço virtual da Prefeitura do Recife que foi impulsionado durante a pandemia de covid-19 e se consolidou como a plataforma central dos serviços públicos da capital. Em um discurso proferido na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (20) Muniz exaltou o a iniciativa, que hoje concentra mais de 800 serviços da Prefeitura, acessíveis por meio de aplicativo próprio e WhatsApp. “O Conecta Recife é exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma inteligente para aproximar o poder público do cidadão, modernizar serviços e melhorar de forma concreta a vida das pessoas”, disse.