Notícias

Uma empresa responsável pelas merendas da rede de ensino municipal recebe os recursos da Prefeitura, mas não realiza o pagamento devido às merendeiras contratadas. Foi essa a denúncia que a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) levou à tribuna virtual da Câmara do Recife durante a reunião plenária remota desta segunda-feira (13). De acordo com a parlamentar, as profissionais ainda não receberam os vencimentos deste mês.

Ao argumentar que “mais uma vez estamos dando um cheque em branco à Prefeitura do Recife”, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu destaque para a votação da emenda do vereador Ivan Moraes (PSOL) ao projeto de lei do Executivo número 46/2021. O PLE é referente a uma operação de crédito, por meio da linha de financiamento da Caixa Econômica Federal (Caixa), no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

O atraso no pagamento do salário de merendeiras contratadas por uma empresa terceirizada foi o assunto destacado pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB) durante reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta segunda-feira (13). Ele lembrou da lei municipal de número 18.626/2019, de sua autoria, que obriga empresas prestadoras de serviços terceirizados à Administração Pública Municipal à comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias da totalidade de seus funcionários. O parlamentar denunciou que, além do atraso no salário, as profissionais não estavam recebendo vale-transporte e alimentação.

Na manhã desta segunda-feira (13), a vereadora Michele Collins (PP), na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, sugeriu à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a qual é presidente, para que juntas possam emitir uma nota sobre o caso de violência doméstica que a economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho sofreu do ex-marido, o ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico. “É inadmissível”.

A vereadora Liana Cirne (PT) prestou solidariedade à economista Maria Eduarda Marques de Carvalho, que durante 25 anos sofreu violências físicas e psicológicas por parte do ex-marido e ex-secretário de Justiça e Diretos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico. “Quero também ressaltar a importância do gesto dela, de romper com o ciclo de silenciamento”, disse, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (13), pela Câmara Municipal do Recife.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (13), o vereador Fabiano Ferraz (Avante) destacou a votação do projeto de lei de Executivo número 42/2021, que define a Política Municipal de Mobilidade e institui o Plano de Mobilidade do Recife. “Um tema que foi fruto de muito debate e que recebeu a minha colaboração e dos demais colegas vereadores, na busca por oferecer o melhor para o povo recifense”, disse o parlamentar que presidente a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa.

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), encerrou as atividades do ano durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (10), transmitida por videoconferência. O colegiado votou as emendas e aprovou o parecer ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 42/2021, que define a Política Municipal de Mobilidade Urbana, institui o Plano de Mobilidade Urbana do Recife.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB) e o primeiro-secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP), prestigiaram nesta sexta-feira (10) à tarde a abertura da 21ª edição da Fenearte, no Centro de Convenções. O evento é o mais importante da América Latina para os negócios do artesanato e conta com mais de 5 mil expositores vindos de todas as regiões de Pernambuco, além de artistas de outros estados e do exterior. A cerimônia contou com as presenças do governador Paulo Câmara, dos prefeitos do Recife, João Campos, e de Olinda, Professor Lupércio, além de deputados federais, estaduais, secretários, gestores públicos e produtores culturais.

Na data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta sexta-feira (10), para homenagear os 60 anos da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).Trata-se de uma das mais antigas ONGs brasileiras em atividade e foi fundada em 1961, com missão de desenvolver, acompanhar e apoiar projetos de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. “A última vez que subi aqui, nesta tribuna, foi na segunda semana de março de 2020, quando a gente já sabia que seria uma das poucas vezes que teríamos reunião presencial. Hoje é o dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e voltamos para uma reunião neste plenário. Isso é simbólico, assim como é simbólico estarmos, nesta ocasião, homenageando a Fase”, disse.

Presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife analisou e aprovou quatro projetos de lei de autoria do prefeito João Campos. O encontro, que aconteceu por videoconferência nesta sexta-feira (10), também contou com a presença dos vereadores Marcos di Bria Júnior (PSB) e Marco Aurélio Filho (PRTB).