Mais um vereador repercutiu a matança de gatos e cães no bairro da Torre. Desta vez, foi Ricardo Cruz (PPS), que denunciou o grande número de animais encontrados mortos na Avenida Beira Rio. “Essa situação é desumana. Está ficando muito complicado de conviver com esta situação de crueldade nesta cidade”, lamentou, na reunião ordinária desta quarta-feira (24).
Proibir a cobrança de duas ou mais mensalidades no ato de matrícula de academias de ginástica, clubes e centros esportivos. É esse o objetivo do projeto de lei nº 166/2018, que tramita na Câmara do Recife e que foi analisado na tarde desta quarta-feira (24) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa. A proposta recebeu do grupo um parecer pela aprovação.
O vereador André Régis (PSDB) promoveu audiência pública, na manhã desta quarta-feira (24), para debater e homenagear o Movimento Abril Verde que tem como objetivo garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os cidadãos. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), parabenizou a iniciativa de André Régis e fez a introdução do evento, no Plenarinho, chamando os componentes da mesa para dar início aos trabalhos.
Na tarde desta terça-feira (23), O vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para repercutir a visita realizada pela manhã ao Grande Recife Consórcio de Transporte. Ele se reuniu com o presidente do órgão, Erivaldo Coutinho, e lideranças comunitárias da Zona Norte. Em pauta, diversas reivindicações relativas a uma série de dificuldades enfrentadas por moradores em relação ao transporte coletivo naquela área.
O vereador Renato Antunes (PSC) cobrou da Secretaria Municipal de Educação o cumprimento da lei federal que determina 200 dias aulas, sem prejuízo das aulas atividades a que professores têm direito. Segundo ele disse na tarde desta terça-feira (23), na Câmara do Recife, os alunos de mais de 50% da rede estão voltando para casa um dia por semana porque não há professores substitutos para aqueles que estão em aula atividade. “Peço respostas à secretaria de Educação”.
Três importantes decisões, de caráter organizacional, foram tomadas pela Comissão de Meio Ambiente, que se reuniu na tarde desta terça-feira (23), pela primeira vez, desde que foi instalada nessa legislatura. Ela são as seguintes: será marcada uma audiência pública do colegiado para fazer um balanço da política de desenvolvimento sustentável do município; um calendário de visitas aos parques e unidades de conservação da cidade será definido para os meses de maio a junho e, por fim, os vereadores realizarão um novo encontro, dessa vez, para debater ideias visando propor uma emenda ao projeto de lei do Executivo número 28/2018, que estabelece o Plano Diretor para o Recife.
A vereadora Michele Collins (PP) destacou seu posicionamento relativo a um concurso promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher. O Concurso de Fotografia Marylucia Mesquita, que está com o edital aberto no site da Secretaria, com inscrições até o dia 17 de maio, é restrito às mulheres e em especial as lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. “Coloco meu posicionamento em defesa das mulheres que precisam cada dia ser mais valorizadas, amadas e terem o seu papel na sociedade garantido”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (23).
Um vídeo mostrando ação violenta da Polícia Militar sobre a torcida do Sport que comemorava a vitória do time dentro do campo, na Ilha do Retiro, chamou a atenção do vereador Ivan Moraes (PSOL), que cobrou resposta da PM. Segundo ele, a polícia argumentou que agiu daquela forma porque torcedores rubro-negros cantavam hino ofensivo à torcida do Náutico, que perdeu o jogo, no domingo passado. Ele disse na tarde desta terça-feira (23), na Câmara do Recife, que apesar da música ser ofensiva, não seria motivação para violência da polícia.
“Observamos o crescimento absurdo de crianças e adolescentes que sofrem dentro das escolas. Padecem de um mal que a gente pensa que não existe, que é a depressão.” Com essas palavras, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez uma defesa do projeto de lei nº 27/2019, de sua autoria, ao se pronunciar na tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (23). A proposta da parlamentar visa instituir a obrigatoriedade de avaliação psicológica dos alunos da rede pública municipal de ensino.
O vereador João da Costa (PT) falou sobre a rearticulação da Frente Parlamentar em relação à Reforma da Previdência. “Aprovamos na última audiência pública o projeto sobre a Nova Reforma, precisamos rearticular a Frente Parlamentar em defesa de uma previdência que garanta o direito dos trabalhadores e dos mais pobres”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (23).