Oito requerimentos voltados para reformas estruturais em unidades educacionais de vários bairros do Recife foram debatidos pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora das proposições, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (28). As matérias foram aprovadas. “São oito requerimentos que tratam de requalificação de unidades de ensino e nosso mandato é focado nas visitas às escolas feitas por nossos assessores. O objetivo único é o de contribuir para que os locais funcionem não somente em relação à infraestrutura, mas também com relação aos professores para que o desenvolvimento do trabalho dos nossos docentes seja pleno”.
Como parte de um projeto pedagógico e de assistência social, que busca contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, enquanto cidadãos, crianças que participam do Instituto Solidare, uma ONG do bairro de Coqueiral, Zona Oeste, visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (28). A visita funcionou como um passeio onde os cerca de 30 meninas e meninos de 6 a 8 anos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do prédio onde funciona o Poder Legislativo. Eles também assistiram à reunião ordinária da Câmara e ficaram sabendo como trabalham as vereadoras e vereadores.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) para tratar do problema do atraso de salários de milhares de trabalhadores terceirizados que atuam no Governo de Pernambuco. Na ocasião, o parlamentar repercutiu uma audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT) na última quinta-feira (23) com membros de pastas como a Secretaria da Fazenda e da Educação. De acordo com Rinaldo Junior, os trabalhadores se encaminham para ficar dois meses sem receber.
O Carnaval de Recife e Olinda foi um dos temas principais da reunião plenária da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foi uma das parlamentares que subiram à tribuna para fazer comentários sobre os festejos. Um dos pontos abordados pela parlamentar foi a discussão em torno da Casa de Redução de Danos instalada em Olinda para o Carnaval pela Escola Livre de Redução de Danos, organização com sede no Recife. Alvo de uma ação policial na segunda-feira de Carnaval (20) por uma denúncia de apologia ao uso de drogas, a Casa de Redução de Danos foi avaliada com ressalvas pela vereadora.
Depois de dois anos sem a realização de grande eventos na cidade, por causa da pandemia do coronavírus, o Carnaval do Recife voltou esse ano e foi tema de pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL), durante a reunião plenária desta segunda-feira (27).
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei nº 151/2022, que institui no município a carteira de identificação e o adesivo de identificação para os veículos de pessoas com fibromialgia. Durante a reunião plenária, o autor da proposta, vereador Tadeu Calheiros (Podemos), subiu à tribuna para defendê-la. De acordo com dados citados pelo parlamentar, a enfermidade atinge 2% da população mundial, sendo que em 90% dos casos as pessoas são mulheres.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27) um pedido de voto de aplausos e congratulações ao major Bruno Souza Machado, comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), da Polícia Militar de Pernambuco. O requerimento, formulado pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), destaca a atuação do major à frente do policiamento do Recife Antigo durante o período de Carnaval.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou à Prefeitura do Recife a criação de uma política pública “efetiva que transforme a situação das pessoas que vivem nas ruas”, durante a reunião plenária híbrida, que a Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (27). Ele disse que vem observando, através do seu mandato como vereador e da atuação missionária na Pastoral de Rua, que o número de pessoas que não têm onde morar, deixou de ser um fenômeno limitado do centro da cidade e espalhou-se pelos bairros da periferia.
A vereadora Michele Collins (PP) solicitou o apoiamento de vereadoras e vereadores a um requerimento de sua autoria que solicita um voto de protesto à organização não-governamental (ONG) Escola Livre de Redução de Danos, segundo ela, por fazer apologia ao uso de drogas ilícitas durante o carnaval deste ano. O requerimento deveria ser votado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27), mas recebeu pedido de vistas do vereador Ivan Moraes (PSOL). “Infelizmente essa matéria foi apresentada extrapauta e recebeu pedido de vistas. Mas, quando a pauta retornar para votação em plenário, espero que possamos dizer que os parlamentares desta Casa protestam contra essa escola”, disse.
Na tarde desta segunda-feira (27), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para lamentar a morte do pastor João Severino Fernandes, ocorrida neste domingo (26). “Um homem que levava a palavra de Deus. Tive a oportunidade de conhecer e viver uma parte do seu Ministério. Ele era presidente de honra da nossa Convenção na igreja da Assembleia de Deus, no estado de Pernambuco, durante muitos anos”. O plenário da Casa de José Mariano também fez um minuto de silêncio em memória do pastor.