Notícias

Durante o exercício de 2018, a Prefeitura do Recife alcançou as metas fiscais, cumprindo o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi o que garantiu, durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (27), o controlador geral do Município, André Nunes, que no ano passado foi diretor Executivo do Tesouro. “Tivemos um crescimento de receita no patamar de 8,93%, que foi muito satisfatório, dentro do atual momento econômico; enquanto isso, a Despesa Total cresceu 11,58%, em relação ao exercício de 2017. E a gestão soube como utilizar essas receitas o máximo possível”, disse ele, ao apresentar os resultados do último quadrimestre à Comissão de Finanças e Orçamento.

A carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez, enviada às escolas para que estudantes cantassem o Hino Nacional, sendo filmadas para envio ao Ministério, gerou críticas contundentes do vereador Ivan Moraes ( PSOL), na tarde desta terça-feira (26), na Câmara do Recife. Ele afirmou que o titular da pasta vem cometendo uma sequência de erros e que, após a repercussão do assunto, pede desculpas. “Ninguém aguenta mais essa quantidade de equívocos e erros. Ele diz: ah! desculpa, não foi bem assim. Esse ministro já está a tempo demais no Ministério”.

A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.

As declarações e posicionamentos do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (26). O parlamentar, ao criticar o novo Governo Federal pela escolha do ministro, repercutiu a entrevista à TV Cultura em que Salles afirmou nunca ter visitado a Amazônia.

Uma área de 21 hectares, englobando o Parque dos Manguezais, localizada onde era o antigo Aeroclube de Pernambuco, deveria no entender do vereador André Régis (PSDB) abrigar diversos equipamentos públicos e privados. Ele apresentou projeto preliminar destinando aquela importante área da Zona Sul, contemplando o futuro, em termos de preservação do meio ambiente e saúde pública. “Meu projeto se contrapõe ao da Prefeitura do Recife que já colocou placas e foi objeto de campanha política, indicando a construção de habitacional Encanta Moça I e II. Pelo tamanho pode contemplar habitacional, centro educacional, parque verde e empreendimentos da iniciativa privada”.

O vereador Jayme Asfora (SEM PARTIDO) criticou a demora na aplicação da lei municipal número 18.528/18, aprovada ano passado, com uma emenda dele, que prevê que o transporte por aplicativo pudesse usar terminais e plataformas de embarque e desembarque em aeroportos, terminal rodoviário (TIP) e circular podendo estacionar em grandes eventos como carnaval, São João e outros. “Esses eventos trazem muitos turistas para o Recife, além da própria população. Os Táxis não conseguem suprir a demanda. Trata-se de artigo de lei que deve ser cumprida”.

A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PP) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.

Ao rebater críticas feitas pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), acerca de email enviado pelo Ministro da Educação para escolas de todo país, recomendando a obrigatoriedade de cantar o Hino Nacional e recitar slogan de campanha de Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos”, o vereador Renato Antunes (PSC) afirmou que o colega desconhece lei federal 12.031/2009 do Partido dos Trabalhadores determinando a execução do hino nas escolas públicas uma vez por semana. “Acho que o PT e o PSOL queriam cantar o hino da Venezuela nas escolas brasileiras, fica a sugestão”.

Foi com sentimento de indignação que o vereador João da Costa (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (26). O parlamentar abordou a iniciativa do ministro da Educação, Ricardo Veléz, de enviar uma carta para as escolas do Brasil, pedindo que fosse cantado o Hino Nacional todos os dias.

Por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), o Recife já tem uma ocasião que estimula o debate sobre as doenças raras. É a Semana Municipal de Conscientização sobre as Doenças Raras, instituída pela lei nº 18.507/2018, celebrada anualmente na semana do dia 28 de fevereiro. Na reunião plenária desta terça-feira (26), a parlamentar fez questão de subir à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o assunto.