Dois temas foram abordados em um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (9), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. Na ocasião, a parlamentar comentou um caso de racismo religioso ocorrido no final de julho, quando um pastor evangélico da capital publicou um vídeo na internet em que associava imagens religiosas de matriz africana pintadas no túnel da Abolição a “demônios”. Ela destacou, ainda, a ação popular que move contra a Prefeitura com o objetivo de garantir o pagamento ao reajuste dos professores da rede pública municipal.
"A Lei Maria da Penha é um marco na história do enfrentamento à violência contra nós mulheres", afirmou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião plenária virtual desta segunda-feira (9). Ela também celebrou a reinauguração do Centro de Referência Clarice Lispector, com atendimento presencial 24 horas, bem como a descentralização do serviço, nas chamadas Salas da Mulher, em vários Compaz.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferêcia, nesta segunda-feira (9), o vereador Luiz Eustáquio ressaltou a necessidade da conscientização para o enfrentamento ao uso das drogas na cidade. Conforme lembrou o parlamentar, a lei municipal número 17.442/ 2008, de sua autoria, institui o dia 12 de agosto como o Dia Municipal de Combate ao Uso de Drogas. “A intenção é poder incentivar as pessoas para que todos possam estar lutando em favor da vida".
A Câmara Municipal do Recife aprovou, em primeira votação, o projeto de lei número 89/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que inclui a Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo, no calendário oficial de eventos do município. "Propomos ter uma semana de conscientização desse tipo de relacionamento que acomete os homens também, mas em 90% dos casos, quem sofre, somos nós, mulheres”, lamentou a parlamentar.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez um apelo para que os parlamentares da Câmara Municipal do Recife prossigam no trabalho de conscientizar a população de que o cenário da pandemia de covid-19 continua preocupante. Ele afirmou que os dados de Pernambuco e do Recife não são mais críticos como vinham sendo, porém, “é preciso que a população permaneça observando as orientações sanitárias e tomando as devidas precauções”.
“Um exemplo de homem público e uma grande referência para a política do Recife, de Pernambuco e do Brasil”. Foi assim que o vereador Alcides Cardoso (DEM) qualificou Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, governador de Pernambuco entre 1991 e 1995, durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (9). Joaquim Francisco faleceu na terça-feira passada (3), na capital, onde se tratava contra um câncer de pâncreas.
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) contestou as críticas feitas por parlamentares da Oposição de que a Prefeitura do Recife não paga o reajuste do piso do magistério aos professores da rede municipal de ensino. Na reunião plenária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (9), ele garantiu que a atual gestão não descumpre a lei federal número 11.738/2008, que é a legislação que institui o Piso Salarial Nacional do Magistério.
Os 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha, comemorados sábado, dia 7, foram lembrados pela vereadora Dani Portela (PSOL) na reunião plenária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (9). “Apesar de sua importância, há muito o que avançar, sobretudo porque constatamos que há um aumento dos casos de feminicídio na nossa cidade”, afirmou. Em sua opinião, a Lei Maria da Penha avançou em medidas punitivas, mas pouco em preventivas.
Com o objetivo de dialogar mais com a população, o vereador Felipe Alecrim (PSC) criou o projeto Gabinete nas Ruas. E, de acordo com o parlamentar, a maior queixa dos moradores é em relação a falta de calçamento de ruas. O assunto foi debatido na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, via internet, nesta segunda-feira (9).
O uso da bicicleta como meio de locomoção coloca em xeque a segurança patrimonial e da vida do ciclista. Existem leis vigentes de proteção, mas nem sempre são respeitadas pelos usuários de veículos. Foi pensando nessa problemática que o vereador Luiz Eustáquio (PSB) realizou, nesta sexta-feira (6), na Câmara do Recife, a audiência pública "A Patrulha Ciclística e a estrutura para garantir a segurança do ciclista nas vias". O encontro virtual reuniu representantes de secretarias municipais, da Guarda Municipal, da Polícia Militar de Pernambuco e da sociedade civil.