Notícias

Ela era carismática e tinha grande força de comunicação. De forma simples e compromissada com a ética da verdade, atingia todas as esferas da sociedade quando falava no rádio ou apresentava noticiários da televisão. A jornalista Graça Araújo, que faleceu precocemente em 2018, dá nome à comenda que a Câmara Municipal do Recife entregou a 30 profissionais da imprensa, na noite desta quinta-feira (5). O Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, criado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), teve sua primeira edição em clima de festa, durante reunião solene que lotou o plenário da Casa de José Mariano.

Na condição de membro permanente, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), participou do segundo encontro do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife), realizado nesta quarta-feira (4). A reunião foi coordenada pelo prefeito João Campos e contou com a participação da vice-prefeita, Isabella de Roldão, e de todo o primeiro escalão. Além do Executivo e do Legislativo, o Conselho é formado por um amplo conjunto da sociedade civil, incluindo o terceiro setor, sindicatos, estudantes, artistas, empresários, Universidades, lideranças comunitárias e outros segmentos que representam a população recifense.

Natural do Crato, no Ceará, o jornalista Francisco José de Brito se tornou cidadão recifense nesta quinta-feira (5), ao receber o Titulo de Cidadão da Câmara Municipal do Recife. A honraria foi proposta pela Comissão Executiva da Casa, que é presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB). A solenidade foi conduzida pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que compôs a Mesa dos trabalhos junto ao autor da honraria, ao homenageado e a sua esposa, a jornalista Beatriz Castro.

As polêmicas em torno do restauro de Mercado de São José, um dos cartões-postais do Recife, vieram à tona em uma reunião pública promovida na Câmara Municipal nesta quarta-feira (4). O debate, promovido pela Comissão Especial do Poder Legislativo para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos, contou com a participação de permissionários do equipamento e de integrantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB). A Comissão Especial é presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal se reuniu por videoconferência, na tarde desta quarta-feira (4), para analisar 18 projetos, entre os quais aprovou 10. Destacou-se o projeto de lei Ordinária (PLO) número 110/ 2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC), que permite que os usuários de academias de ginástica privadas do município do Recife ingressem nesses estabelecimentos acompanhados de personal trainers.

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Pernambuco (Sescap-PE) foi homenageado em reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (4), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). A entidade defende os interesses jurídicos e legislativos de seus representados e, através da união e cooperação de todos os integrantes, concede voz ativa a toda categoria. “Para mim é uma alegria poder homenagear essa instituição que cumpre papel importante e que trabalha pela desburocratização do ambiente empresarial. É uma entidade que defende os interesses das empresas de serviços, com destaque na área de contabilidade”, disse.

A Frente Parlamentar para a Discussão sobre a Concessão do Porte de Arma para os Agentes de Segurança do Recife, da Câmara dos Municipal, presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), realizou, nesta quarta-feira (4), uma audiência pública para debater sobre o papel da Guarda Municipal na segurança pública da cidade. A mesa de discussão teve várias composições e contou com a presença de parlamentares e representantes da segurança pública de vários municípios.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (3), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou a gestão estadual por conta da queda de parte do teto do Hospital da Restauração, área central da cidade. "Vim falar sobre uma tragédia anunciada. Eu já vinha recebendo alguns telefonemas de amigos médicos e pacientes da Restauração de que estava faltando água de beber".

Considerada a capital com o maior índice de desemprego do Brasil, o Recife tem ainda 35% da população em situação de pobreza, de acordo com dados do Ministério da Cidadania e Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Essa situação se tornou mais crítica durante a pandemia da covid-19, quando a cidade escancarou as desigualdades de raça, de gênero e de classe. Por isso, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública, na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (3), para debater as políticas públicas de transferência de renda. O plenarinho da Casa de José Mariano, onde foi realizada a audiência pública, ficou lotado.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (3), o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre vários assuntos, dentre eles: o prazo para tirar o título eleitoral, uma reunião com representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) sobre a desapropriação das casas de 52 famílias da comunidade Vila Esperança, no Monteiro, Zona Norte da cidade, para a construção da ponte Monteiro-Iputinga, bem como uma audiência pública que vai acontecer nesta terça, no plenarinho da Casa, às 15h, sobre renda básica.