Aproximar futuros jornalistas de um campo essencial para a sociedade e para os profissionais de comunicação: a política. Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife recebeu, na tarde desta terça-feira (10), um grupo de estudantes do primeiro período do curso de Jornalismo do Centro Universitário Brasileiro (Unibra). Acompanhados pela professora Silvana Marpoara, os alunos foram recepcionados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).
O assunto mais debatido nesses últimos dias, de acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), tem sido a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado passado, e o lugar que ocupamos nessa democracia. Ele disse na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (9), que tem ressalvas ao conceito de democracia, "pois nunca vivemos uma democracia plena. Votamos, mas as pessoas não são livres e informadas para tomar decisões, há problemas de compreensão, há problemas com o capital financeiro que a tudo aparelha”.
Em discurso realizado na Câmara do Recife, o vereador Jairo Britto (PT) se pronunciou nesta segunda-feira (9) a respeito da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida no último sábado (7). A intervenção do vereador, que se mostrou contrário à prisão após a condenação em segunda instância de Lula, ocorreu em meio a discursos de diversos outros parlamentares, como Almir Fernando (PCdoB), André Régis (PSDB), Ivan Moraes (PSOL) e Renato Antunes (PSC).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu levantamento recente dos imóveis do centro do Recife, realizado pela a organização Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com a ONG FASE, o coletivo A Cidade Somos Nós e o Coletivo Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS). Segundo disse o parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (9), trata-se de um mapeamento de 112 imóveis para observar o uso de cada um.
O Brasil passa por um momento importante de teste em sua República e Constituição, que vai fazer 30 anos, refletiu o vereador André Régis (PSDB), na tarde desta segunda-feira (9), na Câmara do Recife, ao comentar a prisão do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado passado. Para ele, o primeiro grande teste foi no impeachment de Collor de Melo. "Diziam à época que não superaríamos, superamos. O segundo grande teste foi no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, aconteceu e o país suportou. Vivenciamos uma enorme crise, e ainda estamos vivenciado. Paralelo a isso o dado mais importante é a Operação Lava Jato desde 2014, uma mudança de paradigma, e agora temos a prisão do ex-presidente. Diziam que se houvesse o país pararia. Nada disso aconteceu”.
Em meio a uma reunião plenária que teve como tema principal a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (9), para expressar sua opinião sobre o caso. O parlamentar leu uma nota do Partido Comunista do Brasil assinada pela pré-candidata a presidente da República da legenda, Manuela D’Ávila.
Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (9), o vereador Romero Albuquerque (PP) agradeceu aos seus pares à aprovação do requerimento nº 422/2018, de sua autoria. O texto faz apelo ao governador Paulo Câmara para que seja criada a Carteira de Defensor dos Animais. O vereador também contou que a carteira será entregue para mais de dez mil defensores.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira (9) para repercutir a audiência pública que aconteceu na última quinta-feira e teve como tema os pontos de risco nos morros do Recife. De acordo com o parlamentar, também foram debatidas ações de contenção das encostas realizadas pela Prefeitura e que conta com a colaboração dos moradores, configurando o programa Parceria nos Morros.
Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida no último sábado (7), o assunto foi repercutido por diversos parlamentares da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (09). Um deles foi o vereador Renato Antunes (PSC), que refletiu sobre o respeito às leis, o papel de Lula para o país e sobre a necessidade de uma justiça célere para todos os casos de corrupção.
A conquista do título Pernambucano de 2018 pelo Clube Náutico Capibaribe foi repercutida na Câmara do Recife nesta segunda-feira (09) pelo vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro-secretário da Casa. O Náutico, que levou a taça pela última vez em 2004, venceu o Central na noite do último domingo (8), por 2 a 1, na Arena de Pernambuco.