Notícias

A vereadora Cida Pedrosa discutiu e aprovou o Projeto de Resolução número 37/2021, de sua autoria, que institui, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, a “Frente Parlamentar do Recife pelo Clima”. O Recife, de acordo com a parlamentar, está entre as cidades mais vulneráveis do mundo ao aumento médio do nível do mar, ao aumento de precipitação e à elevação da temperatura média. Hoje, é a 16ª cidade do mundo mais vulnerável às questões climáticas. “Quando o nosso mandato propôs a criação dessa frente parlamentar, não tínhamos passado pela dor da tragédia das últimas chuvas. Essa frente pode dar grandes contribuições a esse tema, que é debatido em todas as universidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21).

Um conjunto de 24 requerimentos que pedem providências para vistoria de barreiras em áreas de risco, nas regiões de morro do Recife, foi debatido e aprovado pela vereadora Michele Collins (PP), na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21). “Eu estive nas áreas que foram atingidas pelas últimas chuvas e estou em constante monitoramento delas. Espero que esses requerimentos, em específico aqueles que tratam diretamente das barreiras, sejam atendidos. Essas áreas estão sempre em risco pois o que ocorre nelas se compara a um efeito dominó. Muitas vezes uma casa que está localizada numa região acima da outra cai sobre a que está logo embaixo dela. Quando há uma no meio dessas duas, essa também vem abaixo”, relatou.

O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), para abordar o projeto de lei de sua autoria, número 148/2022, que objetiva plantar, em locais públicos, espécies da flora pernambucana que estão ameaçadas de extinção. Ele também fez uma análise a respeito do problema das chuvas na capital pernambucana.

Três soldados da Polícia Militar de Pernambuco receberam votos de aplauso da Câmara do Recife nesta terça-feira (21), por socorrerem uma adolescente que tentou tirar a própria vida na semana passada, em Boa Viagem. Autor do requerimento que pede a homenagem, o vereador Paulo Muniz (SD) subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária para tratar do assunto e agradecer aos policiais Lucas Fialho Boutros, Diego Rocha dos Santos e Caio Henrique Rodrigues da Silva pela ação.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) ressaltou a urgência do debate sobre o meio ambiente, tendo em vista as tragédias ocasionadas pelas fortes chuvas na capital pernambucana no último mês. De acordo com o parlamentar, "esses desastres naturais se tornarão cada vez mais frequentes, tendo como fator o aquecimento global".

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), obras realizadas pela Prefeitura e o envio para apreciação da Casa de projeto de lei do Executivo que considera importante para a política de desenvolvimento urbano da cidade. Além disso, ele tratou sobre o avanço do turismo na capital e em Pernambuco, após o período mais crítico da pandemia.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), o vereador Aderaldo Pinto (PSB), relatou os problemas da Rua Perpendicular e da Praça da Avenida do Forte, ambas no Cordeiro, Zona Oeste da cidade. O parlamentar ressaltou que solicitará os devidos trabalhos à Compesa e à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Na manhã desta terça-feira (21), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, foi discutido o substitutivo nº 01 ao projeto de lei nº 381/2022, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que dispõe sobre a proibição de homenagens a violadores de Direitos Humanos no município do Recife. A matéria foi aprovada em primeira votação, por 20 votos sim e 7 votos foram contrários. “Esse projeto foi bastante discutido e propusemos um acordo com alterações”, afirmou a parlamentar.

Alunos do Colégio Anglo Líder, do bairro do Cordeiro, visitaram as instalações da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21), a convite do vereador Aderaldo Pinto (PSB). Eles ficaram sabendo como funciona o Poder Legislativo, receberam explicações sobre como as leis são criadas, entenderam a diferença entre as atribuições dos poderes constituídos e tiraram dúvidas sobre a importância do trabalho dos vereadores. “Foi um momento importante para os estudantes, pois a vinda à Câmara faz parte uma tarefa pedagógica interna, que visa a formação de lideranças e o despertar para a consciência crítica”, afirmou o diretor pedagógico, Manoel Cabral.

O Dia Municipal Contra o Encarceramento da Juventude Negra, 20 de Junho, foi instituído pela Lei Municipal nº 18.407/17, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). E para debater o assunto, o parlamentar realizou uma reunião pública no plenarinho, por meio de videoconferência, na tarde desta segunda-feira (20) com a presença de representantes de organizações e do público em geral.