Recife tem um novo cidadão. Trata-se do Tenente Coronel José Aldo da Silva, membro do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O Tenente foi homenageado no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). As galerias da Câmara ficaram tomadas por amigos, familiares e membros da corporação que fizeram questão de marcar presença na solenidade. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu os trabalhos.
Com o plenário da Câmara Municipal do Recife lotado de fiéis católicos, a vereadora Aline Mariano (PP) homenageou o padre salesiano Sérgio Lúcio Alho da Costa, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (12). “Conhecido por levar centenas de pessoas às igrejas por onde passa, há 21 anos ele tem se dedicado a uma vida de evangelização. Vindo de uma família cristã, muito católica, cresceu dentro da religião, pois antes de ir para a institucional já vivia na igreja doméstica que era o seu lar”, disse a parlamentar. O religioso é natural de Manaus (AM), nasceu no dia 27 de outubro de 1966 e é sacerdote salesiano desde 1995. O amazonense tem exercido seu ministério sacerdotal como padre reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, no Recife, há três anos.
A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação básica do município motivou a realização de uma audiência pública na Câmara do Recife nesta quarta-feira (12). Por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), educadores e membros de entidades sociais e sindicais debateram os problemas e os desafios impostos pelo documento, que deve guiar a educação infantil e fundamental do País a partir de 2019.
O vereador Rinaldo Junior (PRB) anunciou a audiência pública que realizará nesta quarta-feira (12), às 14h, para debater a nova versão da “Base Nacional Comum Curricular” da educação básica (BNCC), que vem suscitando polêmica desde que foi homologada no ano passado pelo então ministro da Educação Mendonça Filho. “A BNCC será muito mais útil para o exercício de um controle antipedagógico do trabalho docente do que para dar apoio e subsídios ao trabalho das educadoras e dos educadores”, criticou, durante a reunião ordinária desta terça-feira (11).
Uma história secular que começa com José Mariano, eleito em 3 de outubro de 1891, primeiro prefeito do Recife, que não chegou a tomar posse, até os dias de hoje, com Geraldo Julio, é contada no livro Prefeitos do Recife – Breve História, do escritor Jorge José B. Santana. O lançamento da obra aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife na noite desta segunda-feira (10) e conta a trajetória de 42 prefeitos da cidade, assinalando 127 anos de história. Até hoje nenhuma mulher ocupou o Executivo Municipal.
Amplamente discutido, foi aprovado na tarde desta segunda-feira (10), pela Comissão de Legislação e Justiça, o substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 11/2018, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataformas digitais, no município do Recife. O substitutivo foi elaborado pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana e agora segue para análise e votação em plenário. A matéria foi analisada em duas reuniões públicas e votada em duas comissões.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) externou pesar pelo falecimento da jornalista Graça Araújo e pediu um minuto de silêncio em homenagem à profissional do Rádio e da Televisão, que faleceu sábado, dia 8. “A cidade do Recife perdeu não só uma excelente profissional, mas também a cidadã que muito contribuiu como ser humano para toda a sociedade”, disse, na reunião plenária desta segunda-feira (10).
A vereadora Ana Lúcia (PRB) lamentou a morte da jornalista Graça Araújo e disse, durante reunião plenária desta segunda-feira (10), que a profissional do Rádio e da Televisão, falecida no final de semana, representava as “mulheres empoderadas que lutam para conquistar seus espaços”. Ana Lúcia reforçou o pedido feito em pronunciamento anterior pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) para que se executasse um minuto de silêncio e o presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), autorizou a homenagem no final do pequeno expediente da sessão.
A Câmara do Recife realizou uma audiência pública na última quarta-feira (05) para discutir a paralisação das obras do canal Guarulhos, na Zona Oeste da capital. Na tarde desta segunda-feira (10), o vereador Ivan Moraes (PSOL) – autor do requerimento que solicitou o debate – fez questão de tratar do assunto durante a reunião plenária. Na tribuna, o parlamentar repercutiu os encaminhamentos resultantes da audiência.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) prestigiou, nesta sexta-feira (7), o desfile cívico- militar realizado pelo Comando Militar do Nordeste em comemoração ao 196° aniversário da Independência do Brasil. “O desfile já faz parte dos grandes eventos do Recife, no mês de setembro, pois atrai milhares de pessoas que vão às ruas para assistir às apresentações. Famílias inteiras saem de suas casas para ver o desfile. É uma honra fazer parte deste momento que remete à história de todos nós, brasileiros”, disse, após o desfile que ocorreu na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul.