Notícias

O vereador Chico Kiko (PSB) agradeceu à secretária de Infraestrutura do Recife e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas que, segundo ele, tem atendido com frequência aos requerimentos dos parlamentares da Câmara Municipal do Recife. “Ela tem dado toda a atenção e nos atende muito bem”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). Ele agradeceu, sobretudo, pelas obras de pavimentação e drenagem que foram realizadas em duas ruas no bairro do Jiquiá, Zona Sul do Recife.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (26), o vereador Zé Neto (PSB) manifestou “orgulho e satisfação ao celebrar e compartilhar” o que considera ser um marco importante na sua trajetória como vereador: a participação no Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. “O meu mandato tem essas temáticas como bandeira. Elas serão debatidas por mim ao longo dos próximos quatro anos”. O parlamentar destacou que o conselho é formado por secretarias municipais; pela Emprel, Câmara do Recife e outras instituições. “A responsabilidade central é a criação de um Plano Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação, que é um passo fundamental para o futuro da nossa cidade”.

Investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco nas áreas de saneamento e infraestrutura foram destacados pelo vereador Doduel Varela (PSD), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (26). Ele também parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo trabalho realizado e afirmou que “nunca um governante fez tanto em tão pouco tempo” no Estado. “Onde você passa em Pernambuco, você vê obras do governo do Estado sendo realizadas, da capital ao Sertão. Foram mais de R$ 6 bilhões investidos em saneamento básico e contenção de encostas. Na infraestrutura, são mais de R$ 5 bilhões investidos em pavimentação e recuperação de ruas e estradas”, informou.

A notícia de que mais um ciclista faleceu no trânsito do Recife, na segunda-feira (25) gerou manifestações de parlamentares na Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta terça-feira (26). A recorrência dos casos de mortes de ciclistas na capital e a necessidade de que a Prefeitura tome providências, como a construção de uma ciclovia na Caxangá, levou a vereadora Liana Cirne (PT) e o vereador Luiz Eustáquio (PSB) à tribuna da Casa.

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna da plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (26), para tecer críticas a um evento realizado numa creche, localizada no bairro dos Torrões, zona Oeste da cidade, sobre a Semana da Consciência Negra. “As crianças foram vestidas com indumentárias da religião afro e os familiares foram pegos de surpresa com a divulgação das fotos. O estado é laico e não pode impor que as crianças, independentemente das religiões, sejam obrigadas a colocar um turbante e uma guia de orixá para tirar uma foto em comemoração à Semana da Consciência Negra. Não é preconceito religioso, nem racial, mas é requerer os direitos das pessoas e das mães que me procuraram”.

Na noite desta segunda-feira (25), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) recebeu a Medalha de Mérito José Mariano - maior comenda do Legislativo Municipal - no plenário da Câmara do Recife, numa iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PP). A vereadora Michele Collins (PP) presidiu o evento, que foi bastante prestigiado por políticos, amigos e familiares do homenageado.

Para fortalecer e encorajar as ações afirmativas, relembrar as lutas do movimentos negro e destacar a história de pessoas e instituições que contribuem para a promoção da igualdade e equidade racial, a Câmara do Recife promoveu, na tarde desta segunda-feira (25), uma reunião solene, por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PV). O plenário da Casa ficou lotado de pessoas que comemoraram o Dia da Consciência Negra em meio a pronunciamentos na tribuna e apresentações culturais do Coco Fulô da Mata, da artista clássica Anita Ramalho, e da cantora Cíntia Barros. A solenidade foi presidida pelo vereador Osmar Ricardo (PT).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna durante a reunião plenária Câmara do Recife desta segunda-feira (25) para repercutir dois assuntos. O primeiro deles foi o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de uma série de militares pela suspeita de tramar um golpe de Estado em virtude da derrota eleitoral de 2022, o que incluiria o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Moraes, o indiciamento é um sinal de que as instituições nacionais estão funcionando. De acordo com ele, abre-se uma “oportunidade de ouro para virar essa chave de vez, responsabilizar todos os golpistas e mudar a forma com que nós nos entendemos diante do Estado Democrático de Direito”, e se criam condições para alinhar os currículo das escolas militares com o regime democrático. O segundo tema repercutido pelo parlamentar foi o lançamento de uma cartilha, direcionada a organizações da sociedade civil e produzida pelo seu mandato, sobre a realização de eventos em espaços públicos.

As duas principais leis orçamentárias que irão definir os rumos da gestão do prefeito João Campos (PSB), no primeiro ano de sua segunda gestão à frente da Prefeitura do Recife, foram aprovadas, por unanimidade, em reuniões realizadas na manhã desta segunda-feira (25), pela Câmara Municipal. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, prevista no PLE número 23/2024 e a revisão do Plano Plurianual, contido no PLE 24/2024, agora, seguirão para sanção do prefeito João Campos. As matérias foram debatidas em plenário pelos vereadores.

A pavimentação da rua Leila Félix Karam, localizada na comunidade do Vietnã, Zona Oeste da cidade, foi destacada pelo vereador Zé Neto (PSB), nesta segunda-feira (25), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. Segundo o parlamentar, são mais de 130 famílias impactadas diretamente com a ação e mais de nove mil no entorno. “Gostaria de compartilhar com alegria essa entrega extremamente relevante na Zona Oeste numa comunidade que tive a honra e alegria de ser acolhido desde os primeiros passos da minha vida pública”.