Notícias

Eles já fazem parte do cenário urbano do Recife – e agora vão ser regulamentados pela Câmara Municipal. Os patinetes elétricos e bicicletas compartilhados por aplicativos, sem o intermédio de estações, são alvo do projeto de lei nº 69/2019, que foi analisado pela Comissão de Legislação e Justiça nesta segunda-feira (17). Presidido pelo vereador Aerto Luna (PSB), o grupo concedeu um parecer positivo à matéria.

As fortes chuvas que têm caído na capital e Região Metropolitana do Recife têm provocado vários transtornos e dificultado a vida de muitas pessoas. O vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou na tarde desta segunda-feira (17), durante a reunião ordinária, no plenarinho da Casa, que “a gente não pode cair na armadilha de críticas fáceis. Mas é importante cobrar da Prefeitura as ações que são dignas”. Ele fez esta afirmação, antes de destacar que visitou pela manhã o Canal de Guarulhos, em Jardim São Paulo.

O vereador Aerto Luna (PSB) discordou da avaliação de que a execução do Plano de Drenagem do Recife não saiu do papel e que estaria engavetado pela gestão. Ele disse em resposta à crítica feita na tarde dessa segunda-feira (17), na Câmara do Recife, que o plano existe e se encontra no Ministério das Cidades. “A gestão aguarda verbas para executar as obras ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Engloba a dragagem das bacias dos rios que cortam o Recife, e inclui 33 microdrenagens em vias laterais, 12 pontos em vias principais e mais 13 pontos de alagamentos”.

Desde 2016 que o Plano de Drenagem do Recife está na gaveta das secretarias da gestão municipal, de acordo com críticas feitas na tarde dessa segunda-feira (17), pelo vereador Renato Antunes (PSC). Segundo ele, não se pode culpar o prefeito, mas ao mesmo tempo não dá para não criticar a demora na discussão e execução do Plano de Drenagem da cidade. “Desde 2015 eu cobro nessa Casa a execução desse plano importante para a cidade”.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) se pronunciou na Câmara do Recife nesta segunda-feira (17) para repercutir uma visita realizada por vereadores e membros do Poder Executivo ao Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista. Segundo a parlamentar, seu mandato produziu um relatório sobre a inspeção – o documento que será entregue à Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano. Dentre os problemas detectados, estão as condições precárias das instalações dos animais expostos no local.

A Câmara do Recife aprovou as contas da área da Saúde municipal relativas ao primeiro quadrimestre de 2019, que compreende os meses de Janeiro a Abril deste ano. Os dados apresentados pela Prefeitura foram analisados pela Comissão de Saúde da Casa de José Mariano numa audiência pública realizada nesta sexta-feira (14), na sede do Poder Legislativo.

Três projetos, sendo um do Executivo, foram analisados pela Comissão de Orçamento e Finanças. Um dos projetos, de número 107/19, foi retirado de pauta. Foram aprovados o PLO 26/19, que trata da afixação de placas em imóveis alugados pelo poder público municipal e o PLE 05/19, criando bolsa de ajuda de custo para alunos que apresentem excelente desempenho em matérias e frequência. Esses alunos poderão monitorar professores. A reunião na manhã dessa quinta-feira (13), na Câmara do Recife, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), contou com a participação dos vereadores Rinaldo Júnior (PRB) e Alcides Teixeira Neto (Sem Partido).

Na segunda reunião destinada a ouvir as sugestões dos segmentos da sociedade recifense para aperfeiçoar o projeto de lei do Poder Executivo nº 28/2018, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor abriu espaço para a Articulação Recife de Lutas, que é formada por ONGs, movimentos sociais e coletivos, na manhã desta quinta-feira (13). “Queremos fazer um projeto de lei muito bem discutido, com o objetivo de entregar à população um bom Plano Diretor. As propostas e sugestões irão embasar a Comissão e os vereadores para que possam fazer emendas construídas sobre os anseios da população”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Rodrigo Coutinho (SD).

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Aline Mariano (PP), recebeu a visita da secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. Ele veio informar as vereadoras da Casa como deverá ser a VII Conferência da Mulher do Recife, a se realizar nos dias 25,26 e 27 de julho no Centro de Convenções. A presidente da Comissão disse, na tarde dessa quarta-feira (12), que as parlamentares entenderam a nova proposta com o detalhamento das diretrizes, temas e formatação da nova Conferência, que já está sendo discutida em todas as seis RPAs da cidade.

Às vésperas da greve geral que está sendo articulada pelas centrais sindicais para o dia 14, contra a reforma da Previdência, os cortes da educação e por mais empregos, o vereador Ivan Moraes (PSol) reforçou a tese de que a população precisa se expressar livremente e demonstrar a insatisfação diante do governo de Jair Bolsonaro. “É preciso respeitar as pessoas que optarem fazer greve porque não se pode negar a ninguém o direito de se posicionar. É através da paralisação e da manifestação pública que elas estarão dizendo que são contra os projetos do governo”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (12).