A queda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Dani Portela (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (29), durante a reunião plenária. Na ocasião, a parlamentar defendeu que as suspeitas que motivaram o pedido de exoneração de Ribeiro – ou seja, a existência de crimes de tráfico de influência e corrupção envolvendo pastores evangélicos que atuariam junto ao Ministério – teriam ocorrido sob a anuência do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Na manhã desta terça-feira (29), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Doduel Varela (PSL) discutiu o requerimento nº 3179/2022, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito João Campos para o retorno do posto de saúde Bongi/ Boa Ideia, no bairro de San Martin. “Solicito o apoio dessa Casa para essa proposição. A unidade do posto foi fechada e os moradores passaram a ser atendidos na Upinha do Bongi, que dobrou o número de atendimentos”. A proposição foi aprovada no plenário da Casa.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) dirigiu-se à tribuna para comemorar o anúncio do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que desobriga a utilização de máscaras em ambientes abertos. O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (29), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. O parlamentar também citou que no início de abril ocorre audiência pública sobre os festejos de São João.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) falou de dois temas distintos na reunião híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (29). Um dos temas, as comemorações que ocorrerão por conta do centenário de criação do PCdoB, no final de semana, no Rio de Janeiro. O segundo foi a necessidade de se refazer uma lei, cujo projeto de lei do Executivo foi aprovado recentemente, mas que deixou de fora as conquistas salariais históricas adquiridas pelos “técnicos municipalizados” do Recife.
Ao comentar que o presidente Bolsonaro “deixa um rastro de destruição por onde passa”, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara do Recife, que ele atenta contra a história e a natureza em Pernambuco. “O alvo dele agora é o nosso Estado. O presidente quer construir uma escola de sargentos em Aldeia (localizada em Camaragibe), e isso vai destruir parte da Mata Atlântica. Além disso, quer interferir nas regras de construção de imóveis em Fernando de Noronha”. A reunião Ordinária ocorreu na manhã desta terça-feira (29).
Na reunião Ordinária desta terça-feira (29), o vereador Renato Antunes (PSC) comentou a falta de vagas em creches da cidade. Na Câmara Municipal, ele também defendeu o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, que pediu exoneração do cargo após denúncias de tráfico de influência no Ministério.
A vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, conduziu os trabalhos, por meio de videoconferência, na tarde desta segunda-feira (28). Os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB) acompanharam a reunião. Seis projetos foram distribuídos, sete analisados e, na ocasião, a Comissão contou com a participação de um convidado que abordou problemas que estariam ocorrendo em uma parceria realizada entre a Prefeitura e o sistema prisional.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) abordou dois assuntos na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (28): o primeiro foi o anúncio de criação de uma comissão especial para acompanhamento da situação dos mercados públicos do Recife, a partir de uma proposta de sua autoria. O outro, para informar que votaria a favor, mas que tinha ressalvas ao PLE 08/2022, aprovado no plenário em primeira votação.
No tempo reservado às lideranças durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira(28), o vereador Dilson Batista (Avante) parabenizou o deputado federal de Pernambuco, Sebastião Oliveira (Avante), pela emenda parlamentar destinada por ele, que promoverá a climatização das guaritas e postos da Guarda Municipal do Recife.
Em choque com a liderança do Partido dos Trabalhadores por conta da disputa eleitoral pelo Governo de Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes (SD) anunciou na semana passada que sairia do PT, filiando-se ao Solidariedade na sexta-feira (25). Na Câmara do Recife, o vereador Osmar Ricardo (PT) teceu críticas à movimentação da deputada em dois discursos proferidos na tribuna da Casa durante a reunião plenária desta segunda-feira (28).