O vereador Ivan Moraes (PSOL) debateu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), a questão do déficit habitacional da cidade que, segundo ele, soma mais de 70 mil moradias. O discurso do parlamentar foi em solidariedade a um protesto feito na última semana pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) contra o despejo de 300 famílias da Ocupação 8 de Março, localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
A vereadora Michele Collins (PP) informou que o deputado federal Diego Garcia, do Paraná, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida e também da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras esteve no Recife no final de semana. “Tivemos uma reunião com os presidentes das três frentes que trabalham com os mesmos interesses nas esferas municipal, estadual e federal. O deputado veio conhecer o trabalho das pessoas do Recife e de Pernambuco que militam nessa área e ouvir as mães que enfrentam problemas porque têm filhos especiais”, afirmou, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (25).
Ao discutir o requerimento de número 10.990/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que é preciso não só repudiar a misoginia do presidente da República, Jair Bolsonaro, como também reconhecer que o prefeito João Campos fez o que é certo. O parlamentar se referia à ementa do requerimento que concedeu voto de repúdio ao veto do presidente da República à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua.
Segundo o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a negociação de reajuste salarial para os servidores municipais da saúde e educação não foi satisfatória. O parlamentar enfatizou que houve uma reunião dos profissionais com a gestão, e foi oferecido o percentual de 1,2%. “Participei da mesa de negociação na última sexta-feira (22) e foi lamentável a forma de tratar os servidores”. O assunto foi abordado por ele nesta segunda-feira (25), na reunião plenária virtual da Câmara do Recife.
Sobre o requerimento nº 10990/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), concedendo voto de repúdio ao veto do presidente da República Jair Bolsonaro à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua, o vereador Alcides Cardoso (DEM) discordou da proposição, e ressaltou que o governo Federal irá adotar uma medida beneficiando as mulheres. O assunto foi tema da reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (25).
Na manhã desta segunda-feira (25), durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) elogiou o Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Bolsa Família e que começará a ser pago em novembro, no valor de R$ 400 reais. Todos aqueles que fazem parte da pobreza e extrema pobreza que estão no programa social através do Cadastro Único, do SUAS (Sistema Único de Assistência Social, serão contemplados. “Muito importante principalmente nesse momento de crise que o mundo inteiro está passando”.
A vereadora Liana Cirne (PT) anunciou, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal desta segunda-feira (25) que realizou uma blitz, no centro do Recife, com a sua equipe de trabalho. “Fizemos um planejamento estratégico do segundo semestre e esta blitz é considerada uma das mais importantes. Durou cinco horas e vimos que o nosso centro está abandonado”, disse.
Os 103 anos de existência da Igreja Assembleia de Deus, comemorados nesse domingo, 24 de outubro, foram lembrados pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). “A nossa igreja é centenária e tem grande importância na evangelização do Recife e do Estado de Pernambuco”, disse, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (25).
A vereadora Dani Portela (PSOL) defendeu a adoção de uma política pública concreta para se reduzir o déficit habitacional do Recife, em discurso realizado na reunião plenária virtual da Câmara Municipal realizada na manhã desta segunda-feira (25). “Na última sexta-feira, nós acompanhamos as negociações da ocupação 8 de Março, na Zona Sul. Ela tem o nome do Dia Internacional da Mulher porque é formada, na grande maioria, por mulheres. Todas elas são chefes de famílias e estão ali porque não têm para onde ir”, disse.
Suplente do vereador Aderaldo Pinto (PSB), que se encontra em licença para efetuar tratamento médico, o vereador Marcos di Bria Júnior foi empossado como vereador do Recife nesta segunda-feira (25), durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal. O novo parlamentar teve a sua posse no cargo declarada pelo presidente da Casa, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).