A vereadora Michele Collins (PP), refletiu sobre a realização de um debate no seio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da qual é presidente, para ouvir deficientes, entidades e órgãos do governo. Ela lamentou a ausência da Prefeitura do Recife no debate, pois segundo ela frustrou a expectativa dos que estavam presentes ao debate, na tarde de ontem (03), por videoconferência. Ela disse, na manhã desta terça-feira (04), durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, de forma remota, que diversas entidades participaram.
Para lembrar a ocorrência de acidentes de trânsito no país, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) fez apelo contundente ao trazer os números de acidentes ocorridos e para ressaltar a campanha Respeito e Responsabilidade no Trânsito, para que todos reflitam sobre o assunto. Ele disse na manhã desta terça-feira (4), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que este é um mês para conscientizar e chamar a atenção para as mortes e acidentes de trânsito que ocorrem no mundo todo. “Trata-se do Maio Amarelo, criado justamente para trazer esse assunto para a discussão, juntamente com a população, empresas, entidades e os governos em todas as instâncias”.
A vereadora Liana Cirne (PT) disse que estava vivendo um dia “de muita alegria” porque protocolou no Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei número 145/2021, que institui a Lei da Cultura Popular no Recife. “Este projeto representa muitos desejos e muitas pessoas que são importantes para mim. São nossas mestres e mestras da nossa cultura popular”, afirmou, na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma remota, nesta terça-feira (4).
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) defendeu a revogação do decreto municipal, publicado no ano passado, que suspendeu as férias dos profissionais de saúde da rede pública do Recife por causa da pandemia. “É muito importante trazermos à tona este tema das férias dos servidores da saúde. No ano passado, era compreensível a adoção dessa medida. Mas, não dá mais para que o pessoal médico continue sem férias. Todos estão exaustos. É uma questão trabalhista”, disse.
Para comemorar a realização da Semana de Conscientização e Combate à Alienação Parental, onde é possível dar visibilidade ao tema com ações e palestras, para trazer à tona a tentativa de pais, às vezes separados, jogarem seus filhos uns contra os outros. A lei municipal número 17.900/2013 é de autoria da vereadora Michele Collins (PP), e por isso ela trouxe o tema na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, reunida em caráter extraordinário e sob a presidência da vereadora Michele Collins (PP), trouxe convidados para debater as questões de pessoas com deficiência, na tarde desta segunda-feira (03), na Câmara do Recife, por videoconferência. Ela disse que foram criadas sub comissões, dentro da Comissão, para os temas dos imigrantes, das pessoas em situação de rua, e das pessoas com deficiência e doenças raras.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (3), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu os requerimentos 2832/2021 e 2836/2021, ambos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Os documentos tratam de oferecer um adicional de 40% do salário base dos profissionais da saúde que estão na linha de frente da covid-19 e estão direcionados, respectivamente, ao governador de Pernambuco e ao prefeito do Recife.
Os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) e a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, vereadora Natália de Menudo (PSB), reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (3), via videoconferência, para analisar e distribuir proposições de autoria de diversos parlamentares.
O mérito de dois projetos de lei totalmente vetados pela Prefeitura do Recife levou o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) a se pronunciar pela derrubada desses vetos nesta segunda-feira (3), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. O parlamentar defendeu a promulgação dos projetos de lei de nº 387/2013, que visa obrigar a instalação de equipamentos adaptados às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida nos banheiros públicos, e de nº 397/2013, que dispõe sobre o registro e divulgação dos índices de violência contra a mulher no município.
Na discussão dos vetos totais do prefeito João Campos a cinco projetos de lei que foram aprovados pela Câmara Municipal do Recife no ano passado, o vereador Ivan Moraes fez um pronunciamento sobre a importância do vereador e do Legislativo Municipal. “Precisamos entender as dificuldades que representam a tramitação de um projeto de lei. Não somos obrigados a aprovar os vetos do Executivo”, afirmou. Os vetos, no entanto, foram mantidos.