Foi para homenagear donos de bares e botecos que participaram do concurso "Comida di Buteco" que a Câmara do Recife realizou uma solenidade nesta segunda-feira (4). Proposto pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), o evento contou com a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e prestou homenagem a proprietários desses estabelecimentos tão característicos da cidade, que resistem às dificuldades impostas pela pandemia, cativando clientes com seus pratos peculiares e deliciosos.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar a sociedade sobre o tema em questão. As políticas públicas direcionadas a essa parcela da sociedade foram debatidas numa iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), por meio de uma audiência pública, no plenarinho da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (4). Os vereadores Eriberto Rafael (PP), primeiro-secretário da Casa, e Paulo Muniz (SD) acompanharam os trabalhos.
Duas comissões realizaram reuniões extraordinárias, na tarde desta segunda-feira (4), quando aprovaram o projeto de lei do Executivo (PLE) número 10/2022, que promove alterações na Lei Municipal número 18.894, de 21 de fevereiro e 2022, cria cargos efetivos e dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica. As comissões de Finanças e Orçamento; e a de Legislação e Justiça, analisaram o PLE, que está tramitando em regime de urgência. Ele agora está apto a ser votado em plenário.
Má infraestrutura, falta de profissionais e baixa cobertura de atendimento. Foram esses os problemas encontrados pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) em uma série de visitas feitas neste ano aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do Recife. O parlamentar tratou do tema nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (4) um requerimento da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que solicita à Comissão Executiva da Casa a criação de uma Comissão Especial para Tratar do Acompanhamento da Gestão dos Mercados Públicos do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar discutiu o pedido para salientar a importância desses equipamentos e de sua preservação.
Procuradora Especial da Mulher da Câmara do Recife, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (4) para fazer um convite público para uma palestra que será promovida pelo órgão na próxima quarta-feira (6). Com o tema “Violência Política contra Mulheres”, o evento contará com a participação virtual da deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos), autora de uma lei que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), o vereador Ivan Moraes (PSOL) leu uma carta de repúdio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) ao edital da Prefeitura destinado ao financiamento de 150 vagas em comunidades terapêuticas na capital. O parlamentar destacou a utilização do seu mandato para a leitura de posicionamento de várias entidades da sociedade civil para que sejam ouvidas.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu oito requerimentos de sua autoria que solicitam melhorias para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do Recife. Na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), o parlamentar ressaltou a vitória dos movimentos antimanicomiais e da reforma psiquiátrica. De acordo com ele, tais lutas fizeram compreender e alertar para a necessidade de que "as pessoas deixassem de ser trancafiadas por terem algum tipo de sofrimento mental".
O vereador Alcides Cardoso (sem partido) discutiu o requerimento de número 3518/2022, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que solicitou a criação de uma comissão especial para fazer o acompanhamento da gestão dos mercados públicos do município do Recife. “Parabenizo a vereadora pelo requerimento e aproveito para manifestar o meu desejo de fazer parte do colegiado”, disse. Após as discussões, a solicitação da parlamentar foi aprovada.
O vereador Doduel Varela (PP) anunciou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4), a desfiliação do Partido Social Liberal e a inscrição do seu nome no Partido Progressista (PP). O PSL se juntou oficialmente ao Partido Democratas, em fevereiro, para formação do União Brasil. “Eu vou trilhar novos caminhos, mas não posso deixar de agradecer a todos e todas que estiveram juntos comigo nesta minha caminhada até aqui”, disse.