Um projeto que recebeu veto total da Prefeitura do Recife foi defendido pela vereadora Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (17), durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal. De autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), a matéria visa instituir o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública da capital. Após o debate, o veto foi retirado de pauta pelo líder do governo na Casa, o vereador Samuel Salazar (MDB), e deve voltar em outra reunião.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) comentou na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife , nesta segunda-feira (17), por videoconferência, o veto do Executivo ao projeto de lei, de sua autoria, de número 122/2018, que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal do Recife. As notas, frequências e recados para que os alunos e seus representantes legais tenham acesso seriam implementados via internet.
Varrimento de ruas, coleta de resíduos, limpeza de bocas de lobo e córregos. Essas são algumas das atribuições do gari, profissional cuja data comemorativa é celebrada anualmente em 16 de maio. Para marcar a data, o vereador Samuel Salazar (MDB) proferiu nesta segunda-feira (17), durante reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, um discurso em homenagem à categoria. Ele salientou a importância dos garis para a manutenção da ordem na cidade e da saúde pública, em especial nos contextos da pandemia de covid-19 e no período chuvoso que já abate o Recife.
O veto total do Poder Executivo ao projeto de lei Ordinária número 122/2018, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi contestado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (17). A proposta do parlamentar cria o Boletim Escolar Eletrônico, que já é uma realidade na rede particular, para as escolas da rede pública municipal do Recife.
As chuvas que caíram sobre o Recife na semana passada foram tema de um discurso do vereador Fabiano Ferraz (Avante) nesta segunda-feira (17). Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar elogiou os investimentos da Prefeitura da cidade na Operação Inverno e destacou que não foram registradas mortes na capital em decorrência das fortes precipitações.
Os transtornos causados pelas recentes chuvas e a necessidade de drenagem no Recife foram temas do discurso do vereador Renato Antunes (PSC). Segundo o parlamentar, durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (17), via videoconferência, esses temas precisam ser tratados como de total importância e devida urgência.
A vereadora Dani Portela (PSol) disse que hoje, 17 de maio de 2021, entrará para a história da Câmara Municipal do Recife como “o dia em que nós demos um passo importante em nossa cidade no enfrentamento ao racismo”. A Casa de José Mariano votou e aprovou o projeto de Resolução, de sua autoria, número 05/2021, que institui a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo de caráter permanente. O discurso foi feito na reunião Ordinária virtual.
No Dia Internacional de Luta Contras as LGBTfobias, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) renovou o apoio de seu mandato para a população que, segundo ela, é a que mais sofre violência social e institucional. “Este é o país que mais mata LGBTQIA+ no mundo, onde uma pessoa morre a cada 19 horas pelo simples fato de ser LGBTQIA+ e 80% delas são pretas e pardas. Entendo que os olhos e as ações de todas e todos aqueles responsáveis por propor e executar políticas públicas devem estar voltados a esta triste realidade”, disse.
Os vereadores que compõem a Frente Parlamentar pela Renda Básica da Câmara do Recife se reuniram nesta sexta-feira (14), de forma virtual, com dois especialistas que devem ajudar o grupo a formular um projeto de renda básica para o município. Na ocasião, foram ouvidos a supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em Pernambuco (DIEESE-PE), Jaqueline Natal, e o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, Pedro Lapa. A Frente é presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).
Numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara Municipal do Recife sediou reunião pública virtual na manhã desta sexta-feira (14) para discutir o tema: “O orçamento que queremos – discussão sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”. A parlamentar explicou que a reunião tinha valor histórico porque era a primeira vez que a Casa de José Mariano estava promovendo uma escuta da sociedade civil sobre as ideias e propostas antes do encerramento do prazo legal da tramitação do projeto de lei do Executivo número 11/2021, que propõe as metas do orçamento deste ano.