Notícias

Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras, da Câmara do Recife, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (11) para discutir pareceres a seis projetos de lei que tramitam no Poder Legislativo. Na Sala das Comissões, o colegiado acatou o parecer pela aprovação dado ao projeto de lei nº 23/2022, que dispõe sobre a vedação do emprego de técnicas de arquitetura hostil em espaços livres de uso público.

Na manhã desta quarta-feira (11), o vereador Ivan Moraes (PSOL) promoveu uma audiência pública híbrida para debater a situação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as políticas públicas municipais de saúde mental. O evento ocorreu no plenarinho e contou com a participação de usuários, profissionais e representantes da Prefeitura.

Em encontro por videoconferência nesta quarta-feira (11), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o Marco Regulatório da Arborização, e mais outros dois projetos de lei Ordinária. A reunião contou com a presença do presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante), e dos vereadores Eduardo Marques (PSB), Luiz Eustáquio (PSB) e Doduel Varela (PP).

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (10) o requerimento nº 5139/2022, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que solicita à Prefeitura do Recife o financiamento de espetáculos semanais no Teatro do Parque com entradas ao preço de R$ 1. De acordo com o parlamentar, os custos do subsídio representariam uma fração mínima do orçamento municipal para a cultura.

Ao debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 75/2022, de sua autoria, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que “a palavra-chave deste momento é acolhimento”, pois entende que ela define o trabalho realizado pelos profissionais da assistência social. O PLO foi aprovado em segunda discussão na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (10), e agora seguirá para sanção do prefeito João Campos.

A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária híbrida desta terça-feira (10), para dizer que a campanha do petista Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República será feita a partir da criação de elos. Ela observou que assistiu, no último sábado (7), ao lançamento do Programa Vamos Juntos, Brasil, que propõe a chapa Lula-Alckimin. “No discurso do evento, Lula citou o educador Paulo Freire e não poderia ser mais pertinente: ele disse que é necessário unir os divergentes, para vencer os antagônicos”.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) informou que a 10ª Vara Criminal do Recife tomou uma decisão inédita no País: a partir de agora, as vítimas que tiverem o perfil da rede social invadido podem voltar a procurar a polícia Civil de Pernambuco para solicitar a recuperação, sem que seja preciso ingressar com ação judicial. “Com essa decisão, as empresas como Facebook, Instagran ou WhatSapp terão um prazo de até 72 horas para desativar as contas invadidas e assim dar condições de seus reais proprietários as retomarem”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de dirigir-se à tribuna da Casa de José Mariano para discutir o projeto de lei nº 337/2021, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Dia Municipal da Ciranda”. O Mestre Hamilton, além de outros cirandeiros e cirandeiras, acompanharam a votação da matéria nas galerias da Casa. A proposição foi aprovada em primeira discussão durante a plenária desta terça-feira (10). Em outro momento da reunião, a parlamentar destacou uma moção de repúdio a um vereador da cidade de Lauro de Freitas - BA, em razão da violência política de gênero e ameaça de agressão física contra uma vereadora.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), o vereador Rinaldo Junior (PSB) defendeu a atuação da Prefeitura do Recife na prestação de serviços às famílias moradoras das palafitas no Beco do Sururu, no Pina, Zona Sul, que foram atingidas por um incêndio na última sexta-feira (6). "O nosso governo esteve presente lado a lado no momento oportuno, estava socorrendo as famílias", disse, em resposta ao vereador Alcides Cardoso (PSDB).

A inauguração, na última quinta-feira (5), de uma creche escola no bairro de Santo Amaro foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Teixeira Neto (PSB) na Câmara do Recife nesta terça-feira (10), durante a reunião plenária. O equipamento, que promete elevar em 30% as vagas de Educação Infantil da localidade foi nomeada em homenagem ao avô do vereador, o ex-deputado Alcides Teixeira, falecido em 1973.