Notícias

Já conta com parecer favorável, da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 14/2023, que desafeta e doa uma área de 1.544 metros quadrados para implantação do Centro de Apoio ao Transplante de Medula Óssea, do Instituto de Apoio Socioassistencial de Pernambuco (IASP). O projeto de lei foi analisado e votado em reunião realizada pela Comissão, na manhã desta quarta-feira (5).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (5), por videoconferência, e aprovou nove proposições, sendo quatro projetos de lei do Executivo (PLE) e cinco projetos de lei Ordinária. Estiveram presentes na ocasião o presidente do colegiado, o vereador Zé Neto (PROS), as vereadoras Andreza Romero (Podemos) e Michele Collins (PP), e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Fred Ferreira (PSC).

A Câmara Municipal do Recife informa a respeito do decreto legislativo votado nesta terça-feira (4), que reajusta o subsídio dos vereadores para a próxima legislatura (2025-2028). Em conformidade com as disposições da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município a fixação do subsídio dos parlamentares só pode ser feita a cada quatro anos e sempre destinada para os quatro anos seguintes, para a próxima legislatura.

Sob o tema: “O abastecimento irregular d'água na cidade do Recife”, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) promoveu uma audiência pública, no plenarinho da Casa de José Mariano, para discutir com a população, sociedade civil, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre quais caminhos podem ser traçados para solucionar o problema. Na justificativa do evento realizando na manhã desta quarta-feira (5), o parlamentar ressaltou que “está sendo recorrentemente acionado pela população para acompanhar de perto e averiguar a situação da falta d’água”.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife aprovou três projetos de lei do Executivo (PLE) nesta quarta-feira (5), em reunião por videoconferência. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente do colegiado, o vereador Aderaldo Pinto (PSB), e também estiveram presentes os vereadores Joselito Ferreira (PSB), Chico Kiko (PP), e Marco Aurélio Filho (PRTB).

Este é o mês do concurso "Comida di Buteco", que está previsto no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Quem fez o registro dessa competição gastronômica, que movimenta diversos bares em todo o Recife foi o vereador Almir Fernando (PCdoB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (04). “Neste mês, em 36 estabelecimentos que fazem parte desse concurso, as pessoas poderão degustar os pratos criados especialmente para a ocasião. É uma disputa deliciosa”, afirmou.

O aumento no número de casos de crianças com infecções respiratórias no Recife, que vem sendo registrado desde o final de março, foi o tema destacado pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (4). Ela alertou, porém, que está ocorrendo uma contradição na saúde: ao mesmo tempo em que há o aumento do número de crianças com as infecções, a quantidade de leitos de enfermarias e UTI nos hospitais infantis da capital é insuficiente. "É necessário a realização de uma força-tarefa para dar conta da alta demanda nos hospitais. Além disso, é preciso haver a contratação de mais profissionais e uma gestão eficiente para salvar vidas”, disse.

O preconceito e os empecilhos ao tratamento adequado são problemas que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista enfrentam diariamente. Na tribuna da Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) fez um pronunciamento para tratar dessas dificuldades, partindo da sua experiência como mãe de um adolescente que vive com TEA. No discurso, feito em alusão à passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo no último domingo (2), a parlamentar abordou principalmente a importância do diagnóstico médico – não como rótulo social, mas como porta de entrada para a garantia de direitos.

Na tarde desta segunda-feira (3), foi promovida uma audiência pública, pela Comissão de Saúde da Câmara do Recife, com o tema: Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) da Secretaria Municipal de Saúde. O documento corresponde aos meses de setembro até dezembro de 2022 e foi apresentado pela Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) presidiu o encontro realizado via videoconferência.

O lançamento oficial, na última quinta-feira (30), do primeiro Banco de Alimentos coordenado pela Prefeitura do Recife foi comemorado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (3). Em seu discurso na tribuna, o parlamentar afirmou que a iniciativa foi desenvolvida pela gestão do prefeito João Campos (PSB) a partir de uma ideia lançada por seu mandato.