Notícias

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife realizou reunião, no final da tarde desta quarta-feira (30), em que houve distribuição de oito projetos de lei para serem analisados pelos vereadores e aprovação de outros seis. “É importante a garantia das reuniões deste colegiado que analisa as matérias legislativas e realiza debates de temas ligados à educação. O nosso trabalho contribui para a construção de uma cidadania crítica e uma sociedade melhor”, avaliou a presidente da comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos). O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) participou da reunião.

A Comissão de Segurança Cidadã, presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), analisou na tarde dessa quarta-feira (30), na Câmara do Recife, dezenove projetos de lei e distribuiu cinco para serem analisados e receberem pareceres. Participaram do encontro os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Ricardo Cruz (Cidadania). Para discutir a segurança na cidade, a Comissão vai promover uma audiência pública, no próximo dia 7 de novembro, no Plenarinho da Casa.

Sem partido há quase cinco meses, o vereador Samuel Salazar afirmou nesta quarta-feira (30) que sua situação partidária deve ser definida ainda nesta semana – mais precisamente, na próxima sexta-feira (1º). Assim como os vereadores Alcides Teixeira Neto e Hélio Guabiraba, o parlamentar foi expulso do PRTB em junho deste ano, sob a justificativa de que não fazia oposição declarada ao prefeito Geraldo Julio.

Instituir o dia 19 de outubro como o Dia Municipal do Profissional de Tecnologia da Informação. É esse o objetivo do projeto de lei nº 289/2019, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que ficou mais perto de se tornar lei nesta quarta-feira (30). Durante a reunião plenária realizada nesta tarde, a Câmara do Recife aprovou a proposta, que agora segue para a sanção da Prefeitura. Na tribuna da Casa, o parlamentar autor fez questão de agradecer aos colegas vereadores pelo apoio.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) anunciou que irá recorrer ao diretor de Praças e Áreas Verdes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Bruno Cabral, para viabilizar a liberação de obras que beneficiarão comunidades da Zona Oeste, onde o parlamentar tem atuação. “São três demandas que a população vem me pedindo e que estou empenhado em realizar na Roda de Fogo (Torrões), Cordeiro e Madalena”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (30).

A vereadora Natália de Menudo (PSB) repercutiu a realização da quarta Conferência Municipal da Juventude do Recife, no último sábado, dia 26, a qual abordou o tema Defendendo Direitos. “O evento oportunizou um debate construtivo na avaliação do Plano Municipal de Juventude e a formulação de políticas públicas estratégicas para os jovens do Recife”, afirmou a vereadora, na reunião ordinária desta quarta-feira (30).

A vereadora Natália de Menudo (PSB) repercutiu a realização da quarta Conferência Municipal da Juventude do Recife, no último sábado, dia 26, a qual abordou o tema Defendendo Direitos. “O evento oportunizou um debate construtivo na avaliação do Plano Municipal de Juventude e a formulação de políticas públicas estratégicas para os jovens do Recife”, afirmou a vereadora, na reunião ordinária desta quarta-feira (30).

Ao repercutir a reunião da Comissão de Defesa Civil, o vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente do grupo, avaliou que a situação do óleo nas praias é preocupante e por isso vai fazer uma visita à Capitania dos Portos para se inteirar melhor das ações que estão sendo realizadas, especialmente no que diz respeito aos pescadores e catadores de mariscos. O vereador ressaltou também, na tarde desta quarta-feira (30), na Câmara do Recife, que nas visitas que fez às comunidades dos morros da cidade, acertou que enviaria um relatório à Prefeitura do Recife, no sentido de otimizar as ações preventivas para o próximo inverno.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) protestou e pediu transparência ao presidente da República, em virtude da reação dele, que se encontra em viagem no exterior, sobre revelações acerca da execução da vereadora Marielle Franco, ano passado no Rio de Janeiro. O parlamentar disse na tarde desta quarta-feira (30), na Câmara do Recife, que o presidente Jair Bolsonaro viajou para o Oriente Médio sem tradutor, e nas entrevistas dá respostas absurdas, além de ter deixado o país em meio a grave problema ambiental, com o óleo que atinge as praias nordestinas.

O estágio avançado das obras de restauro da BR-101 no Grande Recife foi tema de um discurso do vereador Maguari na tarde desta quarta-feira (30). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar disse que a entrega da rodovia vai trazer alívio para a população da Zona Oeste da capital.