Sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB) e com a presença do vereador Tadeu Calheiros (MDB), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife deu parecer favorável a seis projetos de lei em reunião realizada por videoconferência na tarde desta quarta-feira (27). Um dos aprovados foi o projeto de lei Ordinária (PLO) nº 145/2022, de autoria do então vereador Rinaldo Júnior (PSB), que obriga as instituições de educação superior no município do Recife a manter enfermaria com desfibrilador e profissional de saúde para atendimento emergencial e primeiros socorros.
A Câmara Municipal do Recife, através da Escola do Legislativo, reuniu os gestores que compõem a Casa de José Mariano para receber os vereadores eleitos recentemente e futuros assessores que trabalharão a partir de 2025. Trata-se do “Curso de Boas-Vindas - noções básicas e ambientação para a nova Legislatura”, que teve início nesta quarta-feira (27), às 9h, no plenarinho da Casa. Ao todo, estão previstos seis encontros - de 27 a 29 de novembro e de 4 a 6 de dezembro.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) recebeu estudantes da Academia Cristã de Boa Viagem que participaram do “Projeto Vereador por um Dia”, na manhã desta quarta-feira (27), na Câmara do Recife. Mais de 60 alunos do 3º ano Fundamental I puderam vivenciar como um vereador atua numa Casa Legislativa. Na ocasião, projetos dos estudantes foram lidos no plenário e entregues como sugestão à Casa. Todos foram aprovados pela maioria. O deputado estadual e ex-vereador, Renato Antunes (Republicanos), participou do evento.
Político e advogado, o presidente do Partido Novo em Pernambuco, Tecio Teles, 34 anos, recebeu o Título de Cidadão do Recife, em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (26), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). O homenageado acumula 16 anos de experiência em Gestão nos setores público e privado. Desde muito cedo, participa da política: aos 17 anos, filiou-se ao Democratas (DEM) e, em 2008, aos 18 anos, candidatou-se a vereador do Recife. Nas eleições deste ano, postulou o cargo de prefeito, defendendo a liberdade econômica, a desburocratização do setor público e a redução de impostos.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira, (26), o projeto de lei número 12/2022, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), gerou debate entre os vereadores. A proposição dispõe sobre o direito das pessoas que mantêm união estável homoafetiva, convertida ou não em casamento, à inscrição, como entidade familiar, nos programas de habitação popular, no âmbito do Recife. A matéria foi aprovada, em primeira votação, por 11 votos favoráveis e oito contrários.
A Câmara do Recife concedeu, nesta terça-feira (26), a sua mais alta comenda à secretária-executiva de Controle Urbano do Recife, Marta Eugênia Cavalcanti Lima. A cerimônia, realizada no plenário da Casa de José Mariano por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PV), reuniu integrantes do Poder Executivo e membros do Poder Legislativo para a entrega da Medalha de Mérito Olegária Mariano à gestora. O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá, conduziu a reunião solene.
Dois importantes projetos de lei que podem impactar nos processos de urbanização do município do Recife foram aprovados pela Comissão de Planejamento Urbano e Obras, que realizou reunião de forma remota na tarde desta terça-feira (26). Um deles foi o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 26/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União; o outro foi o PLE 27/2024, que altera parágrafo 1º do artigo 20 da Lei Municipal nº 16.113, de 06 de novembro de 1995, que dispõe sobre o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis).
Os detalhes do processo de matrícula de estudantes novatos na rede pública municipal de ensino do Recife foi tema de discussão na Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (26). O assunto foi levado à tribuna pelo vereador Almir Fernando (PSB), que destacou informações sobre prazos, formas de matrícula, número de vagas e critérios de seleção.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (26) um requerimento de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que solicita ao Grande Recife Consórcio de Transporte que reverta a retirada de um ponto de ônibus na rua Padre Lemos, nº 420, no bairro de Casa Amarela. De acordo com a parlamentar, que ocupou a tribuna da Casa durante a reunião plenária para discutir o pedido, a transferência da parada para um outro local prejudicou os usuários do transporte.
A necessidade de apoio às mães atípicas visando garantir proteção, atenção integral, socialização e orientação para quem têm filhos com deficiências, doenças raras e outras condições e transtornos foi debatida na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). O tema foi motivado pelo requerimento de número 8782/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para viabilizar a criação de um espaço (uma casa) de apoio às mães de crianças com deficiência, em especial às mães atípicas.