Notícias

“Foi lamentável a ausência do Poder Executivo durante o lançamento da Frente Parlamentar em defesa da educação do Recife. Na última semana de março, mais precisamente na terça (28), vereadores e representantes de vários segmentos sociais reuniram-se no Plenarinho dessa Casa, mas infelizmente não havia ninguém da Prefeitura ou da Secretaria de Educação”, destacou a vereadora Ana Lúcia (PRB) durante reunião plenária na tarde desta segunda-feira, 2.

A falta de vagas nas creches da Rede Municipal do Ensino do Recife foi abordada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 2. “São mais de 63 mil crianças com menos de três anos de idade que não têm acesso à creche por um único motivo: faltam vagas”, denunciou. Ele lembrou que isso ocorre em contraposição à Lei Federal 9.394/96, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, que, no artigo 29, estabelece a necessidade da educação infantil até os cinco anos, na primeira etapa da educação básica.

Durante a reunião plenária na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 2, o vereador Chico Kiko (PP) explicou o cancelamento da audiência pública que estava prevista para acontecer às 9h da manhã, no plenarinho. A reunião teria como tema a situação da saúde pública na Zona Oeste do Recife. De acordo com o parlamentar, o encontro foi cancelado em decorrência da ausência do secretário de Saúde do município, Jailson de Barros Correia.

“Caráter, onde vende? Não sei! É formado! E o seu, é comprado ou roubado? Ou aliciado por 50 centavos?” É com perguntas como essas que o estudante Rafael Cavalcanti compôs a letra da música ‘Qual o Brasil que você quer?’, que ganhou voto de aplauso na Câmara do Recife nesta segunda-feira (2). A iniciativa da homenagem partiu da vereadora Ana Lúcia (PRB), que leu a obra na tribuna da Casa durante a reunião plenária.

Dentro da ação que tem como tema Luzes para Marielle, e encontra apoio em diversas casas legislativas do País, a Câmara Municipal do Recife acendeu todas as luzes e assim as menteve durante 15 minutos, no prédio central, localizado no Parque 13 de Maio, a partir das 19h desta segunda-feira, 2 de abril, para manter viva a memória da vereadora carioca Marielle Franco. Ela foi assassinada, juntamente com o motorista Anderson Gomes, há três semanas e a iniciativa tem como objetivo pressionar as autoridades para que o caso não caia no esquecimento e os assassinos sejam identificados.

A União dos Militares Evangélicos da Polícia Militar de Pernambuco (UNEV) foi celebrada com discursos e músicas de louvor nesta segunda-feira (28), em reunião solene realizada o plenário da Câmara do Recife. A iniciativa, que homenageia os 25 anos da União, foi da vereadora Michele Collins (PP) e contou com a presença de políticos, religiosos e militares.

Na reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira, 27, ficou acertada a vinda do secretário de Planejamento Urbano para apresentação do Plano de Mobilidade do Recife. De acordo com o vereador Gilberto Alves (PSD), presidente do colegiado, será feita uma primeira apresentação das diretrizes do plano. O encontro será na próxima terça-feira dia 3 de abril, às 16 horas, na Sala das Comissões da Casa. Já na semana seguinte, serão convidadas as autoridades de trânsito também para debater o plano.

Uma história de luta por moradia de mais de 30 anos chega a seu ápice para cerca de três mil pessoas nesta terça-feira (30). Por meio do Programa Meu Imóvel Legal, o Governo do Estado vai entregar nesta noite 600 escrituras de propriedade a moradores de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões – o evento acontece na Escola Pintor Lauro Vilares, localizada na comunidade. A conquista foi celebrada na tarde desta terça-feira pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), que discursou no plenário da Câmara do Recife durante a reunião plenária.

Com a presença de educadores, representantes do Conselho Municipal de Educação e de entidades ligadas à Educação, a vereadora Ana Lúcia (PRB) formalizou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade na Cidade do Recife, em reunião realizada no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 27. Composta por cinco vereadores e presidida pela vereadora, a Frente terá por finalidade propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à educação, nas suas diversas formas.

Antes de ser aprovado em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei do Executivo número 03/2018, provocou debate entre a bancada da oposição na Casa. O vereador Ivan Moraes (PSOL) defendeu a realização de concursos públicos para os servidores municipais. Ele disse considerar que a medida, prorroga por maior tempo a renovação de contratos temporários. A matéria propõe que em vez de dois anos prorrogáveis por mais dois, os contratos temporários sejam de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro anos. O vereador se pronunciou no plenário da Câmara do Recife, nesta segunda-feira, 26, e disse que cerca de 40% do funcionalismo público municipal é composto por temporários.