Notícias

Um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), 2345/2021, pedindo a imediata suspensão do corte de árvores na avenida Beira Rio relativo ao Parque Graças – Parque Capibaribe, foi motivo de considerações, na tarde desta terça-feira (13), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). O parlamentar levantou dúvidas sobre a execução da obra e se de fato existem as licenças ambientais. Ele disse que não obteve o estudo de impacto ambiental e não sabe se está sendo observado o projeto e a legislação.

O uso da bicicleta para trabalhar, passear ou se exercitar. Estes foram argumentos usados pelo vereador Fred Ferreira (PSC) ao destacar a lei, de sua autoria, que criou a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo. Ele abordou o assunto durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (13), transmitida por videoconferência.

Com base em tema debatido pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) apresentou e discutiu requerimento na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13). Através do requerimento, ele dirigiu indicação ao prefeito João Campos para providenciar a realização de uma campanha de conscientização e prevenção ao coronavírus nas comunidades junto com os profissionais de saúde municipais, dentre eles: os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asace).

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu o requerimento número 2345/2021, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que seja determinada, de forma imediata, a suspensão do corte de árvores na Avenida Beira Rio, relativo à execução do Projeto Parque Capibaribe. As obras já foram iniciadas no primeiro trecho, que fica localizado no bairro das Graças.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) discutiu e aprovou dois requerimentos em favor do setor de eventos, que continua sem funcionamento, e dos artistas recifenses, sobretudo os músicos, que ainda estão sem poder trabalhar por conta das medidas restritivas para evitar aglomerações sociais. Os requerimentos foram votados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu o requerimento de número 2039/2021, de sua autoria, solicitando moção de repúdio ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pela revisão da Política Nacional dos Direitos Humanos. O debate, momentos antes de o vereador Renato Antunes (PSC) pedir vistas da proposta, ocorreu na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13).

O vereador Paulo Muniz (Solidariedade) condenou a discussão de temas nacionais durante as reuniões ordinárias da Câmara Municipal do Recife. Ele criticou a nacionalização dos debates, por parte dos parlamentares municipais, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13), enquanto estava em análise dois requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que tinham o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como tema. Ambos os requerimentos terminaram sendo aprovados.

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu dois requerimentos de sua autoria, ambos com foco no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13). O requerimento de número 1638/2021 solicitou a transcrição nos anais da Câmara da matéria intitulada “Leia a íntegra do primeiro discurso de Lula após anulação de condenações da Lava Jato”, publicada no site Brasil de Fato, em 10 de março de 2021. Tanto esse quanto o segundo requerimento foram aprovados por 18 a nove.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) sugeriu ao prefeito do Recife, por meio do requerimento número 2426/2021, a criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid19, em virtude dos inúmeros casos em Recife, para realização de tratamentos em indivíduos com sequelas e traumas pós cura da doença. Ele argumentou na tarde desta terça-feira (13), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que são muitos os casos de pessoas que necessitam e vão necessitar de ajuda ao se curarem da doença. “Recife a cada dia tem mais casos de pessoas contaminadas e que vão requerer ajuda após a cura”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou três requerimentos de sua autoria que tratam de assuntos diversos: o de número 2422/2021, pede a realização de audiência pública sobre moradia e violência contra mulheres, os outros dois dizem respeito a pedidos para a implantação de um centro de formação em prédio no Centro e a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a condução do presidente da República no enfrentamento à pandemia. Na tarde desta terça-feira (12), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência a parlamentar detalhou cada um deles