Na tarde desta segunda-feira (8), o vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária, para comentar dois assuntos: a necessidade de mais servidores na educação do município e o benefício concedido às famílias atingidas pelas chuvas na compra de eletrodomésticos.
O vereador Dilson Batista (Avante) reclamou que faltam espaços adequados para o descanso dos agentes da Guarda Municipal do Recife em dois locais da cidade onde estes servidores atuam: na Maternidade Barros Lima e no Parque 13 de Maio. Durante reunião Ordinária na Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (8), ele cobrou da Prefeitura que sejam tomadas providências para resolver a questão.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8), o vereador Professor Mirinho (SD) pediu o armamento da Guarda Municipal para auxiliar a Polícia Militar na segurança pública da cidade. Ele também pontuou a importância do aumento na remuneração, em conjunto ao armamento dos agentes, para reforçar a valorização da classe.
Desde 2013, o calendário municipal marca a data de 27 de junho como o Dia do Quadrilheiro Junino. Neste ano, as comemorações foram realizadas na Câmara do Recife nesta sexta-feira (5), em razão das fortes chuvas que atingiram a capital entre maio e junho. Na solenidade, requerida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), celebraram a data quadrilheiros juninos e representantes da categoria, além de autoridades da cultura das esferas municipal e estadual. O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a reunião, promovida no plenário da Casa.
A Comissão de Políticas Públicas da Juventude, da Câmara do Recife, promoveu reunião extraordinária nesta sexta-feira (5). Em pauta, a análise de uma emenda, que foi aprovada, ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 21/2022, que institui o programa de parceria visando estimular a prática desportiva e a inclusão social junto às comunidades carentes, à rede pública municipal de ensino e à política municipal de esporte e lazer.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveu uma reunião solene, na manhã desta sexta-feira (5), para homenagear os 29 anos do Sistema de Crédito Cooperativo/Recife (Sicredi). Médicos, profissionais da área de saúde e funcionários da entidade fizeram questão de prestigiar o evento no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a solenidade.
Natural de Campina Grande (PB), o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Washington Pereira Barros recebeu nesta quinta-feira (4) o Título de Cidadão do Recife. Requerida pelo vereador Chico Kiko (PP), a homenagem foi concedida no plenário da Câmara Municipal, com a presença de familiares e de membros da corporação policial. O vereador Doduel Varela (PP) presidiu a reunião solene.
A Câmara Municipal do Recife explica que a Lei Municipal número 18.970/2022, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (4), trata de alterações na legislação vigente que define benefícios concedidos aos servidores do Poder Legislativo. O objetivo é tornar mais ágil a administração e vale destacar que a Lei não cria novos auxílios e nem reajusta valores.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes analisou e aprovou dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo (PLE), além de outros dois projetos de decreto legislativo (PDL), em reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira (4). A reunião, que também distribuiu outras 12 matérias legislativas para análise e emissão de pareceres, foi conduzida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), presidente do colegiado, e contou com a presença da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Hélio Guabiraba (PSB).
Atenção à assistência social, pessoas em vulnerabilidade e desburocratização do acesso ao Auxílio Municipal Emergencial (AME). Esses foram alguns pontos discutidos na audiência pública realizada pela Câmara do Recife nesta quinta-feira (4), com o tema “Política de Assistência Social no município do Recife”, promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). “Sempre foi importante que o Estado tivesse uma atenção específica para a assistência social e pessoas mais vulnerabilizadas”, observou o vereador, no plenarinho da Casa. Participaram do encontro representantes da Prefeitura, dos trabalhadores, de entidades de psicologia e de assistência social, bem como da sociedade civil.