No dia em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal do Recife aprovou seis projetos de lei Ordinária, dois dos quais que visam a garantir os direitos de cidadania a essa população. Um deles foi o PLO número 144/2022, da vereadora Liana Cirne (PT) e o O PLO número 182/2022, do vereador Ivan Moraes (PSOL). Sob a presidência da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) o colegiado realizou reunião híbrida na tarde desta terça-feira (28), com as presenças das vereadoras Ana Lúcia (Republicanos) e Dani Portela (PSOL).
A proximidade da inauguração da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Fernando Figueira no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana, foi comemorada pelo vereador Rinaldo Junior (PSB). Ele destacou o assunto durante reunião ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (28).
Para instituir a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e o incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife, a Comissão de Saúde aprovou o projeto de lei Ordinária (PLO) número 201/2022, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A proposta agora está apta para ser votada em plenário.
O líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Renato Antunes (PL), debateu os projetos de lei número 29 e 30, ambos de 2022, do Poder Executivo, que foram votados e aprovados na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (28). “O primeiro, fui contra, porque o texto dele não tem clareza. Mas, votei favorável ao segundo. O meu objetivo não foi travar a contratação de recursos financeiros, como preveem as matérias, mas não podemos aprovar todas as propostas do Executivo sem que elas passem por uma ampla discussão. Para que os projetos de lei recebam o meu aval, é preciso que eles tenham uma justificativa técnica e defensável”.
A violência institucional contra mulheres nos ambientes de trabalho. Este foi o assunto abordado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28). A parlamentar lembrou o caso recente de agressão a uma procuradora em São Paulo e abordou uma pesquisa feita em Alagoas, que trata do tema dentro de instituições policiais.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (28) durante a reunião plenária para tratar da situação da Escola Municipal Córrego da Bica, localizada em Passarinho, na Zona Norte da capital. Segundo o parlamentar, há risco de desabamento da barreira situada na rua da unidade de ensino e, além de correrem riscos, os estudantes enfrentam interrupções no calendário escolar durante o período chuvoso.
Medalha de prata na categoria Master do Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo, o Professor Mirinho (SD) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (28), para enfatizar a importância de incentivar os atletas, especialmente, os da periferia. Ele sugeriu a criação de uma bolsa atleta para iniciantes que se classificam para os campeonatos, mas não têm condições financeiras de viajar para competir.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (28), o vereador Renato Antunes (PL) lembrou o Dia do Gestor Governamental, comemorado em 26 de junho. Ele salientou as atribuições e responsabilidades de um gestor governamental, que tem como premissas: a eficiência no planejamento dos recursos financeiros, eficiência na administração de como os recursos serão gastos e o controle desses recursos.
O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (28), três requerimentos de sua autoria que foram aprovados na plenária anterior, na segunda-feira (27). Uma reunião pública para discutir sobre o "Déficit habitacional e a moradia popular no Centro do Recife", que será realizada no plenarinho da Casa no dia 4 de julho, às 15h, foi um dos temas destacados pelo parlamentar.
Com duas bandeiras coloridas distintas que representam a população LGBTQIA+, a vereadora Dani Portela (PSOL), subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (28), para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Na reunião Ordinária, a parlamentar explicou a distinção das bandeiras e do orgulho e luta que elas simbolizam. "Falar em orgulho é lembrar de tudo o que foi conquistado até agora", disse.