Notícias

Emocionada, tentando conter as lágrimas, a vereadora Liana Cirne (PT) dedicou à advogada Patrícia Carvalho, o projeto de lei (PLO) número 367/2021, aprovado hoje, que institui, no município do Recife, a campanha “Outubro Rosa” de conscientização para a prevenção do câncer de mama. A advogada, que trabalhou em seu gabinete, perdeu a luta contra o câncer este ano. “Você foi e continua sendo uma inspiração para todas nós, mulheres, ativistas e feministas. Todo o nosso gabinete lhe dedica essa legislação com amor e gratidão pelo que fez para o nosso mandato e pela nossa cidade”, disse.

Depois de ter feito uma visita a unidades municipais de saúde, o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que o Posto Francisco Pignatari, localizado na Estrada do Arraial, bairro de Casa Amarela, “está um caos”. Ele fez a denúncia na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). “Estive naquela unidade atendendo a pedidos de moradores”, disse.

Ao agradecer pelas ações que “a Prefeitura do Recife vem realizando em toda a cidade”, o vereador Waldomiro Amorim (Solidariedade) disse que o bairro da Imbiribeira, na Zona Sul, está se “transformando num verdadeiro canteiro de obras”. Ele fez os elogios na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). “O prefeito João Campos está observando o bairro com visão crítica, e cumprindo nossos requerimentos. A ordem é marchar”, disse.

Foi aprovado, em segunda discussão, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei número 402/2021, de autoria do vereador Waldomiro Amorim (SD), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Rett”, a ser comemorada na última semana do mês de outubro. A proposição foi tema do pronunciamento do parlamentar nesta terça-feira (26) e seguirá para sanção do prefeito.

No último dia 19, a Câmara do Recife discutiu e rejeitou o requerimento nº 3582/2022, que solicitava à Prefeitura a retirada do busto do marechal Humberto de Alencar Castello Branco, comandante do primeiro período da Ditadura Militar instalada em 1964, do canteiro central da ponte que leva o seu nome, localizada no bairro da Caxangá. Nesta terça-feira (26), a vereadora Dani Portela, que assinou o requerimento, subiu à tribuna para comentar uma das repercussões do pedido: a disseminação de notícias falsas contrárias à indicação.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) pediu apoio aos demais parlamentares da Casa de José Mariano em relação ao requerimento nº 4541/2022, de sua autoria, no qual dirige indicação ao Secretário de Educação do Recife no sentido de contratar professor substituto com curso ou domínio na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para apoio aos alunos surdos na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, localizada no bairro de Casa Amarela. A proposição foi aprovada durante a reunião plenária da Câmara nesta terça-feira (26).

Nesta terça-feira (26), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) agradeceu a Comissão Especial para Acompanhamento da Situação dos Mercados Públicos do Recife pela escuta realizada com os permissionários do Mercado de São José. De acordo com a Prefeitura, diversas obras serão executadas naquele espaço público com aprovação e financiamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e terão como objetivos atrair investimentos e ampliar a visibilidade do local como ponto turístico.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião pública para comemorar o Dia Nacional do Choro (23 de abril), na tarde desta segunda-feira (25), no plenarinho da Casa de José Mariano. “Além de celebrarmos a data, apresentamos um projeto de lei para criarmos o Dia Municipal do Choro, a ser marcado na data de 18 de julho. O Dia Municipal tem como objetivo promover e valorizar o gênero musical, enquanto importante símbolo da cultura popular no Recife. Também debateremos, nesta reunião pública, políticas públicas ligadas a este segmento”.

Repudiar a “incitação, realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), à legalização da maconha por meio de outdoors espalhados na cidade do Recife”. Esse é o teor do requerimento nº 4514/2022, rejeitado pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (25), e que foi alvo de críticas do vereador Osmar Ricardo (PT) na tribuna. Durante a discussão do texto na reunião plenária, o parlamentar afirmou que o voto de repúdio tem cunho “eleitoreiro”.

A vereadora Michele Collins (PP) defendeu o requerimento de número 4514/2022, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), concedendo “voto de repúdio à incitação, realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), e à legalização da maconha por meio de outdoors espalhados na cidade do Recife”. Ela pediu voto nominal, mas o requerimento terminou sendo rejeitado com 22 votos contrários e oito favoráveis. “Sei que o outdoor não foi uma atitude legislativa, pois a peça publicitária não ficou dentro da Câmara, mas fora dela. Mesmo assim, como militante há 25 anos contra as drogas, não tenho como ser contra o requerimento”.