Notícias

Na defesa do reconhecimento do esporte olímpico e amador, o vereador Professor Mirinho (SD) cobrou a ampliação do Bolsa Atleta, que é oferecida pelo Governo de Pernambuco aos competidores estaduais. Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o parlamentar fez um apelo à secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, e disse que houve uma queda no número de atletas agraciados com o benefício, neste ano em relação ao ano passado.

Autora de 72 requerimentos que foram aprovados em plenário, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou alguns deles para debater na reunião híbrida, da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13). As matérias legislativas abordaram temas diversos que vão desde as questões urbanas, como escoamento de água nos dias de chuva, poda de árvores que oferecem riscos de quedas, violência cometida contra mulheres sobretudo em festividades como o Carnaval, e reformas promovidas em creches da rede pública.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) enfatizou a aprovação do projeto de lei número 201/2022, de sua autoria, sobre a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife. O parlamentar também sugeriu que a Prefeitura implante, no Distrito Sanitário VIII, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os assuntos foram discutidos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (13).

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu o requerimento nº 504/2023, de sua de autoria, dirigindo indicação ao presidente da URB para que seja realizada a limpeza e restauração do memorial Gregório Bezerra, localizado na ponte Gregório Bezerra, no bairro da Ilha Joana Bezerra. O requerimento foi aprovado.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em seu discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta segunda-feira (13), enfatizou a importância de um trabalho contínuo, durante todo o ano, com os artistas brincantes. Ela citou versos da música Madeira Que Cupim Não Rói, de Capiba, e defendeu a acolhida do poder público em relação aos profissionais que atuam no Carnaval e no São João.

A Câmara do Recife concedeu, nesta segunda-feira (13), um voto de aplauso ao inspetor da Guarda Municipal José Nilton da Silva, por representar a corporação no Campeonato Brasileiro Master de Voleibol. O pedido de reconhecimento foi formulado pelo vereador Professor Mirinho (SD), que subiu à tribuna para discutir o requerimento. Em seu discurso, o parlamentar destacou as medalhas conquistadas por Silva nos anos de 2014, 2018 e 2022.

A programação e a estrutura do Carnaval do Recife de 2023, que se inicia neste fim de semana, foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária, a parlamentar questionou a existência de camarotes – inclusive, do poder público – na folia e defendeu, para o Carnaval de 2024, uma programação cultural ainda mais focada em atrações locais.

Estabelecer limites técnicos aos ruídos urbanos para proteger o bem-estar e o sossego público – esse é o objetivo da lei estadual nº 12.789/2005, conhecida como Lei do Silêncio. No entanto, de acordo com participantes de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (8), a legislação vem sendo utilizada para perseguir grupos religiosos de matriz africana, indígena e afro-indígena, bem como manifestações culturais como o maracatu. Promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), a audiência pública reuniu os setores religioso, cultural e público para discutir o problema.

Apesar de reconhecer a prioridade de retirada de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami, em Roraima, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu que a operação seja feita com o acompanhamento dos governos federal e estadual. “É uma ação prioritária, mas temos que estar atentos, para evitar novas atrocidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento de número 119/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações, ao Centro de Referência Clarice Lispector, pelos seus 20 anos de existência. “Fico feliz em saber que toda mulher que recorreu ao Centro, até o momento, por causa de violência doméstica, ficou viva. Em março, faremos uma reunião solene para homenagear a instituição. Será uma reunião para comemorar a vida. Vida longa ao Clarice!”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7). O requerimento foi aprovado em plenário.