Notícias

O vereador Paulo Muniz (PL) discutiu o requerimento nº 2709/2024, de sua autoria, solicitando que seja criado um Centro de Referência para o Atendimento da Pessoa Autista na cidade do Recife. “Quando a gente anda em todas as comunidades, encontramos mães e pais desesperados porque não têm como ajudar seus filhos”. O assunto foi tema de pronunciamento realizado na reunião plenária desta segunda-feira (8), na Câmara Municipal do Recife. A matéria foi aprovada.

O vereador Victor André Gomes (PV) anunciou, na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (8), a sua filiação ao Partido Verde (PV). “É com grande satisfação e comprometimento que compartilhamos com todos vocês um importante passo na minha trajetória política: a filiação ao Partido Verde”.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife concedeu parecer pela aprovação para 21 proposições analisadas na tarde desta quinta-feira (4). Dentre estas, o projeto de lei que institui o Selo Empresa Amiga da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município. A reunião foi realizada por videoconferência e contou com a presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB), e com o vereador Paulo Muniz (SD).

Às vésperas da passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, que é comemorado em 8 de abril, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene, na tarde desta quinta-feira (4), para homenagear a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, que atua no Hospital de Câncer (HCP). A iniciativa foi do vereador Tadeu Calheiros (MDB), que destacou o caráter voluntário desse grupo formado na grande maioria por mulheres para oferecer, de forma humanizada, doações diárias de medicamentos, alimentos, artigos de higiene pessoal, exames, próteses, perucas, além de promover assistência espiritual e eventos com o objetivo de proporcionar alegria aos pacientes e acompanhantes.

No plenário da Câmara Municipal do Recife ecoaram muitos depoimentos permeados de dor, que contaram de um passado ainda recente no Brasil – apenas 60 anos nos separam daquele 31 de março de 1964, quando um golpe civil-militar deu início a uma ditadura que durou 21 anos. A reunião solene na Casa de José Mariano, proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na tarde desta quarta-feira (3), reuniu familiares de mortos e desaparecidos políticos, pessoas que resistiram ao regime de opressão e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).

Uma em cada 100 crianças, em todo o mundo, é autista. Essa informação, levantada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por si, justifica a existência do Dia Mundial e do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, ambos celebrados em 2 de abril, criados, respectivamente, em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. Para homenagear a data, que tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma reunião solene foi realizada na noite desta quarta-feira (3), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).

A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo promoveu mais um encontro para análise de parecer, durante a tarde desta terça-feira (2). Participaram da reunião, a presidente Elaine Cristina (Psol) e o vereador Rinaldo Junior (PSB), que aprovaram o Projeto de Lei 209/2023. A proposta considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Baobá”. Durante o encontro, foram ainda distribuídos três projetos para emissão de pareceres.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou mais uma vez o pagamento dos salários dos vigilantes contratados pelo Governo de Pernambuco, através de empresa terceirizada, para trabalhar nas escolas da rede pública estadual de ensino. Ele destacou em seu discurso durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara Municipal do Recife, que a categoria realizou um protesto no centro da cidade e se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas.

Um dos bairros mais populosos do Recife, que conta com mais de 50 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ibura convive com uma dura realidade: o acesso ao bairro é limitado e existe praticamente uma via principal que permite chegar às comunidades, que é a mesma para sair dela. A vida da população é descrita como um caos no que diz respeito à mobilidade, pois os moradores se sentem prejudicados no direito de ir e vir. Para tentar equacionar esse problema, o vereador Paulo Muniz (SD) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (2), visando buscar soluções para criação de um novo acesso ao bairro.

“Nós precisamos cuidar, valorizar e buscar incluir as pessoas”, disse o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ao ressaltar o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (2), o parlamentar relatou desafios enfrentados por famílias que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).