Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), o vereador Professor Mirinho (SD) salientou o atendimento da Prefeitura à solicitação dos moradores, através de seu mandato, para requalificação das ruas Varsóvia e Manoel Serafim Couto, na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Ele ressaltou que esses serviços melhoram a qualidade de vida das pessoas.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), a contratação de profissionais de saúde para as unidades de saúde pediátricas da cidade, devido à superlotação dos hospitais. "Passei o fim de semana inteiro recebendo mensagens e vídeos de colegas pediatras das unidades de saúde do Recife clamando por ajuda", lamentou.
Dois projetos de lei de autoria do vereador Paulo Muniz (SDD) foram aprovados em primeira discussão na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (14), pela Câmara Municipal do Recife, revogando leis municipais vigentes. “Estamos fazendo um esforço, no meu gabinete, para identificar as legislações que não fazem mais sentido existir. Seja pelo excesso de burocracia ou porque elas estão travando a economia. Ao revogar, estamos facilitando a vida de novos empreendedores e permitindo que o Recife volte ao ritmo de crescimento”, afirmou o parlamentar, ao discutir suas propostas.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) repercutiu na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (14), a visita que fez junto com outros parlamentares às palafitas sobre o canal de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Ele ainda reforçou o compromisso com aquela comunidade e afirmou que vai lutar para retirar as pessoas do local.
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o requerimento número 6965/2022, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), dirigindo indicação à Secretaria de Política Urbana e de Licenciamento para que seja realizada uma vistoria na obra realizada pela Construtora Moura Dubeux, na Estrada do Arraial, ao lado do imóvel de número 4644, no bairro de Casa Amarela. Na discussão, ela sugeriu, no plenário da Câmara Municipal do Recife, que seja encaminhada uma ação coletiva de vereadores para embargar a obra que, em seu entendimento, causa risco à vida de muitos recifenses.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) debateu o requerimento de número 7117/2022, com voto de aplausos e congratulações, para os funcionários e titulares da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (14). “O que me traz a esta tribuna é o desejo de parabenizar todos que fazem parte dessa pasta, em relação à tragédia que acometeu a cidade do Recife, com as fortes chuvas. Muitos servidores foram deslocados de suas áreas para acudir as famílias e minimizar os impactos que os recifenses mais pobres sofreram”.
A Câmara Municipal vai instalar uma Comissão Suprapartidária para o Acompanhamento dos Efeitos da Chuva no Recife, tendo em vista o desastre causado na capital pelo fenômeno ondas de leste, no fim do mês passado. Proposta pela vereadora Aline Mariano (PP) por meio de uma emenda de plenário aprovada nesta terça-feira (14), a comissão contará com sete integrantes, todos membros do Poder Legislativo, e prazo de funcionamento de 180 dias.
Na tarde desta segunda-feira (13), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião, no plenarinho, onde representantes dos moradores das palafitas localizadas no bairro do Pina, incendiadas no dia 6 de maio, foram recebidos pelos parlamentares. Outra pauta do encontro foi receber o Movimento Resiste Santo Amaro que debateu problemas na comunidade. A vereadora Michele Collins (PP), presidente do colegiado, Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB) conduziram os trabalhos. Luiz Eustáquio (PT), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Osmar Ricardo (PT) também participaram dos debates.
A insegurança nos arredores da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana foi alvo de críticas do vereador Professor Mirinho (SDD). Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, o parlamentar relatou que moradores, pedestres e pessoas que fazem exercícios físicos na área vem sendo frequentemente vítimas de criminosos.
Temas como educação, orçamento público, desmatamento, inflação e fome foram trazidos à tribuna do plenário da Câmara do Recife pela vereadora Dani Portela (PSOL), durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (13). A parlamentar fez várias críticas ao Governo Federal e apresentou reportagens que, segundo ela, são uma fotografia do que o Brasil se tornou.