Notícias

O vereador Gilberto Alves (PSD) parabenizou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE – Recife) pela realização do 2º Colóquio sobre Autismo, nesta terça-feira (02), dentro das comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. “Tive a oportunidade de participar deste importante evento e aproveito para ressaltar a grandeza dessa entidade que produz um trabalho de caráter cultural, assistencial e educacional”, disse.

O Projeto de Lei do Executivo número 29/2018, que cria quadro próprio de servidores na Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde (AMPASS), e institui o respectivo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), recebeu críticas do vereador André Régis (PSDB). Segundo ele, a criação de 90 cargos, somada ao PCCV, vai gerar impacto de R$ 5 milhões por ano no orçamento da Prefeitura do Recife, ferindo a lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mas o líder do governo na Câmara do Recife, vereador Eriberto Rafael (PTC), rebateu afirmando que o impacto será de 0,13% sobre a despesa corrente líquida, na afetando a LRF.

Antes da aprovação no plenário, em primeira e segunda votações, do projeto de lei do Executivo número 29/ 2018, o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (1º) e solicitou o adiamento da votação. Ele pediu um prazo de pelo menos oito dias para que fosse possível uma maior análise. A proposição cria quadro próprio de servidores na Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde (AMPASS), e institui o respectivo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

A Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na tarde desta segunda-feira (1º), na Sala das Comissões da Câmara do Recife, analisou doze projetos, dos quais nove foram aprovados, um foi retirado de pauta, outro teve pedido de vista e apenas um foi rejeitado. O presidente destacou o projeto de lei do vereador Jayme Asfora (sem partido), determinando que no valor arrecadado com multas de trânsito seja informado qual a destinação que terá.

No final da tarde desta segunda-feira (1º), a Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se e analisou 11 matérias. Sete receberam pareceres favoráveis e 17 projetos foram distribuídos entre os membros do colegiado. Marcaram presença na reunião os vereadores Aerto Luna (sem partido); Renato Antunes (PSC); Samuel Salazar (PRTB); Almir Fernando (PCdoB) e Eriberto Rafael (PTC).

Foi para registrar a realização da primeira edição do programa “Meu Bairro é o Bicho”, que aconteceu no último sábado, na comunidade do Alto do Mandu, localizada na Zona Norte do Recife, que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (1º).

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (1º) para informar o início do agendamento das castrações no Hospital Veterinário do Recife. Serão disponibilizadas mil castrações neste mês. Ele também falou sobre uma ação de arborização no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, que teve o apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), deu início à reunião plenária da Casa, nesta segunda-feira (1º), destacando o Movimento Abril Verde. Tal ação tem como objetivo discutir a questão da saúde, segurança e prevenção no meio ambiente do trabalho. O parlamentar ressaltou as sugestões encaminhadas à Casa pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

A vereadora Michele Collins (PP), repercutiu de maneira positiva a recente viagem do governador do Estado a Brasília para apresentar ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, resultado do Pacto pela Vida, que vem diminuindo número de mortes no Estado, e para buscar verbas para o combate às drogas. A vereadora disse na tarde desta segunda-feira (1º), na Câmara do Recife, que o ministro revelou interesse em conhecer melhor o programa desenvolvido em Pernambuco e que vem dando bons resultados.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (1) para abordar a violência contra a mulher. Como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ela afirmou que a Casa está comprometida com a defesa feminina e que a comissão aprovou seis projetos de lei, dentre eles, "Maria da Penha vai à Escola". Aproveitou também para falar sobre uma atitude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da empresa Uber.