Notícias

O vereador Felipe Alecrim (PSC) afirmou que as matrículas nas escolas da rede pública municipal estão sendo dificultadas pela prioridade da Secretaria de Educação àquelas que forem feitas pelo modo online. Os responsáveis pelos alunos nem sempre conseguem concretizá-las pelas dificuldades que enfrenta no acesso à tecnologia. “A tecnologia é importante, mas se as pessoas não tiverem meio de acessar as informações disponíveis, isso se torna um problema”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14).

Criado em 2014, o Paço do Frevo completou nove anos de existência na última quinta-feira (9). Por conta disso, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) formulou um requerimento solicitando voto de aplauso ao equipamento cultural, localizado no bairro do Recife. A matéria foi aprovada pelos parlamentares nesta terça-feira (14), durante a reunião plenária da Câmara Municipal.

A primeira empresa júnior jurídica de Pernambuco, o Escritório Bevilaqua, criada na Faculdade de Direito do Recife, foi homenageada na Câmara Municipal pelos 10 anos de criação, através de proposta de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a reunião solene realizada nesta segunda-feira (13), teve como objetivo reconhecer a atuação e função social da entidade, que oferece serviços jurídicos a baixo custo a micro e pequenos empreendedores. O nome do Escritório é em homenagem ao jurista Clóvis Bevilaqua, responsável pela elaboração do Código Civil de 1916.

O atraso nos salários de quase 30 mil trabalhadores terceirizados que prestam serviços para o Governo de Pernambuco foi tema de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Na tribuna, o parlamentar afirmou que há expectativas de que uma assembleia desses trabalhadores seja convocada para a próxima quinta-feira (15) caso a situação não seja resolvida.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (13), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) destacou requerimentos de autoria dele que pedem ações de infraestrutura na cidade e também a atuação do seu gabinete nos bairros. “Nosso mandato marca presença todos os dias nas comunidades buscando levantar as demandas da população, sobretudo das pessoas mais carentes”.

“Nós não podemos mais dizer que fomos surpreendidos pelas chuvas. Não existe mais a possibilidade de sermos surpreendidos pelo que é previsível”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (13) para defender um requerimento de sua autoria que solicita a realização de uma audiência pública com o tema “Preparar o Recife para as chuvas”. Durante a reunião plenária, a parlamentar fez um convite para que os parlamentares participem do debate, marcado para a tarde do dia 3 de março, no plenarinho da Casa de José Mariano.

Um caso ocorrido quinta-feira da semana passada, dia 9 de fevereiro, no trânsito do Recife, e que viralizou nas redes sociais, foi abordado no plenário da Câmara Municipal pelo vereador Professor Mirinho (SD). Ele contou que houve tentativa de homicídio de um guarda de trânsito no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães, com a Rua do Paissandu, quando um motorista desceu do carro com uma barra de ferro para tentar agredi-lo. Ele aproveitou a ocorrência para defender o uso da arma de fogo pela Guarda Municipal, que faz a fiscalização do trânsito do Recife. “O guarda tem que estar armado, para se defender numa hora dessas e defender o munícipe”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira (13).

Ao parabenizar o prefeito João Campos e o secretário de Esportes municipal, Rodrigo Coutinho, pelo lançamento do Programa Gramadão, no campo público de society da Vila Aliança, no Ipsep, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou a importância desses espaços. “O Gramadão do Ipsep foi uma iniciativa muito importante, um verdadeiro gol de pênalti da gestão municipal”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (13).

O retorno ao atendimento 24 horas nas delegacias especializadas da Mulher no Recife e em Pernambuco foi tema do discurso da vereadora Andreza Romero (Podemos) na reunião Ordinária híbrida desta segunda-feira (13), na Câmara do Recife. De acordo com a parlamentar, um ofício que pede a revisão do retorno das atividades durante 24 horas foi solicitado por seu gabinete à governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) e à Secretaria de Defesa Social do Estado.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) voltou a criticar o projeto de lei do Executivo de nº 46/2022, que autoriza o Poder a desafetar e alienar bens e imóveis do município. No plenário da Câmara Municipal do Recife, em reunião Ordinária híbrida nesta segunda-feira (13), o parlamentar comentou ter pedido vista da matéria por duas vezes para fazer uma análise mais detalhada da proposição. Além disso, ele comentou sobre outro tema, que se refere ao patrocínio de R$ 3,8 milhões da empresa Ambev no Carnaval do Recife. Ele disse que este valor está abaixo do investido em capitais como São Paulo e Salvador, por exemplo.