Notícias

Em discussão na reunião ordinária remota da Câmara do Recife nesta terça-feira (4), o requerimento nº 4075/2020 recebeu um pedido de vista do vereador Ivan Moraes (PSOL). De autoria da vereadora Michele Collins (PP), o documento indica à Prefeitura que não realize o Carnaval de 2021 em decorrência do novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 – decisão que Moraes considera prematura. Ainda nesta terça-feira, o vereador André Régis (PSDB) também pediu vista do texto.

Na discussão do requerimento 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), dirigindo indicação ao prefeito do Recife para não realizar o Carnaval do ano que vem em decorrência do novo coronavírus, o vereador Augusto Carreras (PSB) propôs adiar a discussão por um tempo maior. “Quem sabe possamos realizar esse debate em outubro, quando poderemos ter mais clareza da situação de como estará a pandemia em fevereiro do próximo ano. Sendo assim, poderemos votar essa matéria com mais segurança e decidir se haverá ou não a festa. Mas, resolver isso agora, faltando sete meses para o evento, é temeroso. Portanto, faço apelo à vereadora Michele Collins (PP), que retire a proposta para que adie a discussão”, afirmou, em reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (4), de forma remota, por videoconferência.

Desde o dia 20 de agosto, as academias de ginástica de Pernambuco puderam retomar seu funcionamento, conforme o plano de convivência com a covid-19 elaborado pelo Governo do Estado. No entanto, profissionais de educação física que trabalham em áreas públicas ainda não foram liberados pelo poder público a retornar a suas atividades. As demandas de um grupo de trabalhadores do setor foram tema de um discurso proferido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta terça-feira (4), na reunião ordinária remota da Câmara do Recife.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) fez grande destaque, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida via videoconferência, nesta terça-feira (4), do requerimento nº 4338/2020, de sua autoria, concedendo voto de aplauso e congratulações à Marília Dantas, diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), pelo seu trabalho executado.

A Associação Oásis da Liberdade (AOL) é uma Organização Não Governamental (ONG) e que completa, em 2020, 26 anos de existência. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez questão de recordar o aniversário da instituição, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, realizada nesta terça-feira (4). “É um momento de muita satisfação porque sabemos que todo esse tempo, nas ruas do Recife, estavam sendo atendidos meninos de rua. É um projeto que nos deixa muito felizes. São 26 anos de história”.

O vereador João da Costa (PT) proferiu, nesta terça-feira (04), um discurso contrário ao retorno às aulas durante a pandemia de covid-19. Em seu pronunciamento, o parlamentar listou uma série de razões pelas quais considera perigosa uma possível retomada das atividades presenciais nas escolas. As instituições de ensino do Recife estão de portas fechadas desde o dia 18 de março.

No intuito de fortalecer a atividade consular no Recife, pelo número expressivo de consulados que faz a capital ser a terceira cidade do país com mais atividades diplomáticas e por entender a importância econômica destas atividades, o vereador João da Costa (PT) propôs dois requerimentos durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, nesta terça-feira (4). O requerimento de nº 4518/2020, concedendo voto de aplauso ao cônsul da Eslovênia, e o de nº 4519/2020 concedendo voto de aplauso ao Manifesto pelo Fortalecimento Diplomático Consular no Estado. “Ressalto o trabalho de intercâmbio cultural e econômico dos consulados pelos serviços prestados ao Recife”.

Através do requerimento de número 4350/2020, de sua autoria, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) concedeu voto de aplauso à professora pernambucana Mirtes Ramos dos Santos Melo, que foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, uma das mais importantes premiações da educação básica brasileira. A educadora apresentou o projeto Aprendizagens das crianças: Maravilhamento e experiências, realizado na Creche Municipal João Eugênio, localizada na Iputinga, com alunos de 2 e 3 anos de idade. O requerimento foi aprovado.

Ao completar 14 anos de existência, a lei federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, recebeu manifestação de aplauso da vereadora Michele Collins (PP). Ela também é autora de duas leis no Recife de combate à violência contra a mulher: a lei 18.477/2018 criou a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e a outra, a 18.241/2016 instituiu o Programa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência. Ela disse na manhã desta terça-feira (4), na reunião ordinária da Câmara Municipal, por videoconferência, que conclamava a todos os parlamentares a se juntarem nesse combate, especialmente nesses dias de isolamento em virtude da pandemia.

A vereadora Natália de Menudo (PSB) fez um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, no enfrentamento à pandemia de covid-19. “Trata-se de um profissional muito comprometido e dinâmico, que soube comandar um órgão público gigante num momento difícil. Através de um planejamento muito bem feito, a sua atuação foi fundamental para salvar vidas nesta cidade”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (4), de forma remota, por videoconferência.