Criado em 2014 pela psicóloga Liliana Tavares, o Festival de Cinema VerOuvindo é o primeiro evento cinematográfico do Recife acessível a pessoas com deficiência visual. Nesta quarta-feira (12), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), a Casa de José Mariano reconheceu a importância do festival concedendo-lhe um voto de aplauso. Antes da votação, o parlamentar ocupou a tribuna para defender a proposta.
Proposto pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB), o projeto de lei propondo a fiscalização de crimes contra a dignidade sexual, foi sancionado e virou lei, de número 18.523. Ele disse na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (12), que a partir de agora a Prefeitura do Recife deverá fiscalizar os transportes coletivos, para saber se as empresas de coletivos estão cumprindo a lei. “Vamos iniciar campanha na cidade com outdoors para que a população tome consciência e ajude ao poder público nesta luta”.
Pauta recorrente em seu mandato, o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou mais uma vez a falta de abastecimento de água nas torneiras de moradores de morros da Zona Norte do Recife. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (12), ele destacou que o problema persiste, mas recebeu um telefonema da Compesa, informando a aprovação da licitação de R$ 40 milhões para as obras destinadas aos serviços que devem regularizar o abastecimento de água na localidade.
Devoto de Santa Luzia, o vereador Chico Kiko (PP) agradeceu em nome dos fiéis o apoio recebido para os festejos. Desde o dia primeiro de dezembro os devotos participam da programação religiosa e cultural na Matriz de Santa Luzia, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife.
Diversas ações de cunho religioso e social que acontecem no mês de dezembro foram enaltecidas pela vereadora Michele Collins (PP) nesta quarta-feira (12), na tribuna da Casa de José Mariano. A parlamentar repercutiu a realização de um evento de ação de graças nesta manhã, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) – e fez um convite para o encontro “Manhã com Deus”, que acontece na Câmara do Recife no dia 20 de dezembro. Michele Collins elogiou ainda uma iniciativa social do 19º Batalhão da Polícia Militar na comunidade Beira Rio, no Pina.
Para o vereador Jayme Asfora (sem partido), a Prefeitura do Recife não dá a devida atenção aos alertas e solicitações que os parlamentares fazem por meio de requerimentos. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele abordou nesta quarta-feira (12) o caso da manutenção das pontes do município. Após a viralização de denúncias de falta de manutenção nas redes sociais, o Poder Executivo anunciou na semana passada que vai recuperar a estrutura de cinco delas. Segundo Jayme Asfora, o problema já havia sido apontado por ele em abril deste ano.
A Medalha de Mérito José Mariano é a maior comenda do Poder Legislativo municipal. E em reconhecimento à seriedade, dedicação e ao profissionalismo do 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Gustavo Epitácio de Santana, o vereador Davi Muniz (PATRI) concedeu a honraria ao militar, na manhã desta quarta-feira (12), no plenário da Casa. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu a reunião solene.
Nascido na cidade de Palmeirina, no sítio Bananeiras, agreste de Pernambuco, José Maria Silva, professor e presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), agora é recifense de coração. Por meio de uma iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), o plenário da Casa de José Mariano recebeu familiares, amigos e alunos que fizeram questão de homenagear o educador na noite desta terça-feira (11). O vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, presidiu a reunião solene.
Fazer uma retrospectiva de seu ano como líder da oposição à Prefeitura na Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (11), durante a reunião plenária. Na ocasião, ele ressaltou que procurou orientar suas ações pela busca do diálogo e pela defesa dos interesses da cidade.
Ao completar 24 anos de urbanização, a Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, não tem, segundo o vereador Aerto Luna (PRP), muito para comemorar, embora seja a única lagoa natural do Recife, com 14 hectares e espelho d’água de 109 mil metros cúbicos. Ele disse na Câmara do Recife, nesta terça-feira (11), que o local, embora contando com diversos equipamentos academias, pista de Cooper, de Skate, parques infantis, quiosques de lanches, Núcleo de Segurança da PM e um Parcão que vai ser inaugurado, precisa de ajuda.