A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (18), via videoconferência, para que a Secretaria de Saúde do Recife pudesse apresentar o relatório das ações da pasta referente ao terceiro quadrimestre de 2021. A secretária Luciana Albuquerque e equipe apresentaram os dados. A vereadora Natália de Menudo (PSB), presidente do colegiado, e o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), vice-presidente, acompanharam os trabalhos.
O relatório demonstrou os resultados das ações previstas no Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021 e na Programação Anual de 2021.
Na tarde desta segunda-feira (18), será instalada na Câmara do Recife a Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos. A criação do grupo foi solicitada no fim do mês passado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária desta manhã para repercutir o assunto. Além disso, a parlamentar tratou do tema da legalização da Cannabis, que havia sido abordado por diversos parlamentares ao longo da reunião.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (18), durante a reunião plenária, 19 requerimentos apresentados pelo vereador Felipe Alecrim (PSC) solicitando melhorias, ações e serviços de órgãos como a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Polícia Militar de Pernambuco. Dentre eles, estava um conjunto de sete requerimentos, destacados pelo parlamentar na tribuna, que pedem iniciativas do Poder Público para atenuar os efeitos das chuvas no bairro da Caxangá.
A Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei Ordinária (PLO) 20/2020, do vereador Ivan Moraes (PSOL), que institui a obrigatoriedade da liberação da catraca ou roleta de acesso para as crianças de até seis anos de idade, usuárias do transporte público no município do Recife. “Quero celebrar a aprovação do PLO que libera a catraca para as crianças, que não precisam mais rastejar nos ônibus. As catracas podem ser liberadas pelos próprios motoristas”, afirmou o parlamentar.
No início da tarde desta segunda-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Dilson Batista (Avante) teceu comentários sobre a descriminalização da maconha. O assunto foi abordado por conta de outdoors posicionados na cidade pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). "A maconha já causa um mal tremendo, imaginem ela permitida. O álcool já gera violência no trânsito e o tabaco causa câncer e doenças na laringe, faringe, dentre outras", afirmou Batista.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Renato Antunes (PSC) pediu a suspensão, sem prazo de retorno, do edital da Prefeitura sobre a reforma do Mercado de São José, que deve ser aberto no próximo dia 20. A justificativa foi de que ainda não houve uma audiência pública para ouvir a população e os permissionários. Além disso, ele convidou os demais parlamentares e a população para um debate no bairro do Ipsep, Zona Sul da cidade, sobre a contratação da empresa de engenharia para execução das obras no bairro.
O Acampamento Terra Livre, evento anual de indígenas em prol de seus direitos constitucionais que ocorre neste mês, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (18), durante a reunião plenária. Na ocasião, a parlamentar enfatizou a mobilização contra os chamados “PLs da morte”, em tramitação no Congresso. As matérias incluem projetos como o de nº 490/2007, que pode abrir as terras indígenas para a exploração econômica e impedir novas demarcações.
Ao parabenizar a iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB) pela realização de uma reunião solene sobre enfermagem, o Tadeu Calheiros (Podemos) aproveitou para pedir, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o chamamento de profissionais de enfermagem nas unidades de saúde do Recife.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Dilson Batista (Avante) reclamou da ausência de poda de algumas árvores no bairro de Dois Irmãos, na Zona Oeste, e pediu que a Prefeitura faça uma fiscalização no local. Além disso, ele criticou outdoors posicionados na cidade, pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), sobre a legalização da Cannabis.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) disse que a Prefeitura do Recife diminuiu o número de doses de vacina contra doenças como sarampo e rubéola e que agora as crianças estão correndo o risco de contrair essas infecções. Baseado em dados publicados pela imprensa pernambucana, no final de semana, o parlamentar fez a defesa de um reforço da aplicação desses imunizantes para evitar que as doenças proliferem.