Notícias

Reforço no policiamento da Ponte Giratória do Recife e nas imediações do condomínio Maria Dulce, em Boa Viagem. Materiais médicos para os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento do bairro dos Torrões. Estes assuntos constam em requerimentos de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que foram abordados pelos vereadores Gilson Machado Filho (PL), Eduardo Moura (Novo), Rodrigo Coutinho (republicanos), Rinaldo Junior (PSB) e Luiz Eustáquio (PSB) durante a reunião plenária desta segunda-feira (14).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foi uma das parlamentares do Recife a se pronunciar durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (14). Na tribuna da Casa, ela enalteceu o programa Visão Recife, iniciativa lançada pela Prefeitura na última quinta-feira (10) e que deve beneficiar a saúde ocular de profissionais e estudantes da rede pública de ensino da capital. Ainda durante a reunião plenária, ela discutiu requerimentos de sua autoria que pedem votos de aplausos a instituições que prestam serviços a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O líder da bancada do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), lamentou o incêndio que atingiu alguns boxes do Mercado da Madalena, na Zona Oeste do Recife, durante a madrugada deste sábado (12). O parlamentar anunciou na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária desta segunda-feira (14), que a Prefeitura vai enviar um projeto do lei para a criação de um auxílio emergencial destinado aos permissionários prejudicados. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também repercutiu o assunto.

Ao apresentar 26 requerimentos de sua autoria para votação na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (14), o vereador Agora é Rubem (PSB) fez um reconhecimento à atuação do presidente Daniel Saboia, à frente da Autarquia de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O parlamentar não debateu nenhuma das propostas especificamente, mas disse que suas solicitações dizem respeito “às prioridades de várias comunidades carentes do Recife, que são as áreas de morro”. Entre os pedidos apresentados nas proposições estão: limpeza de barreiras, instalação de geomantas, realização de serviços de capinação e varrição de ruas, instalação de corrimão e revitalização de escadarias, entre outras. Os requerimentos foram aprovados. “Quero agradecer ao presidente da Emlurb que na semana passada atendeu a vários requerimentos que aprovei no plenário. Fui atendido em obras para a Estrada da Mumbeca, Alto da Brasileira e Barra da Guabiraba. Agradeço a Daniel Saboia e ao prefeito João Campos. A gestão tem compromisso em nos atender e dar respostas aos nossos pedidos”.

Dois pedidos, um para atualizar e adequar o Portal da Transparência da Prefeitura do Recife, e o outro para que a gestão municipal dê uma destinação social dos bens que estão armazenados em imóvel público localizado no Engenho do Meio, foram debatidos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (14). As duas solicitações constam de requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) e foram destacadas em debate com participação de outros parlamentares como Eduardo Moura (Novo), Felipe Alecrim (Novo) e Rinaldo Junior (PSB).

Foi aprovado na Câmara do Recife o requerimento de nº 2.551/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que concede voto de aplausos e congratulações ao Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério dos Portos e Aeroportos, pela implantação de uma sala multissensorial voltada ao atendimento de pessoas com TEA no Aeroporto Internacional do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (14), a autora do requerimento e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacaram a importância do programa.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), o vereador Carlos Muniz (PSB) fez ponderações sobre o armamento da Guarda Municipal, considerando notícias de que a Prefeitura tem dado passos para a implantação do armamento gradual da corporação. Ele falou sobre a importância de diferenciar as atribuições da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Eu não sou contra que a Guarda se arme, mas não toda a Guarda, porque a gente tem que verificar aqueles que são concursados, que não tinham arma, se vão querer se armar também, de forma voluntária. E também acho que deveria ser em nível de inspetor, porque tem um acervo técnico mais apropriado para isso, pela hierarquia", salientou. Segundo o parlamentar é fundamental que a Casa se aproprie do assunto para contribuir com a sociedade.

As notícias de duas mortes violentas que ocorreram neste fim de semana, na capital pernambucana, foram repercutidas na Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (14). Os vereadores lamentaram o caso da menina Helen Santos de Sousa, de três anos, atingida na cabeça por uma bala perdida, no bairro de Água Fria, na Zona Norte, e da idosa Marli Ferreira da Silva, de 73 anos, morta a facadas pelo filho, no bairro do Jordão, na Zona Sul. Os parlamentares cobraram a punição dos autores dos crimes e também ações do Governo do Estado para o combate à violência.

Os investimentos da Prefeitura na preparação do município para as chuvas deste ano foram repercutidos na Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), durante a reunião plenária do Poder Legislativo. Na tribuna da Casa, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Eduardo Mota (PSB) trataram das iniciativas do Executivo na Ação Inverno de 2025, como a limpeza de canais e a contenção de encostas.

O vereador Alef Collins (PP) debateu o requerimento número 2334/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações à Associação e Movimento de Apoio às Pessoas com Epilepsia de Pernambuco (Amape-PE), por ocasião da passagem do Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia, comemorado anualmente em 26 de março. O requerimento foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (14). “O Brasil tem cerca de 3 milhões de pessoas com essa doença. Por questão de justiça social, destaco a situação das pessoas que enfrentam a epilepsia e tem dificuldade de viver com a doença. Ela ocasiona situação em que pessoas tem convulsões e perdem o sentido de direção. Essa Casa [legislativa] se importa com essa questão e com a doença. Mais de 100 mil pessoas recebem o diagnóstico de epilepsia por ano, no país”, disse. O vereador destacou o papel da presidente Adriana Bacman, à frente da Amape-PE, e lembrou que o Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia foi criado pela lei municipal número 18.720/2020, de autoria da então vereadora Michele Collins.