Notícias

Uma denúncia de um suposto pagamento de propina para agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foi tema do pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PSB), nesta terça-feira (16), durante reunião Extraordinária da Câmara do Recife, transmitida via internet. Um vídeo, que mostra agentes de trânsito supostamente aceitando um anel de ouro, circulou nas redes sociais e uma investigação foi iniciada. O parlamentar garantiu que os funcionários estavam sendo injustiçados.

Durante reunião Extraordinária realizada via videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (16), o vereador Renato Antunes (PSC) comentou, durante segunda discussão, o projeto de lei do Executivo número 01/2021. A matéria institui o Auxílio Municipal Emergencial - AME Carnaval do Recife, destinado à concessão de benefício financeiro a agremiações e demais atrações artísticas que atuaram no Carnaval do Recife em 2020, diante da impossibilidade de realização de eventos carnavalescos em 2021, por força da permanência da pandemia de Covid-19. O parlamentar ressaltou que as melhorias ao projeto do Executivo eram de responsabilidade da Casa e elogiou a vereadora Liana Cirne (PT) por sugerir emendas à proposição.

A votação, nesta terça-feira (16), do projeto de lei do Executivo que institui o Auxílio Municipal Emergencial (AME) para o setor da cultura ligados ao Carnaval da Cidade foi marcada por um debate sobre a necessidade de ampliação dos seus benefícios. Na tribuna virtual, durante a reunião Ordinária remota da Casa de José Mariano, a vereadora Liana Cirne (PT) voltou a defender a concessão do auxílio para agremiações que atuam no Carnaval do Recife, mas têm sede em outros municípios.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou a altivez da Câmara Municipal ao aprovar o AME Carnaval do Recife – auxílio municipal emergencial destinado a agremiações e atrações artísticas que atuaram no carnaval do ano passado - durante reunião Ordinária, da Casa José Mariano, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16). Ressaltou que todos precisam compreender o gesto político realizado pelo prefeito da cidade, observando que não dá para apenas minimizar o projeto de lei do Executivo nº 01/2021, que institui o benefício. “Foi feito o que era possível neste momento de crise e baixa arrecadação”.

Na reunião Extraordinária realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (16), o vereador Osmar Ricardo (PT) discutiu o projeto de lei do Executivo número 01/2021, que cria o Auxílio Municipal Emergencial, Ame o Carnaval do Recife. “É um projeto muito bom e o prefeito João Campos está de parabéns. Mas esta Casa Legislativa é um lugar de debate e tem espaço para os apoios e para as oposições. Ouvir as divergências é salutar para todos nós”, salientou. A proposta estabelece uma contribuição para que as agremiações e demais atrações artísticas que atuaram no carnaval do Recife em 2020 recebam este ano um benefício financeiro diante da impossibilidade de realização de eventos carnavalescos, por força da pandemia de covid 19.

Ao discutir sete requerimentos, de sua autoria, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou os de números 513, 515 e 516/2021, dirigidos à Emlurb, e que se referem à realização de melhorias no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Ela disse na manhã desta terça-feira (16), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que os moradores do bairro lutam para que o espaço cumpra a vocação de natureza botânica, de espaço de lazer e de educação ambiental, além de cultural.

A diminuição do número de ônibus do transporte público da Capital durante a pandemia de covid-19 foi alvo de críticas do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta terça-feira (16). Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar enfatizou que, com a redução da frota, o risco de aglomeração – e de infecção pelo coronavírus – aumenta.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência nesta terça-feira (16), a vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu o Requerimento número 504/2021, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para determinar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual no grupo prioritário a ser imunizado na fase 3 do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Ela citou requerimento aprovado na Câmara, que já prioriza a imunização em todos os tipos de deficiência.

Nesta terça-feira (16), a Câmara do Recife votou e aprovou, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 1/2021, que institui o Auxílio Municipal Emergencial (AME) para o segmento cultural ligado ao Carnaval da cidade. Antes da votação, o vereador Alcides Cardoso (DEM) comentou a proposta em um discurso feito por meio da tribuna virtual. Ele criticou a não inclusão, dentre os beneficiados pelo texto, do setor que presta apoio técnico à festa.

Em defesa da causa de pessoas com doenças raras, a vereadora Michele Collins (PP) fez apelo para que fossem aprovados dois requerimentos de sua autoria, os de número 678/2021 e 679/2021, apresentados na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16). Ambos foram aprovados. “Essas pessoas sofrem muito, pois tomam medicamentos imunossupressores que as deixam suscetíveis às doenças graves. Por isso, peço a sensibilidade das vereadoras e dos vereadores para a aprovação destas propostas que têm como objetivo inclui-las no Plano Municipal de Imunização”, disse.