O vereador Marco di Bria Júnior (PSB) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (17), substituindo a vereadora Natália de Menudo (PSB), que precisou se licenciar por seis meses para tratamento de saúde. Ele ocupa a cadeira por ser o segundo suplente do partido. O parlamentar fez o juramento de posse e reafirmou o compromisso com o povo recifense, em especial, com os moradores do bairro de Santo Amaro, na Zona Norte.
“Travestis também envelhecem”. Essa foi a afirmação que serviu como o tema de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife na tarde desta sexta-feira (14) para discutir políticas públicas específicas para as mulheres trans e travestis em processo de envelhecimento. O evento, realizado por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), contou com a participação de representantes de movimentos sociais e da Prefeitura do Recife.
Criado para ser um jornal que falaria com as massas, ela terminou revolucionando o mercado e o jornalismo do Recife e de todo o Estado. A Folha de Pernambuco, que no dia três deste mês celebrou 25 anos de existência, foi homenageada em reunião solene da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta sexta-feira (14), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Contando com representantes da diretoria do jornal, além de jornalistas e colaboradores, a solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB, também presidente da Casa de José Mariano.
Com o objetivo de discutir ações necessárias para prevenir e enfrentar o problema da violência no ambiente escolar nas escolas do Recife, uma reunião pública foi realizada na manhã desta sexta-feira (14), por meio de videoconferência, tendo como tema: “Prevenção e combate à violência nas escolas - caminhos para promover a segurança e o bem-estar na comunidade escolar”. Na ocasião, houve a instalação de um grupo de trabalho formado pelas Comissões de Direitos Humanos; Educação; Segurança e Saúde. O evento foi promovido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Presidida pelo vereador Paulo Muniz (SD), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu uma reunião em formato híbrido na manhã desta quinta-feira (13) para analisar e votar pareceres concedidos a cinco projeto de lei que tramitam na Casa. As relatorias, que indicavam a aprovação de todas as matérias, foram acatadas pelos membros do grupo.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, nesta quinta-feira (13), por videoconferência. Na ocasião, o grupo fez a análise e aprovação de dez proposições, sendo nove projetos de lei Ordinária (PLO) e um projeto de decreto legislativo. Além do presidente do colegiado, o vereador Zé Neto (PROS), também estiveram presentes a vereadora Andreza Romero (Podemos) e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB).
Numa iniciativa conjunta dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Osmar Ricardo (PT), uma audiência pública foi realizada, na manhã desta quinta-feira (13), para debater a questão das famílias que moram sobre o Canal da Vovozinha, localizado no bairro de Santo de Amaro. Representantes da comunidade, órgãos públicos e vereadores estiveram presentes no evento realizado no plenarinho da Casa de José Mariano.
Uma das instituições religiosas mais importantes do Recife, a Igreja Batista da Capunga, localizada no Parque Amorim, faz 100 anos de fundação. Para homenageá-la, a vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira (13), com a presença de fiéis evangélicos no plenário da Câmara Municipal. “A solenidade desta manhã se reveste de especial significado para a comunidade cristã da nossa cidade, pois visa homenagear essa igreja, que em nossa cidade chega aos seus 100 anos com altivez, fiel à sua doutrina e aos princípios que marcaram e marcam a sua trajetória”.
Ele era um religioso que acreditava numa igreja de orações e sacramentos, mas que também que se dedicava aos problemas humanos. Deus, em sua compreensão teológica, era o Pai celestial preocupado com o bem-estar dos Filhos mais enfraquecidos aqui na terra. Assim era Dom Hélder Câmara, para muitos o Dom da Paz, que se estivesse vivo estaria comemorando 59 anos da chegada a Pernambuco, igual tempo de nomeação como Arcebispo de Olinda e Recife. Para homenageá-lo como um dos nomes mais importantes da Igreja Católica no Brasil, no século 20, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na noite desta quarta-feira (12).
Superior vice-provincial da Vice-província Redentorista do Recife, o padre Luiz Vieira Gomes recebeu uma homenagem da Câmara Municipal nesta quarta-feira (12). A reunião solene, promovida por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB) no plenário da Casa, foi prestigiada por membros do clero católico pernambucano, a exemplo do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a cerimônia.