No Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Câmara Municipal do Recife não ficou indiferente. Os consultores de acessibilidade Michel Platini Santiago Bezerra Vieira e Jaqueline Martins deram dicas importantes para os funcionários da Casa de José Mariano. Uma delas, é uma lição de vida: “Algumas pessoas se sentem confusas ao encontrar alguém com deficiência. Esse desconforto é anulado quando nos damos a oportunidade da convivência com a diversidade humana e suas singularidades. Entretanto, não faça de conta que a diferença não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com determinada especificidade, ignore a sua condição, porque deste forma, você não estará se relacionando com aquela pessoa em particular, mas com outra que não é real”.
No Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Câmara Municipal do Recife não passou indiferente. Os consultores de acessibilidade Michel Platini Santiago Bezerra Vieira e Jaqueline Martins deram dicas importantes para os funcionários da Casa de José Mariano. Uma delas, é uma lição de vida: “Algumas pessoas se sentem confusas ao encontrar alguém com deficiência. Esse desconforto é anulado quando nos damos a oportunidade da convivência com a diversidade humana e suas singularidades. Entretanto, não faça de conta que a diferença não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com determinada especificidade, ignore a sua condição, porque deste forma, você não estará se relacionando com aquela pessoa em particular, mas com outra que não é real”.
Sempre em defesa dos campos de futebol de várzea, o vereador Almir Fernando (PCdoB) comemorou, durante a reunião plenária desta quarta-feira, 20, a manutenção pela Prefeitura do Recife do Campo do Onze, no bairro de Santo Amaro, e do Campo do Café, na Linha do Tiro. Até 2018, o Executivo municipal, em convênio com a Federação Pernambucana de Futebol, deve revitalizar 62 campos de várzea da cidade.
Um voto de aplauso que visa celebrar os três anos de funcionamento do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT da Prefeitura foi tema de debate na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (20). De autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), a iniciativa gerou discussões sobre o significado da igualdade na destinação de recursos públicos.
“Os hospitais da nossa cidade estão repletos de pacientes que necessitam de acompanhamento integral de seus familiares. Muitos deles estão em estado grave e permanecem por semanas ou até meses internados, e essas pessoas têm que pagar estacionamento”. O relato é da vereadora Michele Collins (PP), que tomou a palavra na Câmara do Recife nesta quarta-feira (20) para falar sobre o projeto de lei, de sua autoria, que tem a finalidade de garantir a gratuidade de estacionamento aos acompanhantes de pacientes internados nas unidades hospitalares do Recife.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 20, para fazer uma denúncia sobre as condições de trabalho dos funcionários responsáveis pela limpeza do Parque 13 de Maio, localizado ao lado da Câmara do Recife. Ao caminhar pelo parque o parlamentar conversou com os trabalhadores e identificou que eles não receberam o salário nem os equipamentos de proteção individual (EPI) exigidos para aquele tipo de tarefa.
Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (20), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre a insegurança vivida pelos pernambucanos nos últimos meses, e repercutiu o caso do jornalista Alexandre Farias, que foi atingido por uma bala perdida em Caruaru. “As pessoas estão cada vez mais aterrorizadas com o aumento de ocorrências no Estado. Qualquer um de nós, assim como o comunicador caruaruense, pode ser vítima dessa onda de violência”.
A Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica realizou reunião nesta quarta-feira, 20, com a presença dos vereadores Carlos Gueiros (PSB), que preside o colegiado; Antonio Luiz Neto (PTB), relator; Chico Kiko (PP) e Gilberto Alves (PSD). Instalada em março, ela está em fase de prorrogação para conclusão dos trabalhos, com reuniões semanais pela manhã. “Proponho que a partir da próxima semana haja uma reunião também à tarde”, disse Gueiros.
A aprovação, em primeira discussão, de dois projetos de lei de sua autoria levou o vereador Eriberto Rafael (PTC) à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (19). O parlamentar agradeceu o apoio dos integrantes da Casa nas votações dos projetos de nº 86/2017 e de nº 93/2017, que visam melhorar a licitação, a contratação e a execução de serviços e obras públicas no município.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de doenças desde o dia 17 de maio de 1990. Em 2009, no encontro anual da Associação Americana de Psicologia concluiu-se que não há evidências científicas que apoiem o uso de intervenções psicológicas para a (re) orientação sexual e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), no Brasil, proíbe este tipo de tratamento, desde 1999. Na tarde desta terça-feira (19), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou a decisão do juiz Valdemar Cláudio de Carvalho, da 14º vara de Brasília, que concedeu uma liminar contra a resolução do CFP.