Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) abordou dois temas, na reunião plenária virtual, realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (20): no primeiro, informou que entrará com representação criminal contra um pastor evangélico por intolerância religiosa. No segundo, repercutiu matéria de um jornal local que fala de um projeto de lei, de seu mandato, que garante vagas em habitacionais a famílias LGBTQIA+ .

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), acompanhou o prefeito João Campos durante sanção à lei que oficializou o repasse de R$ 30 milhões, da Casa de José Mariano, para serem investidos em obras públicas em bairros e comunidades da cidade. A assinatura ocorreu na sede da Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (16), e contou com a presença do secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz, e dos vereadores Eriberto Rafael (PP), primeiro-secretário da Casa, e Samuel Salazar (MDB), líder do Governo, além da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

O Recife pode ganhar o Censo Populacional de Animais Domésticos. Pelo menos é o que prevê o projeto de lei número 223/2021, aprovado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (17). O colegiado, presidido pela vereadora Andreza Romero (PP), aprovou cinco projetos de lei durante o encontro que ocorreu via videoconferência e contou com a participação da vereadora Liana Cirne (PT).

Parte mais ao sul do bairro de Boa Viagem, a comunidade de Setúbal expressa, nos últimos anos, demandas próprias – uma delas, a melhoria da segurança. Atenta a essa questão, a Câmara do Recife promoveu nesta quinta-feira (16), por meio de videoconferência, uma audiência pública para tratar do tema. O debate partiu da iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD), que convidou moradores e autoridades da segurança para o debate.

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre os impactos da Reforma da Previdência na vida dos servidores municipais, o vereador Osmar Ricardo (PT) realizou audiência pública nesta quinta-feira (16). As mudanças, ocorridas este ano, permitiram a aprovação de novas alíquotas, o aumento do tempo de contribuição e da idade de aposentadoria do funcionalismo municipal. O tema dos debates, que ocorreram no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, foi “o déficit atuarial e a política de investimentos do Reciprev e Recifin geridos pela Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ampass)”.

Natural de Manaus, o padre Sérgio Lúcio Alho da Costa nasceu no dia 27 de outubro de 1966. É sacerdote salesiano desde 1995 e, desde então, promove trabalhos de reconhecimento por onde passa. E na manhã desta quinta-feira (16), o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), concedeu ao religioso o Título de Cidadão do Recife, em uma solenidade realizada no plenário da Casa de José Mariano. A Mesa contou com a presença de Claudecir Gomes, representando todos os fiéis, e Francisco Padilha, ex-Procurador da cidade de Paulista. O vereador Hélio Guabiraba (PSB) presidiu o evento.

No último encontro do ano, nesta quinta-feira (16), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre as normas de veiculação de anúncios no espaço urbano da cidade. Estavam presentes no encontro, transmitido por videoconferência, o presidente do colegiado, vereador Samuel Salazar (MDB), e os vereadores Marco di Bria Júnior (PSB) e Marco Aurélio Filho (PRTB).

Ele tem um extenso currículo de serviços relevantes prestados ao Recife pela atuação no Ministério Público de Contas e, depois, no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O trabalho que realiza é “motivo de honra para a população recifense”, como exige o Regimento Interno da Câmara Municipal e por isso só faltava a oficialização de uma comenda. Desde a noite desta quarta-feira (15), o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, 52 anos, presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, é o mais novo cidadão recifense. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Câmara.

“Vai ter Carnaval?” Esse foi o tema de uma audiência promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (15), de forma híbrida. O debate, que tem em vista a pandemia de covid-19, partiu da iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL) e da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos, presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). Na ocasião, o secretário de Cultura da cidade do Recife, Ricardo Mello, e o presidente da Fundação de Cultura, José Manoel Sobrinho, falaram sobre o que tem sido feito pela gestão a respeito do tema e sobre as perspectivas de realização da festa.

Presidida pelo vereador Dilson Batista (Avante), a Comissão de Segurança Cidadã reuniu-se na manhã desta quarta-feira (15), via videoconferência, fez um balanço das atividades e destacou o potencial da Guarda Municipal do Recife. Os vereadores Fabiano Ferraz (Avante) e Doduel Varela (PSC) também acompanharam o andamento dos trabalhos do colegiado.