Notícias

O vereador Davi Muniz (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (9), para criticar a gestão municipal e cobrar do Executivo ações e obras em comunidades do bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. “O povo ainda vive com lama e esgoto na porta de casa”, pontuou.

O vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), rebateu críticas que foram feitas à gestão do prefeito João Campos à frente da Prefeitura do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (9). A defesa teve como objetivo contestar as acusações do vereador Felipe Alecrim (Novo), para quem a gestão municipal sobrevive graças ao marketing. “Eu fico abismado quando um parlamentar sobe à esta tribuna e repete que qualquer um viraria show de popularidade com o plano de marketing que a Prefeitura tem. O marketing é feito em cima de obras que existem, que o povo toca, que o povo usa”, contra-argumentou Rinaldo Junior.

Um conjunto de 56 requerimentos, todos eles de sua autoria, foram discutidos em bloco pela vereadora Liana Cirne (PT), concedendo voto de aplausos e congratulações a diversas pessoas, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. As proposições foram aprovadas na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). “Na semana passada, realizei uma reunião solene para homenagear várias pessoas. Fiz o mesmo em anos anteriores. Essas homenagens têm um valor emocionalmente importante para elas”, disse a parlamentar. Em outro momento da reunião Ordinária, Liana Cirne voltou à tribuna para falar sobre temas ligados à rede municipal de ensino.

Na manhã desta terça-feira (9), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de sua autoria, de número 2898/2024 que faz uma indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que sejam criadas ou alteradas linhas de transporte complementar com objetivo de atender a demanda por transporte público dos moradores do bairro Ipsep, em especial nas áreas da Vila Mauricéia, Vila dos Bancários, Vila da Sudene, Rua Blumenau e Praça Maria Lúcia.

Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara do Recife promoveu uma reunião pública na tarde desta segunda-feira (8), no plenarinho da Casa, para discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), uma lei federal que foi sancionada pelo presidente Lula durante passagem no Recife, na semana passada. A legislação é uma política de estado que visa promover políticas públicas de cultura nos municípios. Segundo a parlamentar, o objetivo da reunião foi explanar o SNC na tentativa de compreender o seu funcionamento para que seja aplicado na cidade.

O Concurso Comida di Buteco, celebrado no mês de abril no Calendário Oficial do Município, foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PSB) em reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8). O evento será realizado em três cidades pernambucanas de 5 a 28 de abril.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (8), o vereador Ronaldo Lopes (PP) pediu a renúncia do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. O parlamentar reclamou de polêmicas e cobrou ações contra a violência dentro e fora e dos estádios. Num gesto simbólico ele estendeu camisas dos três principais times do Estado – Sport, Náutico e Santa Cruz.

Em seu primeiro discurso como membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o vereador Zé Neto manifestou o sentimento de “orgulho” e “honra” por estar fazendo parte do partido cuja principal liderança em Pernambuco é o prefeito João Campos. “Recebi o convite irrecusável do prefeito e foi uma honra atender ao seu chamado. Quero compartilhar a notícia de que na última sexta-feira assinei a minha filiação ao PSB. Estou feliz em estreitar laços com esse político comprometido com o Recife e com o povo recifense”, anunciou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8).

O vereador Alcides Cardoso (PL) anunciou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), determinou que o poder público tome as providências necessárias para realizar a demolição do Edifício 13 de Maio, localizado na região central do Recife, que estaria ameaçado de desabamento. “A semana começa com uma notícia importante para quem mora, trabalha e transita pela Rua da União, no bairro da Boa Vista. Após nossa denúncia ao TCE sobre o risco alto de desabamento do prédio, o prefeito João Campos recebeu um alerta da Corte de Contas para realizar a demolição com urgência, a fim de evitar uma tragédia que já está sendo anunciada há anos”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8).

A vereadora Ana Lúcia discutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8), o requerimento de número 2.709/2024, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), que pede a criação de um centro de referência para o atendimento da pessoa autista. Segundo a parlamentar, o atendimento multidisciplinar e as terapias para pessoas autistas são importantes para que elas tenham um melhor desenvolvimento e maior independência.