Notícias

O Mangue Beat, fundado em 1991, nasceu no Recife com o objetivo de se apresentar enquanto movimento contracultural de mistura de ritmos tradicionais e de elementos da cultura regional como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop. Logo em seguida, em 1992, foi lançado o manifesto Caranguejos com Cérebro em que se denunciava a miséria e propunha uma renovação cultural que unisse o tradicional ao moderno. Após a publicação do manifesto, artistas como Chico Science & Nação Zumbi e o Mundo Livre S/A, lançaram seus trabalhos musicais. Por seus 30 anos de existência, o manifesto foi homenageado no plenário da Câmara, numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, 30 personalidades foram celebradas na solenidade. O vereador e primeiro- secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se, por videoconferência, nesta quinta-feira (7), e aprovou pareceres positivos a seis projetos de lei. Além do presidente do colegiado, o vereador Fabiano Ferraz (Avante), que convidou para o próximo encontro da Comissão, marcado para o dia 11 de maio, às 10h, estava o vereador Eduardo Marques (PSB).

Ela já viveu mais tempo no Recife do que mesmo em sua cidade natal, Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Na capital pernambucana fundou, com a família, o Grupo Julietto, que é considerado referência em fastfood. Mais do que isso, é uma empresa que se destaca por promover a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher. Essas referências, por si, correspondem às prerrogativas contidas no Regimento Interno da Câmara Municipal para garantir à empresária Paula Varea Guareschi, que sabe conciliar os interesses do mundo corporativo com as causas sociais, o Título de Cidadã do Recife.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (6) uma reunião para discutir pareceres a 14 projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Presidido pelo vereador Felipe Francismar (PSB), o grupo acatou o parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 169/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), que visa a dar nome ao parque que será construído no Cais José Estelita. Caso a matéria seja aprovada pelo plenário e sancionada, o local se chamará Parque da Resistência Leonardo Cisneiros.

Criada em setembro do ano passado, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara do Recife realizou uma palestra no plenarinho da Casa nesta quarta-feira (6) para debater o tema da violência política de gênero. O evento discutiu, principalmente, a lei federal 14.192/2021, que cria penalidades para o crime na legislação eleitoral. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), procuradora especial da Mulher e 2ª vice-presidente do Legislativo Municipal, a palestra contou com a presença da autora da norma, a deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos).

Nesta quarta-feira (6) pela manhã uma comitiva de parlamentares recifenses participou do lançamento do Programa Encostas, promovido pela Prefeitura do Recife, que vai investir mais de R$ 40 milhões em obras de contenção em morros e áreas de risco da cidade. Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB); o primeiro-secretário, Eriberto Rafael (PSB); o líder do governo, Samuel Salazar (MDB); o vice-líder, Rinaldo Junior (PSB); e os parlamentares Zé Neto (PROS), Fabiano Ferraz (Avante), Waldomiro Amorim (SDD), Aderaldo Pinto (PSB), Joselito Ferreira (PSB) e Hélio Guabiraba (PSB).

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (5), de forma híbrida, mais uma audiência pública sobre a obra da ponte Monteiro-Iputinga, aguardada pelos recifenses desde 2012. O evento foi requerido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que já debateu o tema em duas outras ocasiões, desde setembro de 2021. Desta vez, a discussão girou em torno do sistema viário da obra.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta terça-feira (5), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou a necessidade de reforma no Mercado de São José, no bairro de São José. Ele aproveitou a ocasião para ressaltar que tem sido procurado por permissionários e defendeu que tenha um maior diálogo entre a Prefeitura e esses comerciantes, antes das obras terem início. O assunto também foi abordado pelo parlamentar no início da semana, nesta segunda-feira (4).

A vereadora Liana Cirne (PT) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), dez requerimentos concedendo voto de aplausos a mães de autistas. Em seguida, a parlamentar aproveitou para ressaltar uma moção de repúdio ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, além de salientar a importância da atuação do Simpere (Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife) para o reajuste salarial da classe.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), o vereador Felipe Alecrim discutiu, em bloco, 25 requerimentos de sua autoria, com solicitações à URB (Autarquia de Urbanização do Recife), Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife), Compesa, e CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte) para a realização de serviços destinados a minimizar os problemas causados pelas chuvas. As proposições foram aprovadas em plenário.