Notícias

Em assembleia permanente há cerca de 20 dias, a Guarda Municipal teve salário descontado, de acordo com o vereador Ricardo Cruz (PPS). Ele disse hoje (29) na Câmara do Recife, que a gestão está agindo de forma antidemocrática ao publicar portaria com a falta dos funcionários que sequer haviam sido escalados para trabalhar.

"Os brasileiros estão assustados com os acontecimentos, mas com o sentimento de algo precisa acontecer e mudar. Não se trata de direita ou esquerda porque defendo o estado ideal que gaste o que arrecada". Esse alerta foi dado pelo vereador Renato Antunes (PSC), ressaltando no discurso que fez hoje na Câmara do Recife (29). "Fala-se muito em políticos bandidos e ladrões, mas não se debatem outros assuntos importantes. Fui militar, mas entendo que os militares não querem o poder. Minha fonte de ética é a Bíblia que trata da história de Salomão, rei rico e que tinha tudo às custas de imposto e de um Estado gigante que gasta mais do que arrecada. O Brasil faz isso”.

O vereador Rinaldo Junior (PRB) criticou a Prefeitura do Recife, na reunião plenária da tarde desta terça-feira, (29), que teria efetuado, com desconto dos dias parados, o pagamento do salário dos guardas municipais que estão em estado de assembleia geral permanente desde o início deste mês. “Muitos receberam o contracheque hoje pela manhã e foram surpreendidos com o pagamento de apenas 95 centavos”, alertou.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (29) para comentar os desdobramentos da crise dos combustíveis e da paralisação de caminhoneiros nas estradas brasileiras. Durante o discurso, o parlamentar leu uma nota divulgada pelo Partido Comunista do Brasil sobre a questão.

O vereador André Régis (PSDB) alertou para os reflexos da paralisação dos caminhoneiros, que pode levar ao desabastecimento de hospitais e alimentos entre outros setores. Ele disse na reunião plenária desta terça-feira (29), na Câmara do Recife, que algumas imagens divulgadas nos noticiários chamou a atenção. Entre elas a de um cidadão em hemodiálise que chorava com receio de que não haveria insumos suficientes para o tratamento nos dias subsequentes. Bem como a imagem de um pequeno produtor que estava perdendo os pintos de sua propriedade rural por falta de ração e essas aves são o sustento da família. “Sessenta e quatro milhões de aves já morreram e milhares de suínos também. Lá na frente vai fazer falta”.

A crise dos combustíveis deflagrada por protestos de caminhoneiros nas estradas brasileiras foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta terça-feira (29). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar defendeu que o ponto central da crise foi a mudança na política de precificação dos combustíveis realizada pela atual gestão da Petrobras. Além de criticar a política, que permite o reajuste diário de preços, Ivan Moraes afirmou que houve omissão do assunto na cobertura midiática dos protestos.

O vereador André Régis (PSDB) criticou a Secretaria de Educação do Recife que, segundo ele, até o momento não conseguiu distribuir o fardamento para todos os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Durante a reunião plenária desta terça-feira (29), o parlamentar assegurou que somente os estudantes das RPAs 1 e 2 (o Recife tem seis Regiões Político Administrativas) estão com fardas. “Mesmo assim os uniformes entregues até este mês têm tamanhos incompatíveis para com vários alunos”, advertiu.

A vereadora Michele Collins (PP) disse que é "uma agressão à família e às instituições cristãs” a realização da segunda edição da exposição coletiva “Tramações”, que está em cartaz no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mostra lança olhares para as questões de gênero e sexualidade e, segundo a parlamentar, que fez discurso durante o pequeno expediente da reunião plenária, na tarde desta terça-feira (29), “vai contra todos os princípios religiosos”.

O vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (29), para repercutir a 20ª Festa de Frei Damião. O evento aconteceu entre os dias 24 e 27 de maio no Convento São Felix de Cantalice, no bairro do Pina. A festividade lembrou os 21 anos da morte do frade e o processo de beatificação, iniciado em 2003, após a coleta oficial dos materiais dos milagres realizados por Frei Damião.

Nesta terça-feira (29), encerra-se o prazo para a apresentação de emendas ao projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 11/2018, que trata da regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros intermediado por plataformas digitais. Durante a reunião plenária desta tarde, o vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar do assunto. O parlamentar apresentou 17 emendas ao substitutivo nº 5 do projeto.